✅
Rancor é o ressentimento que persiste no tempo. Quem manifesta rancor para com outra pessoa costuma ser qualificada de rancorosa.
É possível associar o rancor com um sentimento de repúdio que se mantém à medida que passa o tempo. Ao experimentar rancor, o sujeito ainda não perdoou àquele que lhe provocou desgosto ou irritação. Deste modo, cada vez que apareça algo que o leve a pensar na situação que motivou o seu enfurecimento, sentirá rancor e agirá em consequência.
O rancor é um sentimento que faz um mal maior para a pessoa que o tem, pois a pessoa estará revivendo a todo o instante aquilo que lhe fez desenvolver aquele rancor.
Para o Friedrich Nietzsche, o rancor gera danos a pessoa que o tem, lhe prejudicando o sono e, contudo, nenhum dano para quem fora o responsável por causar esse rancor no indivíduo. Especialistas recomendam resolver os problemas enquanto eles ainda estão recentes e esforçar-se para prosseguir a fim de eliminar o peso que gera o rancor.
É preciso perdoar, e perdoar de verdade é lembrar daquele acontecimento sem sofrer com ele.
O que o perdão significa é libertar-se para que você possa seguir em frente. A razão pela qual você deve perdoar as pessoas não é libertá-las da culpa. Mas sim, transformar sua própria raiva, rancor e mágoa em cura e positividade.
“A cura não significa que a ferida nunca existiu. Significa que ela não controla mais a sua vida!”
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário