segunda-feira, 28 de abril de 2025

ORA

 “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

1 Coríntios 2:14

Existe uma incompatibilidade entre as crenças do homem natural e as do homem espiritual. O homem natural dá crédito ao que lhe é lógico, enquanto o homem espiritual se baseia naquilo que Deus diz, através da sua fé.


A Bíblia diz que o justo viverá pela fé (Hebreus 10:38). Quando ela nos diz isso, é porque não existe outra maneira da nova criatura viver.


Sempre que tentarmos entender a realidade espiritual usando nosso raciocínio humano, muitas dúvidas surgirão e serão uma barreira para a fé operar.


O que Deus já fez na criação, aos homens do passado, na nossa própria vida, nos prometeu e ainda fará no tempo futuro, conforme diz a Sua Palavra, não precisa de lógica; só precisa de crença!


Deus é Deus. Ele é o Todo-poderoso e suficiente em si mesmo. Ele é o “Eu sou” e não cabe a nós questionar como Ele faz, mas, sim, crer no que Ele diz.


Por isso, diante dos seus desafios pessoais ou de crises mais globalizadas, peça a Deus discernimento espiritual e viva a nova criatura no seu dia a dia, concordando com o que Deus diz, e não com o que mundo tenta impor.


Você não precisa se alienar completamente do que está acontecendo, mas precisa definir o seu foco. Qual perspectiva você quer adotar: a do homem natural (de acordo com a sua lógica e as suas emoções) ou a do homem espiritual? O homem natural não pode definir como viveremos!


A Bíblia sempre terá uma orientação para nós, e o nosso homem natural não vai gostar e nem concordar com ela. Tudo isso é loucura para ele. Porém, nós podemos escolher viver na contramão do mundo, mas em linha com as promessas de Deus. Nosso estilo de vida sempre definirá nossos resultados.

SER

 Ser cuidado é uma necessidade do ser humano. Cuidar é uma especialidade de Deus. Por vezes as escolhas do ser humano o levam para longe de Deus. O Senhor quer cuidar, mas Ele precisa estar em primeiro lugar na vida daqueles que o servem. Todas as coisas serão acrescentadas, mas se o "Reino de Deus" for a primeira das prioridades na vida. O Senhor cuidou de todos os heróis da fé (Abraão, José, Davi, etc.) e de vários profetas citados em Sua Palavra porque a prioridade deles sempre foi o Reino do Senhor. Portanto, não há o que temer diante das lutas que se apresentam. Se você coloca o Reino de Deus, em primeiro lugar em sua vida, apenas creia no agir sobrenatural Dele em todas as situações que enfrente. Mantenha-se firme combatendo um bom combate, pois nenhuma arma natural ou sobrenatural prosperará contra a sua vida e de sua família, pois operando Ele quem impedirá?

domingo, 27 de abril de 2025

ESPERAR

 Há um tempo determinado entre a promessa e o cumprimento dela. Se voltarmos à história de Abraão e Sara, vemos claramente que a pressa, medo e ansiedade de Sara gerou Ismael.


Cuidado com as suas escolhas, pois talvez, até aqui, você tenha gerado muitos “Ismaéis” em sua vida. A ponto de ter perdido a esperança e enterrado seus sonhos por medo de errar novamente.


Mas, quando olhamos mais à frente, vemos que, no tempo perfeito de Deus, foi gerado o Filho da Promessa. Espere o tempo certo de Deus em sua vida, e você terá mais esperança e confiança do que decepções.


Não tenha medo, nem fique ansioso (a). Deus ama as famílias, e Ele sonha com a sua. Quando o seu momento chegar, você irá desfrutar de cada promessa.

Creia nisso!

AMOR



Você já se pegou pensando “poxa, todo mundo namorando e eu aqui sozinho(a)”? Ou olhando as fotos de casais nas redes sociais e achando que a sua vida só vai começar de verdade quando alguém especial aparecer? Calma. Respira. A vida é muito mais do que status de relacionamento.


A gente entende — todo mundo quer se sentir amado, ter alguém pra dividir as coisas boas e ruins do dia a dia. Mas viver esperando isso acontecer pode te fazer perder momentos incríveis que estão acontecendo agora.


Ser solteiro(a) não é estar incompleto. É ter a chance de se conhecer melhor, aproveitar a liberdade, crescer, se cuidar, curtir os amigos, maratonar séries sem precisar dividir o controle remoto, fazer planos só seus, e, por que não, comer aquele bolo quentinho com café sem precisar dividir a última fatia?


Não transforma essa fase da sua vida em um tempo de reclamação ou tristeza. Não é porque você ainda não encontrou “a pessoa” que sua vida parou. Deus continua escrevendo sua história, e ela não gira só em torno de romance. Tem propósito, tem bênção, tem mil possibilidades.


Você pode (e deve!) sonhar com alguém legal pra dividir a vida. Mas também precisa saber viver feliz enquanto isso não acontece — ou até se não acontecer. Nem todo mundo vai viver o mesmo roteiro. Cada um tem um caminho único e um tempo certo.


Então, enquanto isso… viva! Curta. Aprenda. Agradeça. E lembre-se: estar solteiro(a) não é uma falha — é só uma fase, e pode ser uma das melhores se você souber aproveitá-la de verdade.

DOENÇAS

 Doenças nos galhos e nas raízes de árvores são ambas importantes, mas a localização da doença e os sintomas que ela causa podem variar. Doenças nas raízes, como a podridão radicular, podem impedir a absorção de água e nutrientes, levando à morte da árvore, e são geralmente mais difíceis de diagnosticar porque ocorrem abaixo do solo. Doenças nos galhos, como a murcha vascular ou a podridão do lenho, podem afetar a saúde e a estrutura da árvore, mas podem ser mais fáceis de identificar visualmente. 

DOR

 NOSSA DECLARAÇÃO EM MEIO À DOR


O que falar em meio à dor? Vimos ontem que o Salmo 63 foi escrito por Davi no deserto de Judá em um dos momentos mais angustiantes de sua vida. Possivelmente ele escapava de Saul antes de se tornar rei, ou fugia de seu filho Absalão, quando esse se revoltou contra o próprio pai. 


À semelhança de Davi, às vezes, experimentamos a solidão do deserto, o constrangimento nos relacionamentos e a incerteza sobre o amanhã. A vida nesses momentos torna-se mais lenta, opaca e pesada. E nosso coração, inclinado ao pecado, pode se apegar a uma erva daninha que tenta sufocar a vida cristã: o descontentamento. 

 

Davi possuía diversos motivos para abraçar o profundo descontentamento, mas tomou outro caminho: o da confiança, gratidão e louvor. Nenhum descontentamento, por mais enraizado que esteja, resiste à sincera gratidão e louvor a Deus. 

 

Faça da canção de Davi a sua declaração em meio à dor: “Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos” (Sl 63:1-4).


Em nossa vivência cristã experimentamos dois momentos bem demarcados, e Jesus Cristo estará conosco em ambos. O primeiro é breve e passa como o vento. O segundo é eterno. O primeiro é marcado pela esperança e o segundo, pelo esplendor. No primeiro buscamos a Deus e no segundo estamos ao seu lado. No primeiro enfrentamos quebras, lutas, enfermidades e angústias. No segundo não haverá choro, decepções, dor nem morte. No primeiro somos peregrinos, caminhantes e forasteiros, não temos morada certa. No segundo chegamos ao lar.

 

Enquanto caminhamos pelo dia do sofrimento, que a nossa alma tenha mais sede de Deus do que de água. Que Ele seja o nosso tudo. Então nada nos faltará. 


#ronaldolidorio #devocional #vidacrista

ALEGRIA

 O oposto da alegria não é a simples tristeza, mas o profundo descontentamento. 


Alegrar-se no Senhor é um ato de adoração. Não é resultado de um mero sentimento, mas do reconhecimento da sua bondade. 


Alegrar-se no Senhor é um exercício de fé, pois é resultado da confiança em Deus, que pode todas as coisas.


A alegria no Senhor ataca a ansiedade, direcionando para Deus as expectativas do nosso coração e fazendo repousar a nossa alma.


Ansiedade é preocupar-se com tragédias que possivelmente jamais acontecerão. Alegria é sentir-se abraçado por Deus, em lugar amoroso e seguro, mesmo se a tragédia vier. 


“Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23-24)

LIDERES

 Preocupo-me quando vejo líderes alegrando-se com os que choram e celebrando a queda alheia com palavras torneadas por uma falsa espiritualidade. Preocupo-me quando vejo que em nossas vidas ministeriais há pouco lugar para sinceros relacionamentos. Preocupo-me quando nos cercamos de seguidores e até mesmo alguns admiradores mas não contamos com ao menos três amigos chegados e sinceros que possam nos alertar no dia mal. Preocupo-me quando desenvolvemos um estilo de liderança ou pastoreio onde não precisamos prestar contas a ninguém. Preocupo-me quando, prostrados, não podemos confiar nos colegas de ministério que nos cercam para abrirmos o coração, receosos de que isto um dia seja usado contra nós. Preocupo-me quando o mundo age com mais graça e misericórdia com o caído do que a Igreja. Preocupo-me com os relacionamentos.


Normalmente tratamos as pessoas de acordo com aquilo que pensamos sobre elas. E a verdade é que, invariavelmente, desconhecemos aqueles que nos cercam. Desconhecemos suas ansiedades e frustrações, sonhos e esperanças, histórias e paixões. 


De certa forma é mais fácil desenvolvermos um caráter íntegro no horizonte da nossa alma do que nos relacionamentos. 


Neste universo relacional o maior desafio é amar o diferente. Creio que amar o próximo é um grande passo pelo fato de sermos naturalmente intolerantes com todo aquele que pensa, fala e age diferente de nós. Tornamo-nos, inconscientemente, o paradigma para todo homem. E, assim, o próximo se transforma em um ser difícil de ser amado.


Durante uma gostosa conversa em um café da manhã Valdir Stuernegel afirmou que os amigos nos humanizam, insistindo que todo líder necessita de pelo menos 3 amigos sinceros que possam apontar-lhe o erro, ... “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. E isto nos leva a Ralph Emerson quando nos ensina que a única maneira de termos amigos é sermos amigos.

DEFINE

 O Evangelho é supracultural, pois define e explica a cultura, não o contrário; cultural, por ter sido revelado à humanidade em seu próprio contexto e história; intercultural, por juntar ao redor de Jesus pessoas de todos os povos; multicultural, ao ser destinado a todos os povos e línguas; transcultural, quando transmitido de uma cultura a outra; e contracultural, pois sempre confronta o homem em sua própria cultura.

RELACIONAMENTO

 A humildade é um elemento importante na construção e fortalecimento de relacionamentos saudáveis, pois equilibra o nosso senso crítico e, desarmados, possuímos maior facilidade em ver o outro como o Senhor o vê. 


Abraão Lincoln era um homem humilde de coração. Staton, membro do seu gabinete, o chamou publicamente de tolo e, no dia seguinte, Lincoln foi inquirido por um grupo de jornalistas a respeito desta declaração. Ele prontamente respondeu: “Se Staton chamou-me de tolo, devo sê-lo, pois ele é um homem sábio e está quase sempre certo em seu julgamento”. Não se tratava de falsa humildade ou palavras hipócritas, mas um sincero reconhecimento de suas limitações. 


Um coração humilde mantém o espírito ensinável, pois a cada palavra de afirmação ou crítica, encontra uma oportunidade para aprender. Os humildes ouvem mais e ponderam mais. As pessoas mais maduras que conheço são pessoas humildes. 


"... Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tiago 4:6). 

SEGREDO

 

 

O segredo é viver com intensidade e com alegria... Somos peregrinos da esperança: sabemos que a vida vale a pena, mesmo..Guardo comigo uma coleção de olhares. A comunicação existente num olhar é simplesmente incrível. Olhares falam, aplaudem, elevam e, também, anulam. Deveríamos ser especialistas no uso do olhar. Recordo de olhares que ´penetraram a alma. Em alguns momentos, percebi olhares de indiferença e de discriminação. É evidente que não podemos balizar nossa existência através dos olhares alheios. Com certeza, entre encontros e desencontros, existe algo que sempre pode ser transformado: a forma como escolhemos olhar para o outro. Há dias em que nos frustramos porque o outro não age como esperamos. Criamos expectativas, alimentamos a esperança de mudança, acreditamos que nossas palavras e exemplos seriam suficientes para provocar uma transformação. Mas o tempo, com sua paciência firme, vai nos ensinando que mudar alguém não é algo que está ao nosso alcance. O que está ao nosso alcance é o modo como olhamos. O olhar pode aprisionar ou libertar, acusar ou compreender. Quando mudamos o jeito de ver, algo também se move dentro de nós. A rigidez dá lugar à aceitação. A cobrança cede espaço para a compaixão. Talvez o outro continue exatamente como antes, mas já não nos machuca da mesma forma. Porque o peso diminuiu e o julgamento perdeu força. Ao escolhermos um novo olhar, reconhecemos que cada pessoa carrega uma história que não conhecemos por inteiro, e que há dores e razões que não nos foram contadas. Isso não justifica os erros, mas humaniza os gestos. O olhar que compreende não é o que tudo aceita, mas o que não alimenta mágoas. Viver em paz com o outro, muitas vezes, começa por cessar a luta interna de querer mudá-lo. Mudar o olhar não é desistência, é maturidade. É colocar o foco naquilo que depende de nós: o coração sereno, a empatia que acolhe, o silêncio que respeita. Quando o olhar muda, a relação também se transforma, mesmo que silenciosamente. Talvez o mundo precise mais de olhos que entendem do que de vozes que exigem. Vamos nos esforçar para qualificar nosso olhar. Olhar com amor é algo muito especial.

ANSIEDADE



Um dos desdobramentos mais comuns do sofrimento é a ansiedade. E ela tem a capacidade de matar a alegria, entristecer a alma e abater a coragem. Fuja da ansiedade! 


A Palavra nos orienta a buscarmos a alegria e não andarmos ansiosos (Fp 4: 4, 6). O roteiro define que para tal devemos orar e suplicar ao Senhor, com os corações gratos (v.6). O resultado será a profunda “paz que excede todo o entendimento”, a qual guardará nosso pensamento e coração (v.7). 


Você deseja fugir da ansiedade? Três breves conselhos à luz da Palavra. 


Ore ao Senhor. Somos ensinados que para não andarmos ansiosos por coisa alguma, devemos fazer a Deus as nossas "petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (v.6). Portanto, Deus deseja que você abra o seu coração e fale com Ele, sem reservas, sobre aquilo que o aflige, sobre todos os seus temores. Deus ama que seus filhos conversem com Ele, em Cristo Jesus. 


Seja grato ao Senhor. Essas orações, aqui mencionadas também como "petições" e "súplica", não devem ser feitas como uma lista de pedidos a Deus, mas como reconhecimento da bondade do Eterno. Assim, devem ser banhadas com "ações de graças" (v.6). Olhe para a sua vida com os olhos da fé e você encontrará inúmeros motivos de gratidão ao Senhor. 


Cuide dos seus pensamentos. Talvez você pense que deve cuidar dos seus sentimentos, e não pensamentos, para fugir da ansiedade. A Palavra, porém, nos ensina que para não andarmos ansiosos por coisa alguma devemos cuidar daquilo que pensamos, que alimentará a forma como sentimos. Por isto, os nossos pensamentos devem ser ocupados com o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, que tenha bom senso, virtude e louvor (v.8. )

 

O que deixamos entrar e fazer morada em nossos pensamentos pode promover a ansiedade ou fazer brotar a paz. Que Deus nos dê mais discernimento sobre aquilo que alimentamos em nossas mentes e corações – para a Sua glória e a nossa alegria.

PEDRAS

 26 de abril

EU CUMPRIREI MINHA PROMESSA


Eu prometi a você que supriria todas as suas necessidades. Eu cumpri Minha promessa e ainda a cumprirei.

Eu sou o Deus que alimentou um milhão de pessoas em sua jornada no deserto, mas elas reclamaram e duvidaram de Mim repetidamente. Você verá Minhas mãos abertas para você, cheias de tudo o que você precisa.


O teste no deserto chegou. Assim como testei Filipe com a multidão faminta, testei seu coração para ver se você olharia somente para Mim como seu grande suprimento e sua grande recompensa. Eu trarei Minha glória sobre toda sua decepção e quebrarei suas limitações enquanto você olha para Mim. Nunca duvide no escuro do que Eu revelei a você na luz, pois Minhas promessas perduram e Eu nunca deixei de lhe mostrar Meu amor. Nutra seu coração em Minhas promessas e ria de suas impossibilidades, e o milagre nascerá em seu coração.


Pedras Me louvarão. Você Me louvará antes mesmo de ver o milagre se manifestar? Observe-Me trabalhar onde você perdeu a esperança. Observe o que farei quando você encher seu coração de louvores. Dos escuros chãos Eu trarei beleza, vida abundante e luz radiante. Mesmo hoje você verá o começo de tudo que planejei para você quando olhar para Mim e somente para Mim.


HEBREUS 6:15-18 - “Então Abraão esperou pacientemente com fé e conseguiu ver a promessa cumprida. É muito comum as pessoas fazerem um juramento por algo maior do que elas mesmas, pois o juramento confirmará suas declarações e acabará com toda disputa. Então, da mesma forma, Deus queria acabar com toda dúvida e confirmá-la ainda mais fortemente para aqueles que herdariam suas promessas. Seu propósito era imutável, então Deus adicionou seu voto à promessa. Portanto, é impossível que Deus minta, pois sabemos que sua promessa e seu voto nunca mudarão! E agora corremos para seu coração para nos esconder em sua fidelidade. É aqui que encontramos sua força e conforto, pois ele nos capacita a agarrar o que já foi estabelecido antes do tempo — uma esperança inabalável!”

sábado, 26 de abril de 2025

FILHO

 Em várias situações o ser humano diz " também sou filho de Deus". Porém, segundo a Palavra do Senhor, para ser filho Dele existe um caminho a ser seguido. Esse caminho se chama Jesus Cristo. Ele mesmo disse: " Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim". Entrar nesse caminho significa fazer tudo novo. A velha criatura precisa ser retrabalhada pelas mãos do Senhor para ser uma nova criatura. É necessário resignificar conceitos e valores antigos, deixando os atributos do Espírito de Deus habitar no coração. E assim fazendo, a porta da filiação a Deus estará sempre aberta e todas as demais coisas requeridas serão acrescentadas. Portanto, não deixe o velho homem ressurgir. Entregue toda sua vida nas mãos do Senhor sem reservas, e em tudo dê graças, pois tudo contribui para o bem daqueles que amam a Ele e com certeza, em nome de Jesus, nada impedirá o sucesso da sua caminhada.

CRISTO

 Estar em Cristo é ser uma nova criatura. Ser uma nova criatura significa estar em um processo constante de resignificação de conceitos e valores de vida. Esse processo produz ao final, pessoas com a percepção de que a vida na terra é para preparar aquele que se coloca para servir a Deus, dentro de um contexto emocional e espiritual diferente do que o mundo prega. No final das contas, Inteligencia emocional é o que a Palavra de Deus ensina. O Senhor não deseja filhos que se vitimam, reclamam o tempo todo e terceirizam a culpa de resultados ruins por suas escolhas. Ele quer pessoas fortes, corajosas e dispostas a combater um bom combate, pois Ele garante a vitória. Portanto, tenha a certeza que em qualquer desafio que enfrente, o Senhor estará orientando os seus passos e dará ordem aos seus anjos para não tropeçar. Ele se preocupa com você. Apenas continue lançando a rede, pois dessa forma o impossível cairá por terra e a benção da vitória chegará no tempo certo, em nome de Jesus..

CRISTÃO

 A esperança cristã na ressurreição de Jesus expressa a convicção de que a cada dia da vida, e a cada momento além dela, o crente pode ter certeza, que não importa os sofrimentos das nossas sexta-feiras, sempre haverá um domingo de ressurreição. 


A ressurreição de Jesus muda a face da morte para todo aquele que Nele crê. A morte não é mais uma prisão, mas uma passagem para a presença de Deus, para à verdadeira vida. A Páscoa diz que você pode colocar a verdade sempre triunfa e à vida sempre se renova.


Cristo morreu por mim, ressuscitou e esta vivo - isso me basta! Feliz Páscoa!

ORAR


NÃO é repetir palavras decoradas, ou pedir coisas de um jeito que parece a recitação piedosa da lista telefônica. Orar não é apenas eu falando e Deus escutando. Orar é conversar com um amigo. No início, há mil coisas pra contar e outras tantas pra perguntar. Depois, o dizer e o perguntar diminuem, mas o prazer de estar juntos permanece.

Ao descobrir o prazer da presença de Deus, entendo que orar não é um monólogo repetitivo dito em tom solene. Orar é apenas estar e gostar de estar com Deus. A base da oração é o desejo de ter um relacionamento íntimo com Deus. "Um dia no altar de Deus vale mais que mil em outro lugar" (Salmos 84.10). 

PERTO


Está desesperado, abatido, e não sabe o que fazer? Já tentou tudo e nada deu certo, até ficou pior? Chegou a hora de buscar a Deus e pedir ajuda. Deus está perto, pronto para ajudá-lo. Antes mesmo de falar, Deus sabe tudo acerca do que você está passando e não vai deixá-lo sozinho justo agora. Não importa a circunstância, tenha certeza de que ele o ajudará a enfrentá-la. Ele não despreza aqueles que o procuram arrependidos, humildes e dependentes. O amor de Deus é maior que o seu problema. "Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo,

mas o SENHOR de todas o livra" (Salmos 34:17-19).

FAMÍLIA


"O Senhor está cuidando da sua família", bradou a líder de louvor numa conferência de família na qual eu iria falar. 

Essa afirmativa é totalmente verdadeira. Nem um cristão em sã consciência dúvida que Deus instituiu e cuida das famílias. Todavia, se a afirmação é verdadeira, por que tanta gente sofre com problemas familiares?

Para a felicidade familiar, não basta apenas o cuidado de Deus. 

É preciso que pais cuidem dos seus filhos, não os abandonando, educando, dando atenção, disciplinando, impondo limites, passando tempo com eles, ensinando e exemplificando respeito, amor, perdão e valores éticos, morais e espirituais. 

O marido deve assumir o seu papel de líder, provedor, protetor, de HOMEM. Presente, tomando decisões sábias, arcando com os deveres e consequências do lar e amando a família acima de tudo.

A esposa deve deixar o homem ser homem, facilitar e não dificultar a vida; sem castrar a liderança do marido com azedume ou críticas e cobranças intermináveis. Ser a válvula de escape das tensões do dia-a-dia, sem produzi-las ou aumentá-las. Precisa fazer do lar um lugar bom para a família desejar regressar no fim do dia. 

Não podemos deixar o cuidado familiar apenas para Deus e negligenciar a responsabilidade que Deus nos deu. 

VIDA

 Dentro de mim, como em você, existe, ao mesmo tempo, duas certezas - posso e não posso. Sinto-me incapaz e capaz, satisfeito e insatisfeito, forte e fraco, santo é humano, tão perto e tão longe, no céu e na terra, vitorioso e derrotado, nada tenho e possuo tudo, nada sou e tudo sou, ainda não cheguei, mas já estou lá!

Loucura? Insensatez? Não meu amigo, é apenas a vida. Viver é isso - sofrer e exultar, cair e levantar, ter e não ter, rir e chorar, parar e continuar. Experimentar todas as nuances. Pintar todas as cores. Olhar por todos os ângulos. Sentir prazeres e dores. Deixar-se tocar por todas as alegria. Chorar todas as lágrimas. Ser perseguidos por todos os medos. Enfrentar todos os perigos. Tentar todas as oportunidades. Acreditar em todas as esperanças. Andar na corda bamba. Escorregar ladeira abaixo. Arriscar-se e abrir-se para o infinito. Carregar feridas e, apesar delas, celebrar a extraordinária aventura que é a vida. 

SENHOR

 O Senhor é um Deus de paz, mas também é conhecido como Senhor dos Exércitos, porque Ele é o General que vai a frente e conduz para a vitória qualquer exército. Não há problema que Ele não resolva, não há gigante que fique de pé na Sua presença, não há guerra que Ele não vença. Portanto, não importa as armadilhas que o mundo natural ou o mundo espiritual apresente. O Senhor dos Exércitos estará sempre à frente das batalhas que se apresentem. Não tema o que aconteça, apenas creia que o que aparentemente possa ser impossível a seus olhos, não é impossível para Deus. Continue em frente no combate e espere com paciência no Senhor. A vitória chegará a Seu tempo, em nome de Jesus.

ERROS

 Isso não justifica os erros, mas humaniza os gestos. O olhar que compreende não é o que tudo aceita, mas o que não alimenta mágoas. Viver em paz com o outro, muitas vezes, começa por cessar a luta interna de querer mudá-lo. Mudar o olhar não é desistência, é maturidade. É colocar o foco naquilo que depende de nós: o coração sereno, a empatia que acolhe, o silêncio que respeita. Quando o olhar muda, a relação também se transforma, mesmo que silenciosamente. Talvez o mundo precise mais de olhos que entendem do que de vozes que exigem. Vamos nos esforçar para qualificar nosso olhar. Olhar com amor é algo muito especial. 

quinta-feira, 17 de abril de 2025

DEIXE

 17 DE ABR


Meu filho, quero lhe ensinar coisas que você nunca soube. Quero que você reaprenda as lições que pensou ter compreendido. Só porque me revelei a você e derramei revelação, não significa que você dominou a plenitude dela. Permita-me desenterrar as joias ocultas da minha sabedoria para você. Cave nelas comigo, e eu lhe ensinarei coisas maiores.


Quero iluminar seu entendimento. Quero que você me encontre vivendo dentro de você — que esteja tão enraizado em sua identidade que as provações não o derrubem. Quero que você aprenda a vencer as batalhas do reino terrestre permanecendo fixado na substância do meu Espírito dentro de você. Abrace os mistérios do meu reino. Sinta-se confortável com os mistérios da criação e a maravilha da minha misericórdia. Mergulhe nos mistérios do reino celestial. Suba mais alto, e eu o treinarei nos caminhos da fé inesgotável e insondável. Há mais para aprender do que você pode imaginar.


Mateus 7:28–29 - Quando Jesus terminou de falar, as multidões ficaram impressionadas com seus ensinamentos, porque suas palavras carregavam uma autoridade tão grande, bem diferente dos estudiosos religiosos.

HUMILDADE


 Para ser verdadeiramente humano, ao meu ver, é necessário encontrar-se com a humildade. Quem dá a estatura ideal ao ser humano é a humildade, que não diminui os corações sinceros, mas os torna do tamanho ideal. A humildade é uma das virtudes mais silenciosas e, por isso mesmo, mais sublime. Ela não aparece, não brilha, não sobe ao palco, mas sem ela nenhum gesto verdadeiramente amoroso se sustenta. Quem é humilde não precisa diminuir-se, apenas reconhece que servir é mais importante do que ser servido. É nesse espírito que compreendemos um dos gestos mais marcantes da fé cristã: o lava-pés. Celebrado na liturgia da Quinta-feira Santa, ele não é um simples ritual, mas uma lição encarnada. A toalha amarrada à cintura e a bacia com água não simbolizam apenas higiene, mas um amor que se ajoelha, que desce sem se diminuir, que acolhe sem exigir nada em troca. Jesus, o Mestre e Senhor, se inclina diante daqueles que ainda não entenderam a profundidade do que estavam vivendo. Servir não é renunciar à própria dignidade, é reconhecer a dignidade do outro, mesmo quando ela está escondida sob a poeira do caminho. Há uma beleza imensa nos gestos que não gritam, mas tocam. Quem serve com sinceridade transforma o ambiente ao redor e, sem perceber, planta sementes de paz e fraternidade. O mundo tenta ensinar que poder é dominar. O Cristo, no entanto, revela que a verdadeira grandeza está em amar. Os pés que Ele lavou não eram dignos; eram humanos, frágeis, propensos ao medo e à negação. Mesmo assim, Ele os lavou. Essa é a pedagogia do amor: não se retira quando o outro falha, mas se oferece ainda mais. Servir não é ocupar-se apenas do necessário, é encantar-se com o essencial. Quando o serviço é amor, ele deixa de ser obrigação e se transforma em missão. A grandeza do lava-pés não está no gesto em si, mas no espírito que o move. E é nessa escola da humildade que aprendemos que o que há de mais belo no mundo não é ser exaltado, mas estar disposto a amar de joelhos.

LAVOU

 Os pés que Ele lavou não eram dignos; eram humanos, frágeis, propensos ao medo e à negação. Mesmo assim, Ele os lavou. Essa é a pedagogia do amor: não se retira quando o outro falha, mas se oferece ainda mais. Servir não é ocupar-se apenas do necessário, é encantar-se com o essencial. Quando o serviço é amor, ele deixa de ser obrigação e se transforma em missão. A grandeza do lava-pés não está no gesto em si, mas no espírito que o move. E é nessa escola da humildade que aprendemos que o que há de mais belo no mundo não é ser exaltado, mas estar disposto a amar de joelhos. 

quarta-feira, 16 de abril de 2025

CONTROLE


Há coisas que fogem do nosso controle. Há momentos que nos perguntamos: Como isso vai dar certo? E, honestamente, às vezes, a resposta é: não sei. Porque tem momentos que não dependem mais da nossa força, da nossa inteligência ou da nossa organização. Tem horas em que tudo o que podemos faze é orar. É confiar. É entregar. E nesse lugar de rendição, nasce algo poderoso: a fé no milagre. Mas não dá pra esperar algo em que você não acredita. Milagre exige fé. Milagre exige esperança. Milagre exige coração aberto pra enxergar que, às vezes, Deus não age como você imagina. Mas Ele age. Na simplicidade de um recomeço. No sustento de cada manhã. Na paz que chega sem explicação. No consolo que ninguém mais soube dar. Nos livramentos que você nem viu. E o mesmo Deus que cuida dos detalhes, também é o Deus que move montanhas. Então, hoje, ainda que tudo pareça impossível… acredite em milagres. Porque Ele é bom. E porque nada é grande demais pra Suas mãos...🙌🏾🙇🏾‍♀️

SINAIS

A intuição merece o seu devido espaço em nossa existência. Seguidamente percebo que a intuição de fato é um verdadeiro prenúncio. Entre a intuição e os sinais não existe muito espaço. Quantas vezes intuímos algo e, imediatamente, alguns sinais se manifestam. Acontece que há uma sabedoria que não se aprende nos livros nem se mede com fórmulas. Ela se revela na sensibilidade de quem aprendeu a escutar e a ler os sinais. A vida fala, mesmo quando tudo parece silêncio. Um detalhe que se repete, uma porta que se fecha sem esforço, um reencontro inesperado, uma intuição persistente: tudo isso são formas discretas que a existência encontra para nos orientar. O problema é que, muitas vezes, não estamos atentos. Queremos respostas imediatas, provas evidentes, caminhos desenhados com clareza. Mas o que é para nós não costuma chegar com estardalhaço. Vem aos poucos, como quem respeita o tempo da alma. No fundo, todos sabemos. Há uma certeza que nasce sem explicação, um reconhecimento silencioso que pulsa dentro do peito. E não importa quantos argumentos externos tentem desviar, a verdade insiste em permanecer ali, imóvel e serena. O coração é mais sábio do que aparenta, e quando está em paz, é porque encontrou o lugar certo. A dificuldade, muitas vezes, está em aceitar que nem tudo que desejamos nos pertence. Às vezes, insistimos em portas fechadas por medo do vazio, quando a vida já preparou uma nova entrada, só esperando coragem para ser atravessada. O discernimento é uma arte feita de escuta, humildade e entrega. Saber soltar o que não nos cabe é também uma forma de amor. Há pessoas, lugares e escolhas que nos encaixam como se sempre tivessem estado ali. Nada precisa forçar, tudo simplesmente flui. É quando o tempo desacelera e o coração repousa. Os sinais estão aí, dia após dia, bastando apenas um pouco mais de atenção e confiança. Quando algo é para nós, a vida se encarrega de confirmar. Basta escutar com o coração aberto. 

VINDE

 O Senhor Jesus disse "Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei". O Senhor não disse que a vida seria um mar de rosas ou mesmo tranquila em todos os sentidos. Ele prometeu que usaria da Sua especialidade que é cuidar. Portanto, diante de qualquer situação não há o que temer. Seja forte e corajoso. Lute, lute e lute sem parar. O Senhor sempre estará na frente do que enfrentar. Combata um bom combate. Não se intimide, creia no agir de Deus e guarde a fé.

LONGE



Fixe seus olhos em mim em suas alegrias e em sua dor. Estou celebrando com você em suas vitórias e confortando você em suas decepções. Venha a mim quando estiver cansado e sobrecarregado. Eu lhe darei descanso. Eu ouço os gritos do seu coração, mesmo quando eles não chegam aos seus lábios. Eu vejo cada arrependimento e frustração ocultos. Eu vejo a dor que os contratempos lhe causaram. Mas, filho, eu ainda estou com você e estou fazendo todas as coisas novas.


Observe o que meu amor pode fazer enquanto eu restauro a você a alegria de sua salvação. A esperança que parecia impraticável até mesmo momentos atrás agora está ao seu alcance. Você não sabe que eu nunca paro de resgatar meus amados? Você não pode afundar em um poço onde eu não posso alcançá-lo. Mesmo agora, minha luz de amor está brilhando em você. Estou mais perto do que você imagina, trabalhando de maneiras que você ainda não reconheceu. Não tema o abandono. Eu nunca, jamais abandono o que é meu, e você me pertence. Eu o cerco com canções de libertação quando você não consegue ver uma saída para seus problemas. Estou atrás e à sua frente, guiando você para a alegria da minha liberdade.


Salmo 10:17 - YAHWEH, você ouviu os desejos dos humildes e viu suas esperanças. Você ouvirá seus gritos e encorajará seus corações.

VERDADE

 


Como você deseja ser conhecido? Qual a marca mais importante que você gostaria que fosse destacada a seu respeito? 


Em sua terceira carta, o apóstolo João elogiou ao cristão Gaio por ser fiel, dando testemunho amoroso a todos, conhecidos e desconhecidos. Ele completa dizendo: “pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios. Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade” (v.7). 


Já vimos que a verdade é Jesus. Na carta anterior, o apóstolo fala sobre a igreja "[...] a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade" (2 Jo 2:1). Nesta presente carta, falando a Gaio, ele afirma: “Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade" (3 Jo 1:3).


Agora, ele afirma que os cristãos, ao colaborarem com os que precisam, na medida que precisam, se tornam “cooperadores da verdade”. Em outras palavras, cooperadores de Cristo. 


Seja um cooperador da verdade, amando não apenas os que fazem parte de sua família de sangue, e os próximos com quem têm afinidade, mas também os desconhecidos e estrangeiros. Ao demonstrar amor a eles, você se torna um cooperador de Cristo. 


Seja um cooperador da verdade tendo uma vida compatível com a sua fé. Seja tudo o que Deus deseja que você seja, e faça tudo o que Ele deseja que você faça. Isto significa orar de todo o coração, a cada dia, dizendo “seja feita a Tua vontade”.


Seja um cooperador da verdade pensando um pouco menos em você e um pouco mais nos que o cercam. Sobretudo, pensando em como você pode cooperar para que cresçam na fé e floresçam na vida cristã.  


Que o Senhor nos ajude a sermos cooperadores

MUDAM

 As circunstâncias são dinâmicas. Às vezes, mudam radicalmente em horas. 


Algumas pessoas também surpreendem com seu comportamento e não demonstram ser muito confiáveis, mas saiba que a sua vida neste mundo mutável é controlada por um Deus imutável: um Deus cuidadoso, amoroso, atento às suas necessidades. 


Hebreus 13:8 diz: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”. 


Que bom saber que podemos contar com um Deus que não muda de opinião sobre os planos que tem para nós, que sempre são bons; um Deus que não nos abandona, porque prometeu que estaria conosco todos os dias; um Deus que zela sobre a Sua Palavra para a cumprir. 


O que o inimigo tenta nos convencer é que este Deus tão completo, leal e verdadeiro pode falhar; pode privilegiar alguns de Seus filhos em detrimento de outros; pode achar que não merecemos Seu cuidado e nos deixar de lado. Não creia nisso, pois é mentira! 


Deus e a Sua Palavra jamais mudarão. Você pode confiar totalmente nEle, pois Ele está empenhado em entregar a você sempre o melhor. Ele mesmo, que é o melhor, se deu a você em amor, através de Jesus! 

terça-feira, 15 de abril de 2025

VITORIA


Às vezes, a razão porque marcamos passos é bem clara; outras, por mais que desejemos detectar o por que de não chegar lá, não conseguimos. Certa dose de derrota é, até certo ponto normal. Ninguém se torna vitorioso do nada. Como construir a vitória diante da injustiça ou preconceito? Não seria normal dar pulos de alegria diante da tragédia ou exultar quando visitado pelo sofrimento. Somos humanos. Há momentos que nem tudo é fácil. O calor se vai. O fogo se extingue. O cansaço e a desesperança se aliam para tornar pesada a jornada e dar a luz ao desânimo. O que fazer?

É preciso cultivar atitudes dos vencedores. Não seja controlado por constante, enervante e crescente derrotismo. Não cultive pensamentos sombrios; busque saída para o desconforto que teima em controlá-lo. Jamais desista. Enfie a cara atrás dos seus sonhos. Não fuja dos problemas que os afligem. A vitória vem com a perseverança. Deixe Deus assumir o controle da sua vida.

CORRERIA

 Você está correndo atrás do que mesmo?


Vivemos em um mundo caótico, barulhento e muito agitado em que milhões de pessoas estão correndo de um lado para outro sem ter tempo sequer de pensar porque tanta correria ou o que faz sentido nas suas vidas? Muitos correm por correr, sem pensar porque tanta correria e outros correm com um objetivo definido julgando que cumprindo aquele objetivo alcançaram algum tipo de recompensa.


Podemos destacar alguns grupos:


1) Alguns correm atrás do dinheiro porque julgam que tendo muito dinheiro terão a felicidade;

2) Outros correm atrás de sua beleza física porque julgam que com ela conquistarão pessoas agradáveis para ficarem do seu lado e também sucesso em outras áreas de suas vidas;

3) Muitos ainda correm atrás de relacionamentos duradouros com alguém especial que possam amar porque julgam que assim encontrando alguém resolverão seus problemas emocionais e afetivos e serão muito felizes;

4) Ainda um outro grupo de pessoas que investem em suas carreiras profissionais porque julgam que com o sucesso profissional encontrarão estabilidade financeira e terão qualidade de vida no presente e uma velhice mais tranquila;

5) Muitos ainda se dedicam a uma religião e a uma causa religiosa, porque julgam que a religião e a prática religiosa poderão lhe trazer paz de espírito.


E se continuássemos pensando encontraríamos tantos outros grupos e diversas motivações para tanta correria.

HOJE

 O ontem já passou. O amanhã não sabemos como será. Portanto, precisamos e devemos viver o hoje. Isso não quer dizer que não devemos aprender com o passado, e ter expectativas, planos e visão do futuro, mas é não esquecer de viver o hoje. O Senhor Jesus, nosso Mestre, nos ensinou, na chamada oração dominical, “o pão nosso de cada dia nos dai hoje” (Mateus 6:11), que é um dia de cada vez. Cada dia, ao acordarmos, devemos entender o privilégio em receber mais vinte e quatro horas, para usarmos da melhor maneira possível, com oração, meditação, trabalho, comunhão com família, amigos, irmãos de fé, descanso, lazer. Ou seja, viver plenamente o hoje. Estar atento à voz, à presença da pessoa do Espírito Santo, orientando nossa vida. “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na rebelião.” (Hebreus 3:15). “Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há.” (Deuteronômio 4:39). “Jamais digas: Por que foram os dias passados, melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim.” (Eclesiastes 7:10). “No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele:’ (Eclesiastes 7:14).


Assim, vivamos o hoje, de maneira proveitosa, com fé, humildade, temor ao Senhor, andando na luz, amando o próximo, como a nós mesmos, e priorizando os princípios do Reino celestial.


Vivamos um dia de cada vez, debaixo da boa mão do Eter

no.


VIRTUOSA

 Não só ela tem a confiança de seu marido, mas também lhe faz bem e não mal, todos os dias de sua vida. Cuida da provisão de sua casa, trabalha de bom grado, não tem preguiça, tendo cuidado em ter mantimento nela. Colabora na aquisição de bens, participando com a renda do seu trabalho. Procura estar fortalecida, física, emocional e espiritualmente. Assim fala com sabedoria, usa a sua língua com bondade, força, dignidade e é respeitada pelos seus filhos. Tem generosidade com os necessitados e aflitos. Coopera para que seu marido seja respeitado, estimado, alcançando seus objetivos. Sabe que o ser interior é mais importante do que o exterior, a graça e a formosura passam, mas quem teme ao Senhor será abençoada, influência e é aceita, além de ser despreocupada e olha com confiança para o futuro.


Esta passagem foi escrita pelo Rei Salomão há muito tempo e mostra o respeito, a dignidade, consideração à mulher, temente a Deus.


Ela é livre, não por conseguir isso, mediante uma ideologia, propaganda ou orientação humana. É livre porque quem ama, conhece a Jesus como Salvador e Senhor, verdadeiramente tem essa liberdade, pois está firmada na Rocha eterna.


Quem ela é?


Cada serva do Altíssimo, que foi remida pelo Sangue de Cristo derramado na Cruz do Calvário.


Parabéns, mulher virtuosa.

PASCOA

 Páscoa judaica, também conhecida como Pessach, é uma festa, uma celebração da libertação do povo escravo no Egito, através de Moisés, é uma tradição milenar.


Jesus participou dela, a sua última, antes de ser preso, condenado, crucificado, morto e sepultado em um túmulo emprestado por José de Arimatéia. Essa última celebração, Dele, foi cercada de muito simbolismo, desde a entrada triunfal em Jerusalém. Montado em um jumentinho, símbolo de que vinha em paz. O cenáculo escolhido para a Ceia. Lavou os pés dos discípulos. Revelou o traidor, que seria Judas, que o vendeu por trinta moedas de prata. E, no final da ceia, toma um pedaço de pão e diz que é parte da carne Dele. Toma um cálice de vinho e diz que é parte do sangue Dele. E assim é a Sua última Pessach.


Porém, Ele iniciou ali a Nova Aliança e, dias após morto, Ressuscitou e o Seu sangue derramado na Cruz do Calvário deu a salvação, a reconciliação, o perdão de nossos pecados e a perspectiva da vida eterna.


Vamos comemorar mais uma Semana Santa, um Domingo de Páscoa, agora o Domingo da Ressurreição. Que o façamos como se fosse o nosso último aqui na terra. Participemos das celebrações religiosas, reunamos nossas famílias e amigos para compartilhar o pão.


É a Páscoa Cristã, iniciada por Jesus, em preparação para as Bodas do Cordeiro, que irão acontecer quando a trombeta soar.


“Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” – Apocalipse 3:20.

JUSTO

 “Como está escrito: ‘Não há nenhum justo, nem um sequer;...pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus’”. Romanos 3:10, 23


Você não pode merecer a sua entrada para o céu. Simplesmente não dá. Existe pecado demais em nossa vida para ser compensado por quaisquer boas obras que possamos realizar. Não importa o quanto você tente, a balança nunca pode ser equilibrada. O único caminho para o céu é através da aceitação de Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. A salvação é um presente que aceitamos ou rejeitamos; não existem outras opções.


Para o cristão, vejo desta maneira. Estamos em pé diante do trono de Jesus Cristo. Todas as nossas ações desta vida são expostas. É muito evidente que nós merecemos o inferno, porque a menos que nós sejamos perfeitos, nós certamente merecemos a separação eterna de nosso Criador. Mas, então, Cristo desce do trono de julgamento e fica ao nosso lado. Ele pega o seu manto de justiça e coloca-o sobre nós. E Ele diz: “É óbvio que você é culpado. Claramente, você merece o inferno. Mas eu já paguei a pena, eu levei o juízo que você merece sobre Mim na cruz, e você aceitou este presente. Que você possa viver para sempre na alegria e gratidão do que eu fiz por você!”


E que celebração de gratidão e louvor ao Senhor que será.


Você já recebeu, pela fé, o presente imerecido? A época do Natal é um bom momento para receber este presente e dá-lo a o

utros.


PRESENTE

 “Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra”.


Mateus 2:10–11


Quando pensamos nos sábios que visitaram Jesus, normalmente imaginamos os presentes que trouxeram. Mas se você olhar mais de perto, você vai perceber que a verdadeira história dos sábios não é exatamente o que eles deram, mas o que eles receberam. Olhe o que aconteceu depois que reconheceram a estrela que os levaria a Jesus: Mateus escreveu: “Quando viram a estrela, eles ficaram muito felizes!” Você não tem que ser um estudioso da Bíblia para entender. Eles estavam cheios de alegria e emoção, porque eles estavam indo fazer o que todos nós fomos criados para fazer: encontrar o Rei de todos os reis. Tudo o que podiam fazer era submeter-se a Jesus e adorar seu Rei recém-descoberto.


Se você nunca encontrou Cristo, a boa notícia é que hoje Ele espera por você. Ele deseja dar-lhe uma vida de profunda alegria e satisfação. . . com um grande bônus: uma eternidade com ele. Essa é a boa notícia do Natal.


E se você conhece a Cristo, alegre-se que a cada dia você tem o privilégio de adorar o Rei. E um dia vamos juntar os sábios e aquela multidão eterna que irá adorá-Lo para sempre quando O vermos, o Rei dos reis e Senhor de tudo!

GLORIA



Aqueles que me amam confiam em mim. Descanse na força do meu amor, e você verá mais e mais avanços. Abrir o caminho para você é meu prazer, pois coloquei meu amor em você e o resgatarei quando você me chamar. Eu nunca desvio o olhar quando você busca meu rosto.


Assim como ensinei meu servo Davi a vencer na batalha, darei a você as chaves da vitória que desbloquearão seu avanço. Mas venha a mim com fé, sabendo que nada é impossível quando luto por você. Abri os céus sobre seu coração. Você tem acesso à minha glória ao vir diante de mim com um coração terno. Ouvi seus gritos e suspiros para me conhecer e ver minha glória em sua situação. Confie em mim para sua família e para cada necessidade que está diante de você hoje. Já deixei de suprir tudo o que lhe falta? Confie em mim novamente e observe o milagre ser liberado. Só eu sou a glória de que você precisa.

 

2 Coríntios 3:18 – “Todos nós podemos nos aproximar dele com o véu removido de nossos rostos. E sem véu, todos nos tornamos como espelhos que refletem brilhantemente a glória do Senhor Jesus. Estamos sendo transfigurados em sua própria imagem à medida que nos movemos de um nível mais brilhante de glória para outro. E essa gloriosa transfiguração vem do Senhor, que é o Espírito.”

FIDELIDADE



A fidelidade é um assunto da maior importância na Palavra. O Pai nos escolheu e nos chamou para sermos fiéis. Cristo derramou o seu sangue para nos redimir, fazendo-nos fiéis. O Espírito Santo habita a Igreja para nos manter fiéis.


Em meio à calamidade causada pelo pecado, que tudo quebrou e corrompeu, Deus, por misericórdia e graça, moveu céus e terra para nos fazer fiéis a Ele.

A palavra grega usada no Novo Testamento para “fiel” (pistos) significa ser e fazer aquilo que se deve. Aplicado aos cristãos, é sermos o que Deus nos chamou a ser e fazermos o que Ele nos chamou a fazer.


Um dos maiores desafios em nossas vidas é viver de acordo com aquilo que cremos e recebemos do Senhor.


Em sua terceira carta, o apóstolo João, nos versos 5 e 6, ainda falando a Gaio, diz: "Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros, os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus".


Este cristão, Gaio, tinha uma vida compatível com a sua fé, sobretudo nos relacionamentos. Lemos que ele era amoroso não somente com os conhecidos e próximos, mas também com os desconhecidos. Esse testemunho encorajava a todos.


Que lindas lições! Primeiro: nosso chamado em Cristo é duplo, para crer e viver, ter fé e testemunhar. Em outras palavras, somos fiéis quando vivemos aquilo que cremos e pregamos.


Segundo: um testemunho fiel pode ser grandemente usado por Deus. Encoraja os de perto e desperta os de longe. O testemunho de Gaio fala ainda em nossos dias.


Terceiro: a sintonia da vida com a fé é sinal de maturidade cristã. E o contrário também é verdadeiro. Se falamos e ensinamos aquilo que, verdadeiramente, não vivemos, este é um importantíssimo motivo para refletirmos, pedir ajuda do Alto e mudar as práticas diárias. Que Ele nos ajude a sermos fiéis!



SABEDORIA

  A preocupação com o que vestir ocupa um bom espaço diário. Gostamos de estar bem e de causar boa impressão. Todos podem ser elegantes, sem muita preocupação com etiquetas. Pois, há uma elegância que não depende de marcas ou vitrines. Ela caminha silenciosa entre as pessoas e, sem alarde, deixa rastros de paz e gentileza. Essa elegância se chama educação. Não há perfume que substitua o cheiro bom de um gesto respeitoso, nem tecido nobre que disfarce a falta de delicadeza nas palavras. Em tempos onde a pressa e a impaciência querem ditar o ritmo, educar-se e agir com cortesia é como nadar contra a correnteza. Mas é justamente nesse esforço que revelamos quem somos. A boa educação não se limita às fórmulas de etiqueta, ela nasce do olhar que acolhe, da escuta que respeita, do silêncio que evita feridas. É algo que se aprende e se cultiva todos os dias, desde os primeiros passos na infância até os caminhos da maturidade. Quando a alma está bem vestida de respeito, cada atitude ganha dignidade. Mesmo nos dias difíceis, quando o cansaço ameaça endurecer os gestos, é possível lembrar-se dessa veste invisível que nos humaniza. Porque quem educa o coração aprende a filtrar palavras, conter impulsos e agir com justiça. Não é perfeição, é escolha consciente. Alguns confundem sinceridade com grosseria, firmeza com agressividade. Mas a verdadeira educação sabe como dizer tudo, inclusive o necessário, sem causar cortes desnecessários. Num mundo que valoriza o brilho exterior, o gesto educado é uma luz que brota de dentro e aquece o ambiente por onde passa. Quando saímos de casa com essa roupa da alma, não importa o clima ou o cenário, algo dentro de nós segue bem alinhado com o que é certo. E mesmo que poucos percebam de imediato, aos poucos vão se aproximando para aprender com o nosso exemplo. Há elegâncias que jamais se desgastam com o tempo. 

ALEGRIA



O que de fato alegra o nosso coração? Um presente inesperado? Uma promoção desejada? A viagem dos sonhos?


O apóstolo João, escrevendo a sua terceira carta, manifesta logo no início um motivo de grande alegria. Ele diz: "Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade" (3Jo 1:3).


Em meio a tantos fatos, acontecimentos e notícias, o que ganhou lugar no coração de João foi saber que o seu irmão andava na verdade. Ele diz estar "sobremodo alegre" por esse fato. No verso seguinte (v.4), ele repete, dizendo: "Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade".


Na carta anterior, ele já havia se dirigido a "todos os que conhecem a verdade", a qual "permanece em nós e conosco estará para sempre" (2Jo 1:1-3). Ele aponta para Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida.


O Senhor nos presenteia com alegrias passageiras, e devemos ser imensamente gratos por experiências, bens e belezas experimentadas na vida. Tudo o que é bom vem da mão de Deus para que nos alegremos. Mas há uma suprema alegria, sobre a qual nos ensina João, que é conhecer, andar e viver na verdade, que é Cristo Jesus. E ela se estende a outros, quando vemos que eles também amam e seguem a Cristo.


A palavra do apóstolo nos traz dois ensinos centrais. Primeiro: aquele que conhece a verdade deve testemunhar da verdade. No verso três, ele faz a ponte entre o testemunho que ouviu sobre o irmão e amigo Gaio, que é "testemunho da tua verdade", e logo depois completa: "como tu andas na verdade". Nossa vida deve apresentar a nossa fé. E a nossa fé deve fundamentar a nossa vida.


Segundo: não é suficiente apenas conhecer a verdade, é preciso andar na verdade. O apóstolo usa o tempo presente para expressar a sua alegria, pois percebe que o irmão e amigo Gaio "anda" na verdade. O chamado cristão não é um chamado apenas para a eternidade, mas também para hoje. Somos convocados por Cristo a confessarmos e vivermos a nossa fé no presente. Não deixe para depois algo que Deus o chamou a ser ou fazer. O seu dia é hoje. A sua hora é agora. Que o Senhor nos ajude a andarmos na verdade!


#ronaldolidorio #devocional #vidacrista

segunda-feira, 14 de abril de 2025

MOTIVOS

 

Constantemente tentar explicar a si mesmo, ao invés de trazer alívio, pode expandir a frustração e criar um jugo ainda mais pesado. Difícil explicar suas reais intenções para quem não te conhece a fundo, ou pensa conhecer; não lhe ama, embora afirme amar; e que, muitas vezes, tem como único desejo discordar ou combater o que você diz. Há quem, com devoção e sinceridade ou muito bem intencionado, distorce suas palavras e lhe fira profundamente com suas respostas, ainda que antes de atacar diga; "me desculpe, mas..." No afã de dizer o que pensa, não pensa no que diz. Ainda que esteja combatendo um inimigo, primeiro e antes de tudo é preciso entender seus motivos e não exagerá-los. Ou pode destruir um futuro aliado. 

TER

 O ser humano na ansiedade de ter a sua vida emocional e física equilibrada e estabilizada, busca por vezes caminhos mais curtos e orientados pela sabedoria humana. Os heróis da fé como Abraão, José, Moisés, Davi e outros independente das lutas que enfrentaram sempre buscaram a face do Senhor e entregaram suas vidas nas mãos Dele. Essa atitude que eles tomaram, abriram portas que de forma alguma imaginaram. Abraão e Sara depois de 90 anos de idade tiveram Isaque. José sofreu escárnio pelos irmãos, foi jogado em um poço, vendido, escravizado e levado ao Egito onde foi Governador. Moisés seria morto quando bebê, por ordem de Faraó, foi conduzido para o Palácio, adotado pela irmã de Faraó, foi criado e tratado como príncipe e depois serviu a Deus tirando o povo hebreu da escravidão. Davi, o menor da casa, foi perseguido por Saul, mas escolhido por Deus para ser Rei de Israel. Portanto, descanse no Senhor, entregue sua vida a Deus sem reservas, e creia, nada impedirá o cumprir das promessas do Senhor em sua vida.

PAIXÃO

 “Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês."

2 Crônicas 20:17

Tudo que o inimigo quer é que a gente lute, lute, lute e fique exausto. “Ué, mas não é para lutar?” Não, é para se posicionar, que é bem diferente.


Quando sabemos quem somos, conhecemos o caráter do nosso Pai, sabemos o que temos direito como filhos de Deus e as promessas que Ele nos fez, tudo que precisamos é reforçar a posição que temos e não abrir mão dela: a de vitoriosos em Cristo Jesus.


Imagine a seguinte cena: você está caminhando em um local. É uma pessoa cheia de poder (dado pelo próprio Deus), é forte, corajosa e segura da sua condição. De repente, avista alguém vindo na sua direção com ar de superioridade. Este alguém está claramente disposto a te encarar, mas é um ser fraco, infinitamente menor que você.


Se você é uma pessoa segura, como vai reagir? Sair correndo ou simplesmente olhar com desprezo para a atitude deste ser? Imagino que você até acharia engraçado o abuso dele… Mas por quê? Porque você sabe quem você é, sabe quem está com você e sabe a força que tem.


No versículo que você leu, haveria uma batalha entre dois povos, mas o povo de Deus foi orientado a não lutar; ele deveria apenas tomar a sua posição. E aquele povo só pôde fazer isso e vencer porque o rei Josafá e o povo acreditaram que Deus lutaria por eles.


Com você, acontece o mesmo. O inimigo vibra quando você se desgasta e sai justamente da posição que Deus mandou você tomar. Por isso, não importa o problema ou desafio que você esteja vivendo, apenas posicione-se para vencer e deixe Deus lutar por você. Se você confiar, não vai precisar nem “suar”.

ALMA

 Quando a alma está bem vestida de respeito, cada atitude ganha dignidade. Mesmo nos dias difíceis, quando o cansaço ameaça endurecer os gestos, é possível lembrar-se dessa veste invisível que nos humaniza. Porque quem educa o coração aprende a filtrar palavras, conter impulsos e agir com justiça. Não é perfeição, é escolha consciente. Alguns confundem sinceridade com grosseria, firmeza com agressividade. Mas a verdadeira educação sabe como dizer tudo, inclusive o necessário, sem causar cortes desnecessários. Num mundo que valoriza o brilho exterior, o gesto educado é uma luz que brota de dentro e aquece o ambiente por onde passa. Quando saímos de casa com essa roupa da alma, não importa o clima ou o cenário, algo dentro de nós segue bem alinhado com o que é certo. E mesmo que poucos percebam de imediato, aos poucos vão se aproximando para aprender com o nosso exemplo. Há elegâncias que jamais se desgastam com o tempo.

VEZES

 “hoje dei por mim a dizer que a

vida não pára, mas às vezes, pára mesmo. pára-nos nas mãos, na voz de uma pessoa estranha, e nós perdemos a força toda e a fé toda. sentimos o corpo a ir a procura das últimas gotas, e não há nada no reservatório da esperança. secámos. parámos.

parou-nos a vida, mesmo que não nos apercebamos e, momentos depois, estejamos a dizer que ela não pára.

mas parou.

é então que aparece a lógica, que insistimos em procurar quando tudo o mais falha, e ela lá vai mostrando que continuamos ali; que, mesmo que a força e a fé tenham desaparecido, é possivel continuar. e continuamos. pomos em marcha os planos para que os reservatórios de esperança se encham novamente, e ficamos à espera de ouvir cair a primeira gota, tão necessária. ela demora-se.

percebemos, também, que o tempo importa e deixá-o passar pode ser uma virtude. ficamos quietos.

aos poucos, começamos a sentir um resto de fé e agarramo-nos a ele, feito colete salva-vidas.

damos por nós a dizer que a vida não pára, mas as vezes, pára mesmo, e a única opção que temos é parar também. depois, quando a vida recomeçar, nós recomeçamos. as gotas de força e fé hão de voltar a preencher-nos, e nós saberemos que a vida parou e que agora é tempo de continuar.”


CRESCE

 " Na vida, ninguém cresce sozinho. não vamos a lado algum sem alguém que faça o caminho connosco, ombro com ombro, atento às subidas e descidas, pronto para nos amparar.e, às vezes, esse ombro tem forma de gente, noutras vezes, é uma crença ou fé ou espiritualidade.qualquer que seja a sua forma, é a companhia que nos ouve nos silêncios e o eco pronto para todas as conversas.é sempre daí que partimos para o nosso eu futuro, para a construção que faremos de quem queremos ser.é só assim que crescemos"

AMIZADE

 São amizades que não pedem prova, apenas presença. Mesmo que a frequência das palavras diminua, a intensidade do vínculo permanece intacta. O mundo muda, as rotinas se transformam, mas a árvore da amizade verdadeira permanece firme, oferecendo abrigo, sentido e respiro. Preservar essas amizades é como cuidar de um jardim íntimo: basta regar de vez em quando com verdade, simplicidade e ternura. Porque, no fundo, são essas árvores humanas que nos devolvem o ar quando o mundo nos sufoca. Os amigos acalmam a alma. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

domingo, 13 de abril de 2025

NATANEL

 Escolher um foco é ser capaz de renunciar aquilo que aquilo que turva. A Visão deturpada oscila de um lado para o outro. Natanael tinha um ponto a ser atingido. Ele ajustou o seu foco Naquele que haveria de vir. Quando começaram os assassinatos das criancinhas em Belém, a mãe de Natanael temeu que o seu filho fosse morto pelos soldados, e então ela escondeu o bebê debaixo de uma figueira específica, e enquanto ele estava lá, sua mãe orava ao SENHOR Deus pedindo proteção, e para que aquela criança vivesse para ver o Messias. Em todas as buscas dos soldados, o menino estava envolto nas folhas da figueira. É preciso aprender com gente de Deus. É preciso encontrar referências de pessoas com completude de processo, de pessoas nobres desta terra que desafiam seus passos para você ser melhor naquilo que se propôs a fazer. Você não pode se espelhar em medíocres. Aprenda com Mestre que pode te ensinar e te inspirar a ser melhor a cada dia. Ande com quem tem uma Figueira que produz Vida.


Quando Natanael completou 15 anos de idade, sua mãe lhe contou como lhe escondera, e somente ele e sua mãe sabiam desta história. Portanto, quando Natanael pergunta ao Mestre de onde Ele o conhecia, o SENHOR revela seu maior segredo ao dizer que o viu debaixo da figueira. Natanael, então, se vê diante Daquele que sua mãe orou durante toda a sua vida, para que seu filho pudesse conhecer o Messias. O Mestre diz a Natanael: “Eis um homem que Eu não encontro falsidade”. Falsidade é uma característica do que é contrário à Verdade ou que dela se aproxima apenas na aparência. O significado de falsidade está relacionado a tudo o que diz respeito à mentira, à calúnia, à enganação, à deslealdade, ou seja, um hipócrita. O homem civilizado considera-se naturalmente bem acima dos objetos. No entanto, passa a vida inteira não conseguindo diferenciação entre “Sujeito” e “Objeto”.


No Livro de Carl Jung, “O Segredo da Flor de Ouro” diz: “Os pensamentos não se precipitam para fora, os pensamentos verdadeiros duram por si mesmos. Se os pensamentos são duradouros, a semente torna-se duradoura; se a semente é duradoura, a força torna-se duradoura; se a força é duradoura, o espírito torna-se duradouro. O espírito é o pensamento, o pensamento é o coração, o coração é o fogo, o fogo é o elixir”. (pg 115) Aqui se faz uma Metáfora na qual cada pessoa é obrigada a despertar, a abrir a consciência na direção da Luz. No pensamento judaico, uma figueira sempre representou a Paz. Sua ideia de Paz era quando um homem podia permanecer debaixo de sua própria figueira sem que nada o incomodasse. Seria uma analogia da figueira que amparou Natanael com seus ramos, acalantou o bebê com sua Paz, e com sua Sombra frondosa o bebê estava tranquilo.


A figueira contém um sentido profético muito profundo, o que se vê claramente nas palavras proféticas do SENHOR, quando Ele aparecerá como apareceu a Natanael: “Aprendei, pois, a Parábola da Figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabeis que está próximo, às portas”. (Mt 24.32,33) Além da Árvore da Vida e da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, a Figueira é a única Árvore mencionada pelo nome no Jardim do Éden, ou seja, no Paraíso. Portanto, não tente se esconder do Foco dentro de um todo, tentando se cobrir com as folhas da figueira. O SENHOR Deus distingue o Bom do Ruim. Ele enxerga a sua vida com nitidez, com ajuste, e Sua Visão não oscila de um lado para o outro. Quem são as suas referências de excelências? Quem inspira você para ser melhor naquilo que você propõe a fazer? Natanael acreditou nas orações de sua mãe, e esperou pelo dia de poder Caminhar ao lado do Mestre, Daquele que poderia aferir sua capacidade de aperfeiçoamento. Em quem você se espelha? “Eis um homem em quem Eu não encontro falsidade”.

SOFRER

 

Muitas pessoas estão órfãs de esperança, cheias de dor e cobertas de desalento. Na verdade, a vida não é indolor. É impossível passar pela vida sem sofrimento. Aqui não é o céu. Estamos sujeitos a toda sorte de lutas. Porém, se vivermos à luz da eternidade, teremos uma nova perspectiva da vida e encontraremos um novo alento para lidarmos com o sofrimento vitoriosamente. A Bíblia diz o sofrimento do tempo presente não é para ser comparado com as glórias por vir a serem reveladas em nós. 


SUPRIREI



Confie em mim e descanse em minhas promessas. Eu não sou o Deus do suprimento abundante? Eu não cuido dos pássaros, dos animais do campo e de cada um dos meus filhos e filhas? Você é a parte mais valiosa e cara de toda a minha criação. Sangue sagrado pingou da árvore para mostrar meu amor. Se eu dei o sangue do meu Filho para redimi-lo, eu também não lhe darei tudo o que você precisa enquanto você anda comigo?


Quando eu abro portas de oportunidade, elas o conduzirão a uma nova estação. Às vezes, elas parecem insignificantes e às vezes como um sonho que se torna realidade. Mas cada porta minha aberta vale a pena passar. Minha provisão nem sempre vem da maneira que você espera. Não estou limitado a meios naturais. Às vezes, vou surpreendê-lo e fazer com que você fique para trás em admiração e espanto. Eu sou o mesmo Deus que enviou o maná do céu e multiplicou os pães e os peixes. Meu poder milagroso não mudou. Meu amor por você não diminuiu.


Lucas 12:30–31- “As pessoas em todos os lugares parecem se preocupar em ganhar a vida, mas seu Pai celestial conhece todas as suas necessidades e cuidará de você. À medida que você busca apaixonadamente seu reino, acima de tudo, ele suprirá suas necessidades.”

FORÇA

 

 

 O próprio Jesus se apresentou como sendo a luz do mundo. Ele foi enfático ao dizer: ‘quem me segue não anda nas trevas’. Num tempo de tanta ‘escuridão’, que possamos no voltar para Ele e trilhar um caminho de esperança e de paz. Sim, existe uma luz que não se apaga, mesmo quando os dias parecem encobertos por nuvens espessas. Essa luz não depende de eletricidade, de tempo bom ou de olhos bem abertos. É uma luz que vem do alto, penetra a alma e revela caminhos mesmo em terrenos desconhecidos. Há momentos em que a vida nos exige mais fé do que força, mais silêncio do que explicações. É aí que a proteção divina se faz sentir, não como escudo que nos afasta dos desafios, mas como presença que sustenta e fortalece no meio deles. O coração que confia já carrega consigo uma leveza sagrada, uma convicção profunda de que não está só. O mundo pode parecer agitado, os ruídos insistem em tentar abafar o essencial, mas quem tem a luz do alto aprende a escutar diferente. Os passos ganham novo compasso quando movidos por uma força que não se mede em músculos, mas em esperança. Ela conduz com doçura, às vezes por trilhas estreitas, mas sempre com sentido. Alguns chamam de intuição, outros de fé, eu chamo de Providência. Quando nos deixamos conduzir por essa força, a vida ganha contornos de paz mesmo no meio das batalhas. Nem sempre saberemos o que virá, mas quem é guiado pelo alto já não teme tanto o escuro. Porque onde falta chão, cresce a confiança. Onde escasseia o controle, floresce a entrega. A luz que nos protege é discreta, não se impõe, apenas ilumina o essencial. É por isso que, mesmo cansados, conseguimos seguir. É por isso que, mesmo sem respostas, continuamos rezando. E mesmo sem ver claramente, sentimos que estamos sendo conduzidos. Há um Deus que vela por nós silenciosamente, como o sol por trás da neblina, presente, constante e fiel. 

sábado, 12 de abril de 2025

ALEGRIA

 Em sua alegria de recém convertido, Filipe vai contar as boas novas a Natanael. Os novos convertidos são os mais apaixonados em evangelizar. Repare, porém, que a mensagem de Filipe não está totalmente correta. Ele diz ter encontrado aquele de quem escreveram Moisés e os profetas, Jesus de Nazaré, filho de José.


Jesus não era de Nazaré, era de Belém, e não era filho biológico de José, mas tinha sido gerado pelo Espírito Santo. Mesmo sem saber tudo sobre Jesus, Filipe é usado por Deus para levar as boas novas. Se você acabou de conhecer o Salvador, não se acanhe achando que só pode falar dele depois de conhecer muito bem a Bíblia. Os sacerdotes estudavam todos os dias as Escrituras e se gabavam de conhecê-las, e mesmo assim crucificaram o Messias.


Se você se orgulha de sua bagagem e despreza o novo convertido que fala de Jesus de forma capenga e pouco ortodoxa, cuidado, pois o conhecimento ensoberbece. Ajude o novo convertido a entender melhor as Escrituras, como fazem Priscila e Áquila no livro de Atos com o eloquente Apolo, um jovem com muita motivação, porém com pouco conhecimento de Jesus. Você não precisa se dar ao trabalho de desmotivar o novo convertido. Satanás já faz isso.


O problema de Natanael é justamente saber mais do que Filipe, o que o faz agir com desprezo e desdém. Natanael sabe que o Messias deve vir de Belém. "Acaso pode vir alguma coisa boa de Nazaré?", ironiza ele, constrangendo Filipe. Ironia e sarcasmo são atitudes de pessoas que se consideram superiores. Ao usar de seu conhecimento das Escrituras para ridicularizar a mensagem trazida por Filipe, Natanael está, por assim dizer, "cozendo o cabrito no leite da própria mãe". A expressão do Antigo Testamento indicava que aquilo que Deus fez para alimentar os pequeninos nunca deve ser usado para matá-los.


Filipe faz bem em não discutir. Ele simplesmente convida: "Vem e vê". É por aí mesmo. "Provai e vede que o Senhor é bom", diz o Salmo. Experimente crer em Jesus. Natanael aceita o convite e é levado a Jesus, que revela detalhes de seu caráter e diz tê-lo visto sentado sob a figueira. O Senhor sabe quem somos e onde estamos, e isso impressiona Natanael, que passa a chamar Jesus de Mestre, Filho de Deus e Rei de Israel.


Mas não se iluda pensando que um encontro pessoal com Jesus é o final da história. É apenas o começo. "Você creu só porque eu disse que o vi debaixo da figueira?", pergunta Jesus a Natanael. Jesus garante que Natanael verá coisas ainda maiores, como o próprio céu aberto. O céu aberto é a visão reservada a todo aquele que crê em Jesus, e será também a sua expectativa se você crer nele. Ao incrédulo, porém, só lhe resta esperar por uma cova aberta e pelo abismo aberto ao sair desta vida. Nos próximos 3 minutos os milagres de Jesus começam numa festa.

FIDELIDADE

 Deus é fiel, “não pelo motivo” de Ele realizar tudo o que desejamos Dele, ou mesmo como muitos pensam, erroneamente, em Deus ser fiel a nós. Este entendimento está errado, Deus não é fiel ao pecador (Deus é fiel aos seus desígnios eternos), mas nós pecadores teremos a possibilidade, por sermos criados à imagem e semelhança de Deus, em possuirmos este caráter de Deus em nós, ou seja, a “fidelidade” e sermos fiéis a Deus durante toda nossa existência.


Deus é fiel pelo fato Dele não mudar naquilo que Ele prometeu. Suas promessas, expressas hoje para nós na Bíblia, a Palavra de Deus, são promessas dignas de toda a nossa confiança. Podemos depositar nossa fé nas promessas transmitidas pelo Criador Todo-Poderoso e que inspiraram os escritores da Bíblia. Deus não se contradiz a si mesmo em suas promessas.


Seu poder e imutabilidade, além do seu caráter nos garantem a confiança plena em sua Palavra.


Podemos depositar nossa vida nas promessas de Deus e na sua fidelidade expressas nas sagradas escrituras.


Podemos depositar nossa esperança, não em um sentimento, mas na pessoa de Deus, que se relaciona conosco em comunhão diária.


Aplicação Prática:


Um princípio básico, num relacionamento conjugal de amor entre um homem e uma mulher, no casamento instituído por Deus é a fidelidade.


Um casamento dificilmente sobreviverá, caso um dos cônjuges quebre o relacionamento, através de um ato de traição. A traição (“quebra da fidelidade”) conjugal destruirá uma aliança de amor e também a confiança entre marido e esposa.


No relacionamento para com Deus, a nossa fidelidade em relação ao Criador é uma marca na vida do verdadeiro cristão. Como cristãos desejaremos agradar ao Criador e não deveremos traí-lo, abandonando nossa fé, ou mesmo sendo negligentes e omissos em cumprir nossos deveres para com Deus.


Como escolhidos de Deus, teremos este forte desejo em nosso coração de servi-lo nesta existência com todas nossas forças, com todo nosso entendimento, sobretudo agradá-lo com nossa vida e fidelidade.


A Bíblia no Antigo Testamento nos adverte para sermos fiéis ao Senhor nesta vida:


“Deu-lhes as seguintes ordens: “Vocês devem servir com fidelidade e com coração íntegro, no temor do Senhor.” 2 Crônicas 19:9

FIEL

 “Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir as tuas ordenanças.” – Salmos 119:30



Fidelidade significa: “particularidade ou qualidade do que é fiel; em que há zelo ou cuidado por algo ou alguém; lealdade. Ação de cumprir as obrigações e/ou compromissos que foram assumidos com uma outra pessoa. Cujos hábitos, comportamentos ou atitudes permanecem constantes.” De acordo com essas características, você tem sido fiel? Fiel a Deus? Aos seus compromissos? Fiel à palavra de Deus? Fiel à vontade de Deus?



A Fidelidade do nosso Deus é incomparável, pois, mesmo que eu e você vire as costas para Ele, nosso Deus permanece fiel, e não há injustiça nEle (Dt 32:4). Conseguimos ver claramente a fidelidade de Deus em toda a escritura, no antigo testamento, em especial, conseguimos ver o caráter de um Deus fiel mesmo quando seu povo era infiel. É impossível falarmos de fidelidade e não enxergarmos Jesus e como em todos os momentos Ele permanecia fiel à vontade do Pai. 



Fidelidade é um sinal de quem possui fé, e a fé nos conduz a ser fiel com Deus. Uma fé que não demonstra fidelidade não tem valor na prática cristã e expõe uma fé morta (Tg 2:14-26). Deus busca pessoas fieis para habitar com Ele (Sl 101:6). O Espirito Santo deseja produzir em nós esse caráter de fidelidade com Deus, com sua palavra e vontade. Nesse mundo de tantas informações e distrações, é fácil ser infiel com Deus e nos deixarmos levar por coisas que entristecem o coração dEle. Ser fiel com Deus é crer e obedecer a sua vontade, é ser constante na oração e leitura da palavra. 



Uma vida de fidelidade com Deus reflete também na nossa fidelidade com o homem, reflete no nosso compromisso e lealdade com nossos relacionamentos interpessoais. Um exemplo de fidelidade no seu relacionamento interpessoal é Moisés, porque, quando Deus quis matar o povo israelita no deserto e disse a Moisés que faria apenas dele uma nova nação, Moisés não hesitou em suplicar misericórdia ao Senhor pelo povo (Ex 32:11-32). 



Apostolo Paulo disse na carta à igreja de Corinto que a fidelidade é algo requerido de nós: “Ora, além disso, o que requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1 Co 4:2). É esse comprometimento e fidelidade que Deus espera de nós enquanto buscamos produzir os frutos do Espírito. Que o Espírito da verdade produza em você essa fidelidade ao Senhor, fidelidade que refletirá também em todos os seus relacionamentos. 


Que você seja fiel e constante no Senhor!



Para refletir:


Você tem sido fiel e constante no seu relacionamento com Deus?


Você tem sido fiel com as pessoas à sua volta?


Você tem sido fiel com seus compromissos e obrigações?


Quais coisas você precis

a fazer para ser mais fiel?


OLHOS

 “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas (...)”

Mateus 6:22-23a

Treine o seu olhar para enxergar desafios como oportunidades.


Nossa carne não gosta, nossa mente vai tentar nos conduzir para o lado negativo da coisa e, é claro, o inimigo vai fazer de tudo para colocarmos o nosso foco na dificuldade, ou seja, vai incentivar que a nossa perspectiva fique contaminada pelo mal. E, depois, vai vibrar se cairmos na armadilha de reclamar, ficar tristes e frustrados.


Jesus disse que viveremos a partir do que enxergamos. O que você vê quando um problema surge inesperadamente na sua frente? Quais lentes você usa? Saiba que a sua reação aos desafios vai dizer “o que os seus olhos veem”.


Podemos chamar a visão positiva de fé. Não porque somos otimistas, mas, sim, porque temos uma base essencial e determinante para o nosso sucesso: as promessas da Palavra de Deus, e ela nos dá esperança sempre.


Quando temos a visão que Deus nos deu gravada no nosso coração, já compreendemos o propósito para o qual fomos criados e cremos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28), aproveitamos os problemas para aprender muitas coisas.


Davi, ao enfrentar um urso e um leão (1 Samuel 17:34-35), estava sendo treinado para o que viria mais adiante: lutar contra Golias e salvar o povo de Israel.


Da mesma forma, também estamos sendo preparados ao enfrentar situações difíceis e que parecem que vão nos destruir, mas Deus permite que passemos por elas.


A partir de hoje, lembre-se que Deus te ama e continua assentado no trono. Ele jamais perdeu o controle. Apenas confie nEle, enxergue desafios como lições e seja grato, não importa o que aconteça. O Pai sempre tem bons planos para a sua vida!

EMOÇÃO

 "Que nunca deixemos de nos emocionar pelos bons exemplos que nos rodeiam . São tantos.

A maior parte acontecem na sombra dos dias e no silêncio dos olhares e nos sorrisos que rasgam lentamente.Precisamos muito - e de muitos- bons exemplos.Precisamos de continuar a ser crentes na humanidade e a plantar sementes positivas,capazes de propagar solidariedade, atenção ao próximo, empatia e compaixão nos pequenos gestos do dia- a- dia e nas grandes acções ..."

SAUDADE

 


A saudade é o que fica daquilo que partiu, daquilo que já não é mais. Saudade é ausência, é o sentimento de vazio que fica daquilo que se foi. Mas às vezes, a saudade é um vazio tão grande que ocupa muito espaço dentro do coração, e aperta tanto o peito que acaba transbordando e escorrendo pelos olhos.Se sentimos saudades de algo ou de alguém é porque o objeto da saudade nos trouxe felicidade, foi algo ou alguém que amamos. Por isso a saudade dói. A saudade é a insistência da memória de manter vivo, presente e perto de nós o que já não temos. A saudade faz o ponto final virar uma vírgula na vida.Há saudades que se podem matar, há outras que são capazes de nos fazer morrer. Mas a saudade é sempre uma memória de amor que não morre.

DIZER


vida não pára, mas às vezes, pára mesmo. pára-nos nas mãos, na voz de uma pessoa estranha, e nós perdemos a força toda e a fé toda. sentimos o corpo a ir a procura das últimas gotas, e não há nada no reservatório da esperança. secámos. parámos.

parou-nos a vida, mesmo que não nos apercebamos e, momentos depois, estejamos a dizer que ela não pára.

mas parou.

é então que aparece a lógica, que insistimos em procurar quando tudo o mais falha, e ela lá vai mostrando que continuamos ali; que, mesmo que a força e a fé tenham desaparecido, é possivel continuar. e continuamos. pomos em marcha os planos para que os reservatórios de esperança se encham novamente, e ficamos à espera de ouvir cair a primeira gota, tão necessária. ela demora-se.

percebemos, também, que o tempo importa e deixá-o passar pode ser uma virtude. ficamos quietos.

aos poucos, começamos a sentir um resto de fé e agarramo-nos a ele, feito colete salva-vidas.

damos por nós a dizer que a vida não pára, mas as vezes, pára mesmo, e a única opção que temos é parar também. depois, quando a vida recomeçar, nós recomeçamos. as gotas de força e fé hão de voltar a preencher-nos, e nós saberemos que a vida parou e que agora é tempo de continuar.

PALAVRAS

 “as palavras são a melhor

celebração da liberdade. porque é entre elas que, desde sempre, se escondem segredos, e é com elas que, para sempre, se farão revoluções. é nas palavras que mergulham todos aqueles e aquelas que procuram ser e saber mais, numa ânsia de mundo. e nós insistimos em ser pequeninos, em caminhar no mesmo chão, quando há tanto céu para conhecer e tantas palavras para fazer voar.


as palavras são a melhor celebração da liberdade. sem dispensar coragem e poesia, aliadas em qualquer cenário, mais bélico ou lírico. e nunca será demais lembrar que, quando nos entregamos às subtilezas das silabas, estamos a juntar o nosso nome ao exército de quem quer lutar e planar, de quem quer ser um pouco mais livre e ir por ai, ao sabor das frases e dos ventos. ao sabor das páginas e dos seus momentos.


as palavras são a melhor celebração da liberdade. com vitórias e derrotas, contadas em todos os idiomas, em sequências de maior ou pior síntese. porque, mesmo sendo um enorme exercício de liberdade, as palavras nunca deixarão de significar, também, uma pequena exigência de reclusão.

pequena porque existe ar infinito dentro de todas as palavras. só depende de nós querermos respirá-lo, em mil conjugações de sujeitos e predicados.


as palavras são a melhor celebração da liberdade. há quem pense que não podem ser aldeia e mundo ao mesmo tempo, mas podem. e são-no sempre, é preciso que se diga. porque das vogais e consoantes que se dizem,e ouvem, escrevem ou lêem nunca depende o lugar, o ruído à volta ou a intensidade da luz. quando queremos mesmo ser livres, abrimos um livro, desdobramos um poema ou prolongamos uma conversa. embarcamos na viagem, mesmo que nunca deixemos de estar num apartamento apertado numa cidade qualquer. porque a viagem por onde as palavras nos levam está em nós.

as palavras são a melhor celebração da liberdade

SEGREDO

 " O segredo é aproveitar o processo.É manter o entusiasmo com todas as conquistas, por mais insignificantes que pareçam,e não esmorecer nas adversidades.Quando nos propomos a algo, de maior ou menor escala, seja em termos pessoais ou profissionais, temos de estar conscientes de que nada é automático e que existirá sempre um caminho a percorrer.Enquanto o trilhamos, há que ir lembrando:o segredo é aproveitar o processo.É não pensar só na meta e no cumprimento de objetivos.É desfrutar de cada passo, de cada dia.É encontrar e implementar estratégias que nos ajudem nos momentos de maior dúvida.É ter afixada na parede uma mensagem, ou várias, que nos indiquem o norte e que nos lembrem da sorte.Temos tanta.

O Segredo?É aproveitar o processo.É isso que diz quem está um pouco mais à nossa frente.É o que ouvimos e lemos por aí, e mesmo assim, esquecemo-nos que faz todo o sentido.Convencemo- nos de que o processo tem de ser de trabalho árduo, e ignoramos que, em simultâneo,nunca poderá deixar de ser divertido e desafiante, criativo e motivador.O esforço e a dedicação não significam apenas cara séria e muito foco, como muitos apregoam. Também podem significar sorrisos e celebrações.Já se sabe: o segredo é aproveitar o processo.É encarar medos e seguir.É fintar os contratempos e acertar o passo assim que possível, com motivação e alegria.É não desmotivar em demasia, mas premitir viver cada emoção de forma plena.É estar presente do princípio ao fim, desfrutando do todo e das partes.Hão de nos levar onde sonhamos.Até lá o segredo é aproveitar o processo."


SONORO


 O ser humano é um ser integral. Quando uma parte é afetada ou desnutrida, o todo percebe e sofre. A racionalidade abre horizontes e instiga o crescimento. O sentir profundo praticamente determinada se os dias serão iluminados ou não. Mas é a espiritualidade que ergue, promove a esperança e reúne os melhores motivos, para buscar as vitórias de cada dia. No entanto, as pessoas, no final de tudo, são seus afetos. Dias atrás, encontrei uma pessoa em situação de rua, que estava muito irritada, pois, enquanto dormia, roubaram os seus chinelos. Xingava todos que passavam, na busca por culpados. Quando me viu, transformou o semblante, esboçou um sorriso e relatou, sim, a indignação pelo ocorrido, mas sem irritação. Por mais dura ou agressiva que possa ser uma pessoa, todas necessitam de afeto. Melhoramos muitos meios e condições de vida, apesar de que falta muito para que todos sejam contemplados com a dignidade. No entanto, sem medo de errar, afirmo que somos extremamente carentes afetivos. Qualquer elogio, quando sincero, nos derruba, isto é, nos devolve a inocência. Um sorriso muda o dia triste de alguém, um simples ‘oi’, através de um encontro ou de uma mensagem eletrônica, devolve a alegria e o desejo de viver. Os grandes faróis da vida são, sim, os afetos. É evidente que devem ser afetos oriundos de uma personalidade bem constituída e amadurecida. Um ‘obrigado’ é sonoro e tem sabor, capaz de devolver alegria e vibração. Não vamos permitir que nossos afetos adoeçam e se transformem em fonte de insignificância existencial. Sejamos capazes de dizer, com o coração: eu te amo. 

CONSTRUÇÃO

 A construção diária

  A alegria da nossa família foi grande, quando fomos morar na casa própria. Hoje, olhando para trás, podemos concluir rapidamente: o esforço da mãe foi enorme e fundamental. Ter uma casa é algo enraizado na constituição de um lar. Muitas famílias passam a vida inteira juntando economias para adquirir o espaço que favorece o bem-estar e a liberdade. Formar um lar continua sendo um desafio, mas nunca deixará de ser um sonho que realmente vale a pena. É interessante perceber que, praticamente tudo, é uma construção, o que varia é o grau de exigência. A maior de todas as construções, no entanto, é a própria vida. Quando pensamos que a conclusão se avizinha, nos damos conta de que alguns detalhes passaram desapercebidos. Sempre surgem novas situações que aguardam por novas respostas e consistentes encaminhamentos. A cada amanhecer é necessário colocar peça por peça, no seu devido lugar. Somos uma construção sem fim, mesmo tendo consciência da finitude. A paciência é uma peça muito importante, sem a qual é difícil formar o todo. A humildade nunca será um acessório, mas uma peça de valor inestimável. A paz entrelaça todas as peças e imprime a harmonia. O amor, por sua vez, é o alicerce que garante a eternidade da construção. Quando a base é o amor, as peças até podem se movimentar, mas não saem do lugar. Ao meu ver, o brilho que reluz da junção de todas as peças é a espiritualidade. Quando uma pessoa cultiva a espiritualidade, a construção diária se dá de forma espontânea e serena. Vamos nos construindo, dia após dia, mas não pode faltar e nem sobrar peças. 

TRAUMAS

 A forma como lidamos O cotidiano é o palco de muitos encontros, onde as alegrias e as tristezas são partilhadas, sob a orquestração da confiança. É interessante perceber que os humanos andam, nestes últimos tempos, mais propensos à abertura do coração, para falar dos seus sentimentos, acertos e sofrimentos. Num dia desses, sem nenhuma formalidade, a pessoa abriu o coração e disse: ‘Não sou feliz. Quando eu não possuía nada, a pobreza gerava tristeza. Hoje tenho tudo e continuo triste.’ O diálogo ficou pela metade, mas com a promessa de encontrar um tempo para complementar o que não fora dito. De um jeito ou de outro, todos estamos marcados por algum trauma, real ou imaginário. Guardamos palavras, gestos, olhares e atitudes positivas ou negativas. Faz parte da essência humana ser frágil em algum aspecto, mesmo tendo que ser uma const fortaleza. Quando vejo pessoas caminhando na contramão da naturalidade, sempre penso no potencial escondido e, também, nas feridas abertas pela dor. Acolher, sem a pretensão de julgar, é o mínimo que pode ser feito. O respeito é um amor silencioso, que insiste em se fazer presente, nos diferentes e inesperados encontros que a vida oportuniza. Por mais doloridos que possam ser os traumas, a vida não pode deixar de avançar, mesmo quando devemos dobrar as esquinas da humildade e dar um outro rumo aos passos. Nem todos conseguem compreender os próprios traumas e, então, correm o risco de viver dias nublados, apesar do brilho do sol. Assumir os próprios traumas é ser capaz de viver serenamente, vislumbrando a autenticidade advinda do amor próprio. Os traumas, quando bem compreendidos e tratados, pavimentam os caminhos por onde a maturidade escolhe passar e deixar as marcas de sua beleza. Ninguém é mais ou menos feliz pela quantidade de traumas, mas pelo modo como lida com aqueles registros, que parecem não terem alcançado a cicatrização. Traumas sempre teremos. A proporção depende da capacidade de continuar vivendo e aprendendo com algumas dores, que sempre vão doer um pouco. Ainda bem que a vida segue, enquanto o aprendizado faz de tudo para nos tornar humildes e agradecidos. 

AFETO

 O ser humano é movido por afetos. Um elogio, por exemplo, pode mudar o dia de uma pessoa. Uma palavra doce pode provocar muitas e alegres sensações. A maioria aceita as normas e os ditames morais e éticos, quando estão acompanhados do bom senso e da amabilidade. Quando alguém não é elegante na comunicação e nas atitudes, os ruídos acabam causando ofensa e decepção. A razão é muito importante para a realização pessoal e para as decisões a serem tomadas. Porém, a razão não pode ser a única no comando diário. A serenidade da vida acontece no equilíbrio entre a razão e a emoção. É evidente que é um desafio conseguir tal equilíbrio, mas não é impossível. O importante é trabalhar-se continuamente para alcançar um degrau elevado de serenidade, equilibrando, a todo instante, a razão e a emoção. O equilibro está sendo exigido em todos os lugares e funções, pois é o único capaz de estabelecer uma relação de respeito e de durabilidade. O mundo anda bastante encantado com os avanços tecnológicos. A inteligência artificial é vista como uma boa nova para a solução de muitos impasses. Porém, a máquina jamais entenderá de sentimentos e de afetos. A lógica pode ser assumida pela tecnologia, mas o afeto é unicamente humano. Um robô pode até abraçar um humano, mas será sempre uma máquina. Somos movidos por afetos: olho no olho, pele com pele, palavras acompanhadas de atitudes afetivas. A razão abre caminhos, a emoção vai manifestando a alegria, advinda de cada passo dado. A imposição racional tem descerrado muitas janelas, mas os grandes faróis da vida são os afetos. Uma pessoa que sabe amar alcança muitas conquistas e semeia muita bondade. Fico pensando como seria o cotidiano se as pessoas fossem mais calmas, controladas na agressividade, educadas no uso das palavras e criativamente fraternas. Em tempos de muita exposição, se faz necessária uma avaliação em relação aos afetos. Estamos nos machucando demais, através de palavras, atitudes e julgamentos, e a vida anda amargurando experiências decepcionantes. O afeto faz viver, entusiasma e transforma. Não são os outros que devem mudar. A primeira mudança começa em nós. Viver é o maior afeto. 

ALMA

 Oxigênio da alma

 

 Nunca foi tão importante e necessário encontrar-se com as pausas que a vida nos permite. Desacelerar é quase uma obrigação, para oportunizar mais calmaria ao coração. Reencontrar-se com os silêncios existenciais é uma maneira de recompor nossa trajetória. Mas a vida precisa de afeto para alcançar o equilíbrio. Entre tantas fontes de afeto estão os amigos. Sem amigos o sol deixa de brilhar e a lua é encoberta pelas nuvens. Há amizades que chegam de repente, e outras que se demoram a brotar. Algumas florescem depressa e partem com a mesma velocidade. Mas existem aquelas raras, silenciosas, profundas, que resistem ao tempo e às estações como as árvores que firmam raízes discretamente. Elas não pedem licença para permanecer, apenas continuam ali. Com o tempo, percebemos que essas amizades são como refúgios. A sombra que oferecem não exige nada em troca. O silêncio que compartilham não pesa. O olhar que trocam compreende, mesmo quando não há explicações. E quando a vida aperta, são elas que nos devolvem o oxigênio que faltava. Não importa quanto tempo passe, sempre haverá espaço para recomeçar a conversa exatamente de onde parou. É bonito perceber que algumas raízes, mesmo quando distantes, continuam entrelaçadas sob a terra da memória e do afeto. São amizades que não pedem prova, apenas presença. Mesmo que a frequência das palavras diminua, a intensidade do vínculo permanece intacta. O mundo muda, as rotinas se transformam, mas a árvore da amizade verdadeira permanece firme, oferecendo abrigo, sentido e respiro. Preservar essas amizades é como cuidar de um jardim íntimo: basta regar de vez em quando com verdade, simplicidade e ternura. Porque, no fundo, são essas árvores humanas que nos devolvem o ar quando o mundo nos sufoca. Os amigos acalmam a alma. 

NOME

 Invocar o nome do Senhor significa clamar pelo criador, clamar por aquele que nunca perdeu uma batalha. Davi de pequena estatura enfrentou o gigante Golias invocando o nome do Senhor. O resultado foi a derrota de Golias e a vitória de Davi. Portanto, não importa o tamanho do seu problema ou o que esteja enfrentando. Nada te separará do amor Daquele para o qual nada é impossível. Você pode não estar vendo saída ou mesmo sequer uma solução, mas a porta da vitória, o Senhor abrirá em sua vida. Apenas creia, pois tudo é possível ao que crê.

NUNCA



Eu o persigo com a minha presença ardente todos os dias da sua vida. Às vezes, é tudo consumido, enquanto em outros momentos é uma chama persistente que ilumina o caminho à sua frente. Eu prometo que nunca abandonarei o trabalho que comecei. Eu nunca paro de restaurar o que está quebrado e de fazer maravilhas em meio à adversidade.


Levante o seu olhar para o meu; olhe e veja a resolução em meus olhos. Minha afeição por você é incomparável, e meu deleite não vacila nem por um momento. Eu sou seu bom e fiel Pai, seu Advogado e seu libertador. Deixe-me ser sua confiança, pois sou tão fiel quanto o nascer do sol, sou consistente na bondade e sou persistente na misericórdia. Até mesmo minha correção é cheia de graça que o eleva, em vez de vergonha que o afasta. Olhe ao redor e veja o que estou fazendo. Incline-se para a minha voz, e eu compartilharei com você a sabedoria que revela tesouros escondidos na escuridão. Confie na minha fidelidade, e você nunca ficará desapontado!


Salmo 74:12 - Tu sempre foste, e sempre serás, meu Rei. Tu és o poderoso conquistador, fazendo maravilhas em todo o mundo.

HOMEM

 Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.”’ Lucas 15: 11-12


Uma das parábolas mais famosas de Jesus é a história de um homem que teve dois filhos.


Seu filho mais novo estava farto do estilo de vida cotidiano de viver em casa sob as regras do pai. Um dia, ele decidiu tomar sua parte de sua herança e ir para a cidade grande. Em outras palavras, esse filho queria os benefícios do pai, sem o pai. Você já tratou Deus dessa maneira? É a mentalidade do tipo ‘oque Deus pode fazer por mim’?


Surpreendentemente, o pai da história concordou e deu-lhe sua parte da herança. Sem uma palavra, o filho arrumou suas coisas e saiu de casa. Rapidamente seu estilo de vida festeiro consumiu o melhor dele e fez secar todo seu dinheiro. Acabadas as opções e sem nenhum lugar para ir, esse filho foi rastejando de volta para casa. Consciente do quanto ele havia errado, implorou perdão ao pai e a chance de simplesmente trabalhar em sua propriedade. Voltar como filho? De jeito nenhum! Ele sabia que não tinha o direito de perguntar isso após ter virado as costas ao pai e à sua família.


É fácil julgar esse filho jovem, arrogante e esnobe. Ele nem sequer merece um emprego na propriedade de seu pai – e ainda assim, o poder dessa história está na resposta do pai. Numa cultura em que a honra e a vergonha significa tudo, o total desrespeito que o filho demonstrou para com seu pai justificaria o pai mandar o filho embora sem pensar duas vezes. Mas ainda assim, o pai CORREU com alegria para cumprimentar seu filho. Ele o vestiu com as melhores roupas e deu uma grande festa. Por quê? Porque seu filho mais novo, esse filho pródigo, tinha voltado para casa.


Jesus usa essa história para pintar uma imagem muito clara da fé arrependida. Em outras palavras, Jesus está falando sobre reconhecer nossos próprios pecados e voltar para Deus, nosso Pai celestial. É sobre receber o amor e a graça abundante de Deus, apesar de nossos pecados e vergonha. Nós definitivamente não merecemos isso, mas como o pai da história, Deus está pronto e aguardando, caso apenas voltemos para casa

ORA

 “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem es...