Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de junho de 2026

ESPERAR

 Esperar é uma das provas mais difíceis da fé.


Porque o nosso coração tem pressa. Queremos respostas imediatas, portas abertas agora, mudanças rápidas e sinais claros de que tudo vai dar certo. Queremos entender o processo, controlar o futuro e saber exatamente quando Deus vai agir.


Mas Deus não trabalha apenas para nos entregar aquilo que pedimos. Ele trabalha para nos preparar para aquilo que pedimos.


Muitas vezes, o atraso que você enxerga é cuidado. A porta que ainda não se abriu pode ser proteção. O sonho que parece distante pode estar sendo amadurecido pelas mãos de Deus. E o silêncio que hoje incomoda pode estar produzindo em você uma fé que não seria construída em dias fáceis.


A Bíblia diz:


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”

Eclesiastes 3:1


Deus não chega atrasado. Ele chega no tempo certo.


Abraão esperou pela promessa. José esperou na prisão. Davi esperou para se tornar rei. Ana esperou por um filho. O povo de Israel esperou pela libertação. E, em cada uma dessas histórias, Deus não estava ausente enquanto eles esperavam. Ele estava trabalhando.


O problema é que, muitas vezes, queremos receber a promessa sem passar pelo processo. Queremos colher sem plantar, vencer sem perseverar, testemunhar sem atravessar o vale. Mas Deus usa o tempo para tratar nosso coração, fortalecer nossa fé e nos ensinar a depender dEle.


Há coisas que você pediu a Deus que ainda não aconteceram porque Ele está preparando o terreno. Há respostas que não chegaram porque talvez você ainda esteja sendo preparado para carregá-las. Há portas fechadas que, no futuro, você entenderá que foram livramentos.


Não se desespere por causa da demora.


A espera não significa que Deus esqueceu de você.

O silêncio não significa que Deus não está ouvindo.

O processo não significa que a promessa morreu.


Deus continua sendo Deus quando tudo acontece rápido, mas também continua sendo Deus quando você precisa esperar.


“Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.”

— Salmos 40:1


Talvez hoje você esteja cansado de esperar por uma resposta, uma cura, uma oportunidade, uma restauração, um emprego, uma porta aberta ou uma mudança em sua família.


Continue confiando.


Não entregue sua fé à ansiedade. Não troque o propósito de Deus por atalhos. Não tome decisões precipitadas apenas porque o tempo está demorando mais do que você imaginava.


O nosso tempo tem pressa, mas o tempo de Deus tem perfeição.


E quando Ele fizer, você entenderá por que precisou esperar. Você verá que cada lágrima, cada oração e cada dia de silêncio não foram em vão.


Deus está escrevendo uma história que ainda fará sentido. Permaneça firme. O que Ele prometeu, Ele é fiel para cumprir. 🙏

PENSA

 Em Provérbios 4:23, está escrito: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”. 


Os pensamentos são o gatilho dos nossos sentimentos e das nossas ações. 


Você tem vigiado os seus pensamentos? Estamos numa época em que as pessoas estão extremamente confusas e estão sendo muito atacadas na sua mente.


As notícias ruins e sem esperança, as opiniões de pessoas e muitas outras influências estão sendo usadas pelo inimigo como setas malignas para destruir o ser humano.


Sem perceber, elas acabam considerando esses pensamentos como se fossem normais, mas não são! 


Por isso, faça esse treinamento: quando qualquer pensamento que vai contra o que a Palavra de Deus diz vier na sua mente, rejeite-o na mesma hora. 


Não deixe que ele faça ninho na sua mente! Escolha pensar apenas no que Deus diz! 


ELA

 Dalila parecia amor, mas carregava uma missão de destruição.


Ela se aproximou com palavras suaves, gestos de carinho e aparência de afeto. Sansão, porém, não percebeu que por trás daquela proximidade havia interesses escondidos. Ele abriu o coração para quem não honrava seu chamado, revelou segredos para quem não protegia sua vida e entregou sua vulnerabilidade a alguém que já havia decidido destruí-lo.


Essa história não está na Bíblia apenas para falar sobre Sansão e Dalila. Ela também nos alerta sobre discernimento.


Nem toda pessoa que se aproxima quer permanecer.

Nem toda palavra bonita carrega verdade.

Nem todo abraço é cuidado.

Nem toda demonstração de amor é amor de fato.


Há pessoas que chegam perto não para somar, mas para descobrir suas fraquezas. Não para proteger sua história, mas para usar suas feridas contra você. Não para fortalecer sua fé, mas para enfraquecer sua comunhão com Deus.


Sansão era forte diante dos inimigos, mas se tornou vulnerável quando deixou de vigiar o coração. Ele venceu leões, derrotou exércitos e rompeu correntes, mas caiu porque brincou com aquilo que Deus havia mandado guardar.


A Bíblia diz:


“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Provérbios 4:23


Existem pessoas que Deus pode colocar em nossa vida para nos ajudar, aconselhar, amar e caminhar conosco. Mas também existem relacionamentos que chegam para testar nossa maturidade, nosso discernimento e nossa fidelidade ao Senhor.


Por isso, não entregue sua intimidade para qualquer pessoa. Não revele seus sonhos para quem nunca demonstrou compromisso com sua caminhada. Não confunda atenção com lealdade, interesse com amor, proximidade com aliança.


Peça a Deus olhos espirituais.


Que Ele revele as intenções que você não consegue enxergar. Que Ele te dê sabedoria para perceber quem se aproxima com verdade e quem se aproxima apenas por conveniência. Que Ele proteja seu coração de pessoas que parecem resposta de oração, mas são distrações no caminho.


Sansão perdeu muito porque demorou a perceber o perigo. Mas a graça de Deus ainda alcançou sua história. Mesmo depois de cair, Deus não abandonou Sansão. Isso também nos lembra que, quando erramos, podemos voltar para o Senhor. Ele restaura, perdoa e nos ensina a caminhar com mais vigilância.


Não viva desconfiando de todos, mas viva discernindo tudo.


Jesus nos ensinou:


“Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.”

Mateus 10:16


Que Deus te dê um coração puro, mas também olhos abertos. Que Ele afaste de você toda aproximação mal-intencionada e coloque ao seu lado pessoas que honrem sua fé, respeitem seu propósito e te aproximem ainda mais de Cristo.


Porque quem ama de verdade não tenta destruir sua força; ajuda você a permanecer firme em Deus. 🙏



 Certa vez, um homem de grande fé enfrentou um naufrágio em alto mar. Ele orava e suplicava ajuda divina, esperando um milagre.


Primeiro, passou um pequeno barco oferecendo socorro. Ele agradeceu, mas disse que confiava que Deus o salvaria.


Depois, um grande navio de cruzeiro passou e ofereceu ajuda. Mais uma vez, recusou, afirmando que sua fé era suficiente.


Por fim, um helicóptero veio para resgatá-lo, mas ele continuou esperando um milagre direto.


Quando se encontrou com o Divino, perguntou: “Pai, por que não me salvaste?”


A resposta veio: “Enviei um barco, um navio e um helicóptero. Você não percebeu que a salvação já estava diante de você. Era preciso apenas estender a mão e agir.”


Lição: A fé é essencial, mas os milagres muitas vezes se manifestam através dos detalhes e das oportunidades que já estão em nossas mãos.

ORAR

 Há orações que foram feitas em lágrimas, em silêncio e até em momentos em que ninguém percebeu a sua dor. Mas o Senhor manda dizer: Eu ouvi cada uma delas.

O céu não ignorou o seu clamor. O que parecia demora era apenas Deus trabalhando em lugares que seus olhos ainda não podiam alcançar. Enquanto você orava, Deus movia circunstâncias, alinhava propósitos e preparava respostas.

Hoje, o Senhor está transformando o seu tempo de súplica em tempo de testemunho. A mesma boca que chorou diante do altar contará os feitos do Senhor. O mesmo coração que quase desanimou verá a fidelidade de Deus se manifestar.

Não abandone a oração. Não pare no meio do caminho. Existe uma resposta a caminho, porque o Deus que ouviu o seu clamor continua sendo o Deus que responde.

Profetizo sobre sua vida: o ciclo de espera está dando lugar ao ciclo de cumprimento. O que foi apresentado diante do altar não foi esquecido. Deus ouviu. Deus se moveu. E você verá a Sua mão agir.


✨ Quem ora pela promessa, em breve glorifica pela resposta. ✨


📖 Salmos 28:6

“Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.”



FAMILIA


“Como te alegraste com a sorte da casa de Israel, porque foi desolada, assim também farei a ti; desolado serás, ó monte Seir e todo o Edom, sim, todo; e saberão que eu sou o Senhor” (Ez 35.15).

É realmente impressionante como os relacionamentos familiares trilham percursos tão opostos, atrelados ao caráter dos seus integrantes, às circunstâncias, a interesses. A família foi criada para ser grande bênção, a extensão da vida individual transformada na pluralidade de relacionamentos com pessoas ligadas pela carne, pelo sangue, pelo espírito. Por ela deveríamos viver experiências compartilhadas, multiplicando nossa felicidade ao assumir as bênçãos dos familiares como nossas próprias alegrias. Uma família abençoada é uma família unida. Nada tem a ver com prosperidade material, mas unidade espiritual, confiança, integração, unidade.

Quando isso não ocorre, estimula-se a concorrência. Isso é uma coisa interessante e humana. Todo homem tem a natureza de um competidor nato. Se duas pessoas começam a correr lado a lado, logo sentirão o desejo de passar à frente da outra. Se um carro se aproxima de outro para uma ultrapassagem em uma via de várias faixas, mas apenas um pouco mais veloz, é comum observar aquele que vai ser ultrapassado acelerar. Isso nos mostra que quando não há um trabalho em equipe, quando não há unidade de propósito, há competição. Individualidades sempre gerarão competição. 

Colocando isso de outra forma, não há como pecadores estarem juntos, mas não em cooperação, sem se tornarem competidores em alguma medida. Dessa forma, marido e mulher se não se virem como uma só carne também profissionalmente tornar-se-ão competidores, medindo sempre os avanços de um e de outro. Se filhos não desfrutarem de verdadeira união, vivendo apenas como indivíduos, mas não como família, competirão para terem o soberbo prazer de se provarem melhores aos seus próprios olhos, também para alcançar a melhor avaliação dos pais e dos de fora.

Por causa dessa jactância natural, que no meio profissional tem sido transformada em “virtude” como “ambição”, que nada mais é do que a terrível cobiça, a busca da própria glória, a família é um dos mais poderosos instrumentos do diabo na vida de um crente autêntico. Daí Jesus dizer: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10.34-37).

O próprio Cristo não foi reconhecido em sua casa, a ponto de formular uma das afirmações mais impressionantes que encontramos nas Escrituras: “Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa” (Mc 6.4). É fato que seus meios-irmãos não criam nele até sua morte e ressurreição. Há certo consenso que todos foram posteriormente alcançados. Sabemos com certeza que dois deles, Tiago e Judas, autores das cartas que levam seus nomes, foram salvos.

O diabo também usou a família de Jesus contra ele, como quando estava pregando exatamente sobre a atuação do diabo e foi bruscamente interrompido: “Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe” (Mt 12.46). O contexto sugere que Maria e seus filhos foram usados pelo diabo para atrapalhar o discurso de Jesus.

O texto epigrafado também fala de relacionamentos familiares truncados. Os montes de Seir eram a possessão de Edom, outro nome de Esaú. É curioso que no início de Deuteronômio, o Senhor diz claramente a Moisés que não tomariam dele nem mesmo a área da planta de um pé, pois o Senhor o havia dado a Esaú. “Não vos entremetais com eles, porque vos não darei da sua terra nem ainda a pisada da planta de um pé; pois a Esaú dei por possessão a montanha de Seir” (Dt 2.5). No entanto, o desejo de matar Jacó mostrado por Esaú quando se viu roubado da bênção da primogenitura parece ter permanecido no coração de seus descendentes.

Embora Esaú e Jacó tenham “feito as pazes” em um reencontro após cerca de vinte anos da fuga deste para a casa de Labão, chama-nos a atenção que, mais uma vez, Jacó engana seu irmão, dizendo que o seguiria até sua morada, mas tomando rumo diferente. Todo povo constitui sua história, escrita ou oral. Qual a gênese dos edomitas? Descendentes de alguém que foi traído por seu irmão. É provável que essa história tenha sido preservada, cristalizada na tradição, repetida geração a geração, de forma que os israelitas, irmãos dos edomitas, jamais teriam sido bem-vistos por eles.

Fato é que os Edomitas passaram a odiar os israelitas a ponto de se alegrar com seu infortúnio. Essa atitude de alegrar-se com a desgraça de um “irmão” trouxe a eles o desagrado do Senhor e o consequente juízo sobre eles. Ter satisfação com o desastre de um familiar, ainda que não crente, é algo terrível aos olhos do Senhor. Lembremo-nos ainda que isso também se aplica aos relacionamentos de igreja, pois somos família de Deus, irmãos eternos.

Às vezes o crente toma os atos e as permissões de Deus como se fossem sua própria vingança. Deus não se associa às malignas intenções de um coração pecador e não admite que seus atos sejam assim interpretados para satisfações pecaminosas de um coração vingativo. Esquecemo-nos que “a ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tg 1.20). Tenhamos cuidado com nossas leituras dos acontecimentos, com nossa satisfação pelo infortúnio de familiares baseado em um senso de justiça humano, mesmo de inimigos. Isso não procede do Senhor. É a celebração da tragédia da condição humana. Oremos por nossos familiares! Aproximemo-nos deles! Busquemos andar juntos em tudo aquilo que é agradável ao Senhor. Ao invés da competição, cooperação, comunhão ao invés da inveja e da soberba. Tenha um excelente dia na presença do Senhor 

CONFIE

Toda a revelação de Deus é um convite para que confiemos nele. Na criação, os céus proclamam sua glória, a ordem do universo anuncia sua sabedoria e cada detalhe da vida aponta para sua bondade. Nas Escrituras, Deus se revela como Criador, Redentor, Pastor, Pai e Rei, chamando-nos a ouvir sua voz e a descansar em seus caminhos. Em Jesus Cristo, a revelação se torna plena, pois nele vemos a face do Pai, o amor eterno, a graça que salva e a verdade que sustenta.

Desde o início, Deus chamou nossos primeiros pais a viverem em confiança nele. Receberam um jardim, uma missão, uma ordem e a presença do Senhor. Foram convidados a obedecer porque Deus é bom, santo e verdadeiro. A queda começou quando a serpente insinuou a desconfiança: "É assim que Deus disse...?" (Gn 3:1). A partir dali, o coração humano passou a suspeitar de Deus, buscar independência, temer o futuro e tentar controlar a própria vida. O pecado nasce quando deixamos de confiar no Senhor e passamos a confiar em nós mesmos.

Por isso, a confiança é tão importante para Deus. Há razões teológicas e pessoais para isto. Reflita comigo: O Senhor poderia nos obrigar adorá-lo, segui-lo e servi-lo com um estalar de dedos. Mas não é assim que Ele faz. O Senhor deseja ser amado, adorado e seguido por filhos que o conhecem e confiam nele pela fé. A fé honra a Deus, pois reconhece que Ele é quem diz ser e fará o que prometeu fazer.

Confiar em Deus é entregar-lhe o coração, os medos, as decisões, as perdas e o amanhã. É descansar não porque entendemos tudo, mas porque conhecemos Aquele que governa todas as coisas. Assim, quem confia em Deus vive com menos ansiedade e menos controle; e mais amor, alegria e esperança. 

O Salmista declara: "Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?" (Sl 56:4). Conhecendo a palavra de Deus, o salmista a exalta. E ensinada por ela, ele sabe em quem deve confiar. A criação, a Palavra e o Emanuel convidam você a confiar em Deus. Confiar o suficiente para perseverar, ter paz, encher a alma de gratidão e proclamar o seu Nome em toda parte. Nesta série devocional, desejo caminhar com você por esta estrada para que juntos possamos falar como o salmista: “neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei”. Aleluia! 

OUTROS

 “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.”

Lucas 6:31

O maior desafio da humanidade é se relacionar. Estamos quase sempre enxergando pela ótica que nos favorece e esperando que o outro dê o primeiro passo porque achamos que ele é quem sempre está errado! No entanto, pessoas são imperfeitas – nós somos imperfeitos -, por isso, há potencial suficiente para que ambos os lados errem e conflitos apareçam.


Deus nos fez viver em comunidade justamente para que possamos praticar o verdadeiro amor nos relacionamentos. Deveríamos nos perguntar com frequência: “Como eu gostaria de ser tratado e respeitado? Que consideração eu gostaria que demonstrassem para comigo?”.


Jesus nos deixou o melhor modelo do amor, independentemente da atitude da outra parte. Ele não nos ensinou a tratar as pessoas reagindo às suas ações. Existem inúmeros exemplos na Bíblia sobre isso. Reagir de forma carnal não deve mais fazer parte da nossa vida porque, agora, temos a Verdade para nos guiar.


Somos seres espirituais e, como tal, devemos ser dirigidos pelo Espírito Santo que habita em nós! Quando falharmos, precisamos nos arrepender.


Nós não tratamos bem as pessoas porque elas merecem, porque temos afinidade com elas ou porque elas podem nos oferecer algo em troca; mas sim porque queremos obedecer ao Deus do amor. Este é um princípio que tem que ser lembrado.


Mas atenção: nós não conseguiremos praticar este amor se não estivermos ligados na fonte. É a unidade com o nosso Deus que nos abastecerá e nos dará condições para não respondermos ao que a nossa carne sugere.


Em Deus, podemos produzir o fruto no Espírito e transbordar este amor nos nossos relacionamentos! Foi isso que Jesus nos ensinou!

NINGUEM

 Há renúncias que ninguém entende.


Há pessoas que olham para você e perguntam: “Por que você se afastou? Por que não vai mais a certos lugares? Por que deixou algumas amizades? Por que decidiu dizer não para coisas que antes pareciam normais?”


E talvez seja difícil explicar para quem nunca sentiu o peso de uma consciência transformada por Deus.


Porque quando Jesus entra na nossa vida, Ele não muda apenas alguns hábitos. Ele muda nossos afetos, nossas prioridades, nossos desejos e a direção dos nossos passos. O que antes parecia indispensável começa a perder o brilho. O que antes nos prendia passa a nos sufocar. E aquilo que antes chamávamos de liberdade, muitas vezes era apenas uma prisão disfarçada.


Seguir a Cristo exige renúncia.


Não porque Deus quer tirar nossa alegria, mas porque Ele quer nos libertar de tudo aquilo que rouba nossa paz, enfraquece nossa fé e nos afasta da Sua presença.


Jesus disse:


“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.”

Lucas 9:23


Negar a si mesmo não é viver uma vida triste. É entender que Cristo é maior do que os nossos impulsos, maior do que a aprovação das pessoas, maior do que os prazeres passageiros e maior do que qualquer amizade que tenta nos afastar de Deus.


Talvez você tenha perdido pessoas por decidir permanecer fiel. Talvez tenha sido chamado de exagerado, religioso demais ou diferente. Talvez alguns tenham se afastado porque você não aceitou mais participar de conversas, ambientes e escolhas que feriam o coração de Deus.


Mas não se entristeça por aquilo que precisou deixar.


Nem toda perda é derrota.

Nem todo afastamento é castigo.

Nem toda porta fechada é rejeição.


Às vezes, Deus está protegendo sua alma.


Há amizades que parecem companhia, mas são armadilhas. Há lugares que parecem diversão, mas deixam o coração vazio. Há escolhas que parecem pequenas, mas podem nos levar para longe da presença de Deus.


E quando você escolhe Jesus acima de tudo, você descobre que não perdeu o essencial. Pelo contrário: encontrou aquilo que o mundo não pode oferecer.


Paz com Deus.


Uma paz que não depende de aplausos.

Uma paz que não depende de estar cercado de pessoas.

Uma paz que permanece mesmo quando alguns vão embora.

Uma paz que sustenta a alma quando o coração sente saudade do que precisou deixar.


A Bíblia diz:


“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Romanos 5:1


Vale a pena renunciar ao pecado para viver perto de Deus. Vale a pena deixar o que contamina para abraçar o que santifica. Vale a pena perder a aprovação de muitos para não perder a comunhão com Cristo.


O mundo pode não entender suas escolhas, mas Deus vê cada renúncia feita por amor a Ele.


Continue firme.


Você pode ter deixado lugares, pessoas, hábitos e até sonhos que não combinavam mais com o propósito de Deus para sua vida. Mas, em Cristo, você não ficou vazio. Você recebeu algo que dinheiro nenhum compra, festa nenhuma sustenta e pessoa nenhuma pode substituir:


a paz de estar bem com Deus. 🙏



LIDER

 Liderança sem a presença de Deus até pode gerar resultado, mas cobra um preço alto da alma.


Porque quando Deus não está no centro, tudo vira esforço, peso e desgaste.


Moisés disse: “Se a Tua presença não for conosco, não nos faça subir” (Êxodo 33:15). E essa continua sendo a minha oração.


Não vale a pena conquistar espaços e perder a essência.


Liderar é mais do que conduzir pessoas, é permanecer sensível à voz de Deus em cada decisão.

PADRÃO

 Existe um padrão que muita gente repete sem perceber que é ceder para não brigar, engolir para não criar atrito ou abrir mão para manter a paz.

Parece generoso e maduro. Mas tem um efeito colateral perigoso!

Cada vez que você recua diante de algo que te incomoda, a outra pessoa aprende que aquele limite não existe. Que pode ir um pouco mais longe que você vai absorver…

E vai absorvendo, vai cedendo. Até que o que era desconforto vira rotina. E o que era rotina vira ressentimento.

A questão não é criar conflito por qualquer coisa. É entender que evitar conflito a todo custo também é uma escolha, e ela tem um preço. Geralmente quem paga é você!

Falar o que sente é colocar um limite. Dizer “isso não está bom pra mim” não é agressividade. É respeito próprio. É também respeito pelo outro, porque você para de fingir que está tudo bem quando não está…

Relacionamentos saudáveis não são os que não têm conflito. São os que conseguem atravessá-lo com honestidade.

A paz que vem do silêncio forçado não é paz. É acúmulo!



AUTORIDADE

 A maioria das pessoas têm pensamentos pequenos sobre Deus. Numa tentativa de ver Deus como nosso amigo, perdemos de vista Sua imensidade. No nosso desejo de compreendê-Lo, buscamos contê-Lo.


O Deus da Bíblia não pode ser contido. Com uma palavra, Ele chamou Adão do pó e Eva de um osso. Ele não consultou comitê algum. Não buscou conselho. Ele tem autoridade sobre o mundo e…Ele tem autoridade sobre o seu mundo. Ele nunca está surpreso. Ele nunca, jamais pronunciou a frase, “Como isto aconteceu?”


A bondade de Deus é uma manchete muito importante na Bíblia. Se Ele fosse apenas poderoso, nós O saudaríamos. Mas já que Ele é misericordioso e poderoso, podemos nos aproximar dEle. Se Deus é de uma vez só Pai e Criador, santo – diferente de nós – e elevado sobre nós, então, em qualquer ponto, estamos apenas a uma oração de distância de recebermos ajuda!

ACORDA

 Enquanto Deus ainda te acorda, Ele ainda está escrevendo capítulos que você não consegue enxergar.

Talvez você tenha acordado hoje sem forças. Talvez o coração esteja cansado de esperar, as respostas pareçam demoradas e os sonhos que você entregou a Deus pareçam distantes. Há dias em que levantamos da cama apenas porque precisamos continuar, sem perceber que o simples fato de receber mais um amanhecer já é uma declaração da misericórdia de Deus sobre nós.

A Bíblia diz:

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos… renovam-se cada manhã.”

Lamentações 3:22-23

Cada manhã é uma prova de que Deus não desistiu de você.

Ele não te acordou por acaso. Ele não permitiu que seus olhos se abrissem apenas para repetir os mesmos medos, carregar as mesmas dores ou viver preso ao mesmo passado. Deus te deu mais um dia porque a história ainda não terminou. Há processos acontecendo no silêncio. Há portas que estão sendo preparadas. Há livramentos que você ainda não percebeu. Há respostas que chegarão no tempo certo.

Muitas vezes queremos que Deus nos mostre o mapa inteiro, mas Ele nos pede apenas um passo de fé. Queremos saber como será o amanhã, mas Deus nos chama para confiar nEle hoje. Queremos entender o propósito de cada dor, mas o Senhor nos convida a permanecer firmes mesmo quando não compreendemos o caminho.

José passou anos sem entender por que Deus permitiu a cova, a escravidão e a prisão. Mas aquilo que parecia atraso era preparação. O que parecia abandono era providência. O que parecia fim era apenas o caminho para o propósito.

Talvez você também esteja vivendo uma fase que não entende. Talvez algumas portas tenham se fechado, pessoas tenham se afastado e planos tenham mudado. Mas não conclua que Deus perdeu o controle apenas porque você não consegue enxergar o que Ele está fazendo.

O Senhor continua trabalhando.

Ele trabalha quando você ora.

Ele trabalha quando você chora.

Ele trabalha quando você espera.

Ele trabalha até quando você não vê nada acontecendo.

“Porque eu é que sei os planos que tenho para vocês, diz o Senhor; planos de paz e não de mal, para lhes dar um futuro e uma esperança.”

— Jeremias 29:11

Deus não te trouxe até aqui para te abandonar no meio do caminho. Se Ele te deu mais um amanhecer, há graça para hoje, força para hoje, direção para hoje e propósito para hoje.

Não entregue sua fé ao cansaço. Não entregue seu futuro ao medo. Não entregue sua história às circunstâncias.

Levante-se. Ore. Confie. Continue.

Enquanto Deus ainda te acorda, Ele ainda tem um plano para você. 🙏