terça-feira, 1 de outubro de 2024

TEMPO


 

 Quanto tempo dura os diferentes momentos de nossa vida? Os instantes de felicidade quase sempre parecem rápidos, passam num piscar de olhos. Já os momentos mais exigentes são taxados como excessivamente longos. Se nossa percepção fosse verdadeira poderíamos dizer que o tempo não é justo. Para além da idade cronológica, saber lidar com o tempo parece não ser o ponto forte do humano. A maior parte dos nossos dias são feitos de serenidade e de escolhas assertivas. Claro, nossa vida não é só alegria. As exigências e os desafios ocupam muito tempo. Na altura que estamos e com um somatório significativo de experiências poderíamos já ter assimilado a naturalidade da vida, que inclui muitas oscilações e uma diversidade infinita de sentimentos. Porém, quando chegam as dúvidas e o desconforto a impressão é de que o relógio deixa de cumprir o seu papel e o tempo simplesmente não passa. São poucos os que usam da maturidade na hora de lidar com os problemas mais exigentes. Como tudo seria diferente se tivéssemos a clareza de que leva tempo, mas o tempo leva. Como queremos e exigimos que tudo passe logo, desconsideramos a certeza de que o tempo levará, não no instante que desejamos, mas no momento propício. Já passei por situações onde eu imaginava que o tempo nunca levaria, mas levou quando eu deixei tal situação em segundo plano. Sinto que devo, diariamente, crescer na certeza de que o tempo levará, ao ponto de criar uma verdadeira convicção de que, um dia, o que parecia inesgotável deixará de machucar. Procuro não deixar espaço para a ansiedade e não fragilizar a minha determinação, pois sei que tudo vai ficar bem, não no meu tempo, mas no tempo certo de cada coisa. É evidente que não encarrego o tempo para solucionar o que me aflige. Utilizo o tempo para agir de forma esperançosa, aguentando no osso do peito os muitos sentimentos que me tornam realmente humano. Viver e amadurecer é um gostoso e exigente desafio. 

Um comentário:

VIVER

 Já passei por situações onde eu imaginava que o tempo nunca levaria, mas levou quando eu deixei tal situação em segundo plano. Sinto que de...