Total de visualizações de página

sábado, 27 de junho de 2026

PERTO

 “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.” — Salmos 145:18


Há momentos em que as palavras faltam. O peso da culpa, o cansaço da alma, o medo do amanhã e as lágrimas escondidas parecem tornar impossível até mesmo levantar os olhos para o céu. Mas é justamente nesses momentos que Deus nos lembra de uma verdade eterna: Ele nunca está longe de um coração quebrantado.


A oração não é uma tentativa de convencer Deus a nos ouvir. É o privilégio que Cristo conquistou na cruz para que pecadores pudessem se aproximar do trono da graça com confiança. Não existe distância geográfica, emocional ou espiritual que seja maior do que a misericórdia de Deus revelada em Jesus Cristo.


Talvez você pense que foi longe demais. Que pecou demais. Que esfriou demais. Que Deus já não deseja ouvir sua voz. Mas o Evangelho declara exatamente o contrário. O Pai continua esperando o filho pródigo voltar para casa. O Bom Pastor continua procurando a ovelha perdida. Cristo continua recebendo todos aqueles que vêm a Ele com arrependimento sincero.


A oração não muda quem Deus é; ela muda quem nós somos. Enquanto oramos, nosso orgulho é quebrado, nossa ansiedade é entregue aos pés da cruz, nossa fé é fortalecida e nossos olhos deixam de contemplar apenas os problemas para contemplar a soberania daquele que governa todas as coisas.


Não espere organizar sua vida para falar com Deus. Vá até Ele exatamente como você está. Leve suas lágrimas, seus pecados, seus medos, suas dúvidas e suas fraquezas. O Senhor nunca desprezou um coração contrito e quebrantado.


Às vezes, a oração mais poderosa não é longa nem eloquente. É apenas um sussurro: “Senhor, tem misericórdia de mim.” E isso basta para que o céu inteiro se mova segundo a perfeita vontade de Deus.


Se hoje você sente que está sem forças, lembre-se: a resposta para a sua alma não está em olhar mais para si mesmo, mas em olhar para Cristo. Ele continua sendo o mesmo Salvador que ouve, perdoa, restaura e sustenta todos aqueles que clamam pelo Seu nome.


Hoje, antes de dormir, encontre alguns minutos de silêncio. Desligue as distrações. Dobre os joelhos. Abra o coração. Deus já conhece cada detalhe da sua história, mas Ele deseja ouvir a sua voz, porque a oração é a expressão da confiança de um filho no amor do Pai.


Nunca subestime o poder de uma oração feita com fé. Aquilo que parece impossível para você continua sendo absolutamente possível para Deus.


🤍 Se esta mensagem fortaleceu seu coração, escreva nos comentários: “Senhor, ensina-me a orar.” E compartilhe com alguém que precisa lembrar que Deus continua ouvindo o clamor dos Seus filhos.



PLANO

 Deus nos criou para aceitação, e a rejeição vai contra tudo em Seu plano para nós, mas todos nós experimentamos isso. Muitas vezes vem daqueles que mais amamos, porque Satanás sabe que são eles que mais podem nos influenciar e nos machucar. Ele usa a dor da rejeição para tentar fazer com que agrademos às pessoas em vez de agradar a Deus.


O apóstolo Paulo afirma em Gálatas 1:10 que ele não teria se tornado apóstolo de Jesus Cristo se tivesse tentado ser popular entre as pessoas. Quantas pessoas perdem o seu destino porque não rejeitam a rejeição que as atrapalha? Provavelmente mais do que podemos contar.


Lembre-se, Deus aceita você, e isso é o que realmente importa, então, quando as pessoas o rejeitarem, ore por elas e rejeite a rejeição delas, porque Deus tem um plano para você que terá sucesso sem elas.   



GERADO


A imagem abaixo traz uma verdade profunda sobre a jornada da fé: o milagre muitas vezes começa muito antes de se tornar visível aos olhos humanos. A história de Ana, mencionada na imagem, é o exemplo perfeito de que grandes propósitos de Deus são gerados primeiro no altar da oração e da perseverança.

Muitas vezes, olhamos para a vida de Ana e focamos apenas no resultado — o nascimento de Samuel. No entanto, o texto bíblico nos convida a olhar para o processo. Antes de Samuel ser gerado no ventre de Ana, ele foi gerado por lágrimas e orações. Ela não apenas pediu um filho; ela derramou a sua alma diante do Senhor, em meio à dor e à incompreensão.

Como nos lembra a reflexão no texto da imagem abaixo, o milagre não nasce de modo natural; ele é fruto de um relacionamento íntimo com Deus. Isso significa que, antes de vermos as respostas que tanto buscamos, precisamos fortalecer o nosso lugar de oração. Não é sobre tentar manipular a vontade de Deus, mas sobre alinhar o nosso coração à vontade d'Ele, entregando nossas angústias e sonhos a quem tem o poder de transformar o impossível.

Além disso, a imagem destaca a importância da gratidão. Ser grato não é apenas dizer "obrigado", mas reconhecer de onde Deus nos tirou e viver de tal forma que o Seu agir em nossa história faça valer a pena. Quando mantemos uma postura de gratidão, transformamos a nossa espera em um tempo de adoração, preparando o terreno para o que Deus deseja realizar.




Senhor, eu te entrego hoje os meus sonhos e as dores que, por vezes, me fazem chorar em secreto. Ensina-me a persistir em oração, assim como Ana fez. Que o meu relacionamento Contigo seja a prioridade, gerando os milagres que Tu tens para mim no tempo certo. Ajuda-me a ter um coração verdadeiramente grato, lembrando sempre de onde Tu me tiraste e vivendo para a Tua honra e glória. Amém.


Que tipo de milagre você sente que Deus está gerando no seu coração neste momento?


DISPONIVEL

 Sempre temos a expectativa que pessoas mais velhas sejam mais sábias, tomem boas decisões, tenham controle sobre as suas reações e tranquilidade diante dos problemas, afinal, elas já passaram por muitas coisas na vida… Deveria ser assim, mas, na prática, nem sempre é.


Idade não é obrigatoriamente sinônimo de maturidade e nem de entendimento, pois pessoas podem ter passado por experiências sem ter tirado o aprendizado necessário; elas podem ter acumulado apenas conhecimento, mas não sabedoria.


E o que garante, então, que tenhamos sabedoria na nossa vida diária? Estar em sintonia com o Pai, pois sábio é aquele que enxerga pelo ponto de vista de Deus.


Somente Ele tem a resposta que precisamos para as inúmeras situações pelas quais passamos e não sabemos qual o melhor caminho a seguir. Além disso, apenas Ele nos dá a força que precisamos para manter nossa esperança e alegria em alta.


Jesus era a sabedoria em pessoa. Ele sabia a hora de falar, de calar, de se retirar, de ser mais direto e de falar em parábolas. Se todos nós buscássemos ser como Ele era, muitos problemas poderiam ser evitados.


Mas sabe o que é melhor? Esta sabedoria está disponível para nós, como diz Tiago 1:6a: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus…”.


“Ah, basta pedir sabedoria?”. Pedir é uma das etapas. A outra é aprender a ouvir a direção do Espírito Santo, e isso só acontece através da comunhão com Deus. Nosso relacionamento com a pessoa do Espírito Santo precisar estar “ativado” para entendermos o que Ele nos diz.


Anote, então, esta receita: comunhão com Deus, sensibilidade aguçada e obediência às instruções de Deus. Assim, você se tornará uma pessoa sábia, forte e terá resultados maravilhosos!

TEMPO

 Você queria que Jesus lhe curasse? Então peça a ele! Os quatro Evangelhos detalham aproximadamente 36 milagres e fazem referência a ainda mais. Ele transformou água em vinho, acalmou mais de uma tempestade, restaurou a vista para mais de um cego. Ainda assim, Jesus nunca tirou proveito dos seus poderes milagrosos. Ele realizou milagres por dois motivos: para provar sua identidade e para ajudar pessoas.

Dá para imaginar os depoimentos? Imagine se você fizesse parte da multidão que ele alimentou, um dos mortos que ele ressuscitou ou um dos enfermos que ele curou. A igreja explodiu como um incêndio numa savana do oeste do Texas. Por quê? Porque Jesus curou pessoas. Porque não deixar ele lhe curar? Você pode ter certeza que, no tempo certo e da maneira certa, Jesus irá responder.

RASO

 O raso não combina com quem foi alcançado pela profundidade da graça.

A visão de Ezequiel 47 nos revela um rio que nasce da presença de Deus. Primeiro, as águas chegam aos tornozelos. Depois, aos joelhos. Em seguida, aos lombos. Até que se tornam um rio impossível de atravessar a pé. Essa não é apenas uma descrição profética; é um convite para uma vida de crescente intimidade com o Senhor.

Muitos cristãos desejam as promessas de Deus, mas permanecem nas águas rasas. Querem conforto, mas não cruz. Querem bênçãos, mas não santidade. Querem conhecer sobre Cristo, mas não conhecer a Cristo. Permanecer no raso é viver uma fé controlada, onde ainda decidimos até onde Deus pode nos conduzir.

Mas o Espírito Santo não nos chamou para molhar apenas os pés. Ele nos chama para perder o controle e confiar completamente naquele que governa as águas. Quanto mais profundo o rio, menos força própria existe. É ali que aprendemos a depender da graça, a morrer para nós mesmos e a viver para a glória de Deus.

As águas profundas também transformam tudo por onde passam. Ezequiel diz que onde esse rio chegava havia vida. O deserto florescia. As águas amargas eram curadas. Os peixes se multiplicavam. Assim é a presença de Deus: ela restaura corações endurecidos, cura feridas escondidas e produz frutos onde antes só havia esterilidade.

Talvez você tenha se acomodado em uma fé superficial. Ora apenas quando precisa. Lê a Palavra sem sede. Frequenta a igreja sem entrega. Deus, porém, está chamando você para mais. Existe uma profundidade que você ainda não experimentou. Existe uma comunhão que vai além da religiosidade. Existe uma vida abundante para aqueles que decidem deixar as margens e confiar no Senhor.

Não tenha medo das águas profundas. O mesmo Deus que chama é o Deus que sustenta. Quem é guiado por Cristo nunca se perde no rio da Sua vontade.

O raso já não serve para você. Deus está chamando você para uma fé mais profunda, uma obediência mais sincera e uma intimidade que transforme completamente a sua vida.


“Por onde passar esse rio, haverá vida.” (Ezequiel 47)


Se essa mensagem falou ao seu coração, escreva nos comentários: “Quero ir mais fundo com Deus.” Compartilhe esta mensagem com alguém que precisa deixar as águas rasas e viver a plenitude da presença do Senhor.



LAR

 “A maior riqueza que alguém pode ter é uma casa para voltar após um dia cansativo, filhos e uma esposa/marido que façam valer a pena o esforço. O nome disso é LAR!”

Em um mundo que muitas vezes valoriza o material e o efêmero, é fundamental recordar que a verdadeira riqueza reside nas relações que cultivamos e no lar que construímos.
A Bíblia nos ensina que “a casa e os bens podem ser herdados dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor” (Provérbios 19:14).
Isso nos lembra que cada membro da família é um presente divino, um chamado para amar e servir uns aos outros.
O lar é o lugar onde a graça se manifesta em pequenos gestos: um sorriso depois de um longo dia, o calor de um abraço, e a segurança que sentimos ao estarmos cercados por aqueles que amamos.
É o espaço sagrado onde as alegrias e tristezas são compartilhadas, e onde aprendemos sobre perdão e compaixão.
Além disso, o lar é um reflexo do amor de Deus por nós. Assim como Ele nos acolhe, somos chamados a acolher e a criar um ambiente de amor e paz.
Em Efésios 5:25, somos lembrados do amor sacrificial, que deve ser a base de todos os relacionamentos.
Que possamos valorizar e nutrir nosso lar, reconhecendo nele a presença de Deus e a beleza de cada momento compartilhado.
Afinal, o verdadeiro lar não é apenas um teto sobre nossas cabeças, mas um espaço onde o amor, a fé e a esperança florescem. Que nossos lares sejam sempre um reflexo do céu na Terra.

FORTE

 “…diga o fraco: Eu sou forte.”

Joel 3:10b
Hoje, eu quero convidar você a começar a leitura deste texto afirmando comigo em voz alta “Eu sou forte em Deus!”. Eu não sei como você está se sentindo neste exato momento, mas eu afirmo: você é forte!
Talvez, você não esteja em um dos seus melhores dias. Você pode estar cansado de viver uma situação problemática há tanto tempo… Você pode estar sobrevivendo dia após dia, quando já não tem mais vontade nem de se levantar da cama. Você pode ter sofrido a perda de uma pessoa querida e isso estar fazendo você sentir uma dor que parece que nunca vai cicatrizar.
Você pode estar sem boas expectativas no seu trabalho e estar bem desmotivado para pensar em novos projetos. O seu corpo pode ter apresentado uma doença ou algum desequilíbrio que está roubando a sua energia. O seu casamento pode estar passando por uma fase difícil e parece até não haver mais jeito.
Eu poderia citar mais vários exemplos, mas você já entendeu que eu falo das lutas que enfrentamos.
Não importa o quão difícil parece a solução do que está acontecendo com você, Deus tem a saída e Ele te fortalece enquanto o milagre que você tanto espera não acontece. Deus te faz FORTE, mesmo que você se veja fraco. Deus te ergue, mesmo que você se sinta arrasado. Deus te faz vencedor, mesmo que pareça um derrotado.
Olhe-se agora mesmo no espelho e repita: “Eu sou forte em Deus; Deus me fortalece e me faz vencer; eu confio no Deus da minha salvação; todos (até eu mesmo) podem pensar que eu estou falido, derrotado, abandonado, deprimido, debilitado, perdido, mas EU SOU FORTE EM DEUS!”.
A sua força não vem de você mesmo, então, pare de se ver como um fraco. Você é forte em Deus, e ponto final

FORÇA

 “…diga o fraco: Eu sou forte.”

Joel 3:10b
Hoje, eu quero convidar você a começar a leitura deste texto afirmando comigo em voz alta “Eu sou forte em Deus!”. Eu não sei como você está se sentindo neste exato momento, mas eu afirmo: você é forte!
Talvez, você não esteja em um dos seus melhores dias. Você pode estar cansado de viver uma situação problemática há tanto tempo… Você pode estar sobrevivendo dia após dia, quando já não tem mais vontade nem de se levantar da cama. Você pode ter sofrido a perda de uma pessoa querida e isso estar fazendo você sentir uma dor que parece que nunca vai cicatrizar.
Você pode estar sem boas expectativas no seu trabalho e estar bem desmotivado para pensar em novos projetos. O seu corpo pode ter apresentado uma doença ou algum desequilíbrio que está roubando a sua energia. O seu casamento pode estar passando por uma fase difícil e parece até não haver mais jeito.
Eu poderia citar mais vários exemplos, mas você já entendeu que eu falo das lutas que enfrentamos.
Não importa o quão difícil parece a solução do que está acontecendo com você, Deus tem a saída e Ele te fortalece enquanto o milagre que você tanto espera não acontece. Deus te faz FORTE, mesmo que você se veja fraco. Deus te ergue, mesmo que você se sinta arrasado. Deus te faz vencedor, mesmo que pareça um derrotado.
Olhe-se agora mesmo no espelho e repita: “Eu sou forte em Deus; Deus me fortalece e me faz vencer; eu confio no Deus da minha salvação; todos (até eu mesmo) podem pensar que eu estou falido, derrotado, abandonado, deprimido, debilitado, perdido, mas EU SOU FORTE EM DEUS!”.
A sua força não vem de você mesmo, então, pare de se ver como um fraco. Você é forte em Deus, e ponto final!

LUGAR

 Talvez você se identifique com Pedro, a primeira história relatada no início deste capítulo, e tenha em sua família alguém que ocupe o lugar de prioridade em seus relacionamentos.

Talvez para algumas pessoas seja difícil de imaginarem-se unidas ao cônjuge a ponto de ele ocupar o lugar prioritário. Isso certamente se dá porque na família de origem há pessoas que são tão importantes para elas que não acreditam que se identificarão com o cônjuge na mesma proporção. É possível que não consigam mesmo estabelecer esta identificação, se não tiverem dispostas a construir esta cumplicidade com o futuro cônjuge.
Há ainda pessoas que não tiveram um bom relacionamento com suas famílias de origem e, por isso, formaram fortes vínculos com amigos. Estes são tão fortes que o futuro cônjuge se torna uma ameaça para a amizade. Na realidade, a amizade é que uma ameaça para a nova união. Unir-se a uma pessoa significa deixar claro para ela e depois publicamente que ela é a pessoa com a qual você tem um compromisso de vida.
Em termos práticos, isto quer dizer que a partir de então a maioria de suas decisões deverá ser tomada a dois – cabe a você avaliar quais as decisões podem influenciar os planos do casal. A compra de bens, a mudança de emprego, uma viagem ou qualquer outra decisão deste tipo necessita do consentimento dos dois.
É fundamental entendermos isto, pois é neste ponto que reside os maiores conflitos relacionais do casal. Ocorre, por vezes, de um dos cônjuges ou ambos combinarem algo com terceiros e não primeiramente um com o outro.
Para muitos, um relacionamento de tomada de decisões a dois soa como falta de liberdade. Na realidade, esta prática é uma forma de cuidado e proteção indispensáveis à união. Unir-se a seu cônjuge é deixar claro que se houver algum conflito de interesses entre o cônjuge e sua família de origem, você ficará com a opinião dele.
É nesta ação de priorizar o cônjuge que o casal constrói o que Carlos McCord chama de “círculo de intimidade”.2 Trata-se de um espaço sagrado entre marido, mulher e Deus. Depois de tomarem as decisões a três, eles declaram publicamente o que decidiram.

DESERTO

 Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão. Prepararei um caminho no deserto e farei com que estradas passem em terras secas.”

Isaías 43:18-19 – NTLH
De repente, você olha para a sua vida e pensa: “Meu Deus, e agora? Como vai ser daqui em diante?”.
Já ouvi pessoas contarem que tiveram exatamente este pensamento e, por um período, se sentiram perplexas e preocupadas com o seu futuro. Tempos depois, algo extraordinário, algo absolutamente inusitado aconteceu!
Quantas vezes, já provamos da fidelidade do nosso Deus às Suas promessas? Em inúmeras circunstâncias, ficamos admirados com a Sua grandiosidade e criatividade em dar soluções que nem imaginaríamos nos nossos mais incríveis sonhos…
Por isso, se você olha ao seu redor e não imagina como você poderia ter um bom futuro, calma!
Deus não precisa escrever a sua história da maneira como você calculou que daria certo, mas da maneira que será bênção para você. Na verdade, tudo já está preparado por Ele e os Seus planos para a sua vida são os melhores possíveis.
Não fique preso às suas ideias. Como ser humano, sua imaginação é limitada e suas soluções podem ser uma grande emboscada. Então, quem poderia te dar mais do que você precisa ou sonha? Ele mesmo, o Seu Pai Criador!
Eu sei que, em determinadas fases da vida, parece que os problemas combinam de surgir juntos e isso cria uma espécie de “cortina de fumaça” à sua volta. Num primeiro momento, podem surgir o desânimo, a desesperança, a falta de perspectiva e a frustração, mas não se acomode aí!
Deus diz que fará uma coisa nova e que você logo a verá. Mesmo que esteja no deserto, no meio do fogo ou das águas, Ele preparará um caminho para você!
No entanto, você precisa trilhar uma estrada chamada confiança. Creia que, com Deus, você estará seguro e chegará a um destino muito melhor do que um dia você sonhou! O nosso Pai é demais!

SENHOR

 “Entregue ao Senhor o que pesa sobre o seu coração. Aquilo que está nas mãos de Deus está mais seguro do que aquilo que permanece nas nossas.”


Vivemos tentando controlar o amanhã, carregar fardos que nunca fomos chamados para suportar e encontrar respostas para perguntas que apenas Deus conhece. Mas a Palavra nos convida a descansar. O Deus que sustenta o universo também sustenta a vida daqueles que confiam nEle.


Quando você coloca seus medos nas mãos de Cristo, eles não desaparecem por mágica, mas deixam de governar o seu coração. Quando entrega seus sonhos, Ele os aperfeiçoa. Quando entrega suas lágrimas, Ele as transforma em esperança. E quando entrega a própria vida, encontra paz que o mundo jamais poderá oferecer.


Não existe lugar mais seguro do que as mãos daquele que foi pregado na cruz por amor a nós. As mesmas mãos que acalmaram a tempestade, multiplicaram os pães, tocaram os enfermos e venceram a morte continuam sustentando cada filho que nEle confia.


Hoje, pare de tentar carregar sozinho aquilo que Deus já se ofereceu para levar. Descanse na soberania do Senhor. Ele jamais abandona aqueles que depositam sua confiança nEle.


“Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (Salmos 55:22)


Que hoje o seu coração encontre descanso, porque Deus continua cuidando de tudo aquilo que você colocou em Suas mãos. 🙏🏻✝️

AMAR

 Como não Te amar, Senhor?


Cada amanhecer é uma prova silenciosa da misericórdia de Deus. O coração volta a bater, os pulmões respiram, os olhos se abrem… e, mais uma vez, o Senhor sustenta a vida pela Sua graça.


Há dias em que esquecemos que acordar já é um milagre. Reclamamos do que falta, enquanto ignoramos Aquele que continua nos dando tudo o que realmente precisamos para viver. A vida não é fruto do acaso; é um presente das mãos do Criador.


A cruz nos lembra que Deus não apenas nos deu mais um dia, mas entregou Seu próprio Filho para que tivéssemos esperança, perdão e vida eterna. Se ainda respiramos, ainda existe um propósito. Ainda há graça. Ainda há tempo para buscá-Lo de todo o coração.


“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade.” (Lamentações 3:22–23)


Hoje, antes de pedir qualquer coisa, agradeça. Antes de correr atrás dos seus planos, adore Aquele que sustenta cada segundo da sua existência.


Se esta mensagem falou ao seu coração, deixe nos comentários: “Obrigado, Senhor, por mais um dia!” 🙏


Compartilhe esta publicação com alguém que precisa começar o dia lembrando da fidelidade de Deus.