Bom Dia! Acordando aos poucos... O mês de maio é tão singelo... A vida precisa ser sentida e tocada pela ternura... Não convém perder tempo com as miúdas pedras do caminho... A cada amanhecer, ergo os olhos e fixo o infinito... É para o alto que nSempre gostei de caminhos, de encruzilhadas e de longos corredores. Gosto demais de deixar o olhar se perder no horizonte. Nem sempre é necessário andar, mas é imprescindível não perder de vida o que vem depois do alcance do olhar. Converso comigo mesmo e sinto a alegria de estar sempre em movimento. É na voz interior que encontrei o sinal mais firme para seguir adiante, todo o resto são trilhas que se cruzam e se dispersam, mas sempre retornam ao mesmo ponto de partida. A consciência não é um menu de opções, mas um farol que ilumina o único rumo capaz de harmonizar o ser com o todo. Não se trata de escolher entre este ou aquele, mas de mergulhar numa presença silenciosa que dissipa as dúvidas e revela o que já estava trilhado desde sempre. Em cada gesto de bondade, há a confirmação de que nada é por acaso: o coração que se dispõe a servir escuta um chamado antigo, que ressoa em cada existência humana. A prática do bem não é um caminho alternativo, mas a materialização do único traçado ético que a consciência delineia quando tem espaço para florescer. Em meio às urgências do cotidiano, somos tentados a seguir roteiros prontos, mas a consciência insiste em sussurrar algo diferente, mais profundo, menos ruidoso. É ela que nos impele a acolher o outro com respeito, a reconhecer a dor sem desviar o olhar, a semear esperança onde tudo parece perdido. A cada passo, não estamos criando um novo itinerário, mas afeiçoando-nos ao único traçado que leva ao encontro da verdade e da paz. Esse caminho é discreto e exige coragem para silenciar as vozes externas, desapegar-se das convenções e estar verdadeiramente atento ao pulsar interior. Somente assim, guiados pela consciência, podemos caminhar em liberdade autêntica, conscientes de que o nome que damos ao percurso pouco importa, pois sua essência é sempre amor e compaixão.
"Que nunca deixemos de nos emocionar pelos bons exemplos que nos rodeiam . São tantos. A maior parte acontecem na sombra dos dias e no silêncio dos olhares e nos sorrisos que rasgam lentamente.Precisamos muito - e de muitos- bons exemplos.Precisamos de continuar a ser crentes na humanidade e a plantar sementes positivas,capazes de propagar solidariedade, atenção ao próximo, empatia e compaixão nos pequenos gestos do dia- a- dia e nas grandes ações ..."
quarta-feira, 14 de maio de 2025
TEMPO
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”
Eclesiastes 3:1
Esta é uma das passagens que a maioria dos cristãos conhece. Mas, quando precisamos de uma resposta, a ansiedade vem e tenta nos dizer que a solução já deveria ter sido dada há muito tempo, não é mesmo?
Nós, seres humanos, sofremos muito com o tempo… Isso porque conhecemos apenas o tempo cronológico (CHRONOS, no grego). Marcamos anos, meses, semanas, dias, minutos e segundos, sempre planejando um prazo ideal para as coisas acontecerem. No entanto, Deus não é limitado ao tempo CHRONOS.
Deus trabalha no tempo KAIRÓS, que não segue um calendário ou a lógica humana. KAIRÓS é o tempo oportuno, ou seja, é o momento perfeito do cumprimento do propósito; é a hora em que Deus diz: “Agora, está pronto”.
Muitas vezes, nós idealizamos e definimos o momento que, na nossa cabeça, seria o melhor para algo acontecer. Com isso, precipitamos decisões e até tentamos dar uma “ajudinha” para Deus, mas acabamos criando mais problemas para nós. Se tivéssemos esperado a resposta de Deus no tempo dEle, tudo estaria resolvido de fato.
Quando a ansiedade trouxer pensamentos de tristeza, frustração ou falta de esperança por algo que ainda não aconteceu, lembre-se que você tem um Deus que te ama e sabe todas as coisas.
Ele vê adiante de você e quer te trazer a resposta perfeita, no tempo perfeito, mas o tempo dEle não é o seu tempo! Não se deixe atormentar por um calendário ou por um relógio!
Espere, com confiança, a resposta de Deus! Os planos dEle são sempre os melhores!
LADO
O céu abriu suas portas para recebê-lo, pois Eu o sentei Comigo no reino celestial onde descansamos como Um. Eu o vejo ao Meu lado, não mais lutando para chamar Minha atenção. Você está no lugar de descanso ao Meu lado. Isso o transformará enquanto você considera o que significa ser um Comigo. Tudo o que o perturbou não pode entrar; a porta está fechada para o temporal e momentâneo. A eternidade está dentro do seu coração, pois Eu vim para ser um com você.
Eu anseio ensinar-lhe o que significa ser um filho, uma filha do Deus Vivo. Não deixe que sua experiência com um pai terreno cegue seus olhos para quem Eu sou. Você tem um Pai no céu com um amor ardente por você. Eu tenho um amor carinhoso por você e lhe darei os frutos da filiação. Deixe-me lhe ensinar os segredos do que significa ser Meu filho. Eu o curarei da dor que o impediu de Me conhecer completamente.
Sua vida está prestes a mudar enquanto você toma seu lugar à Minha direita. Eu o tornei santo em Minha presença. Absorva a glória que está ao seu redor, até que saiba que estou perto. Plantei sementes em sua vida há muito tempo que estão apenas começando a crescer. Haverá um jardim paradisíaco em seu coração enquanto Meu Espírito traz essas sementes adormecidas à vida e à fecundidade. Você esquecerá toda a sua aflição e dor ao ver o jardim crescer e liberar vida dentro de sua alma. Você irradiará Minha glória e saboreará Minha bondade.
Eu escolhi você e nunca poderia esquecer a adoração que você derramou diante de Mim. Estou perto de você agora mesmo, pois Minha obra está rapidamente ocorrendo em sua vida. Completarei esta bela obra dentro do seu coração até que você desperte com Minha semelhança. Venha e descanse ao Meu lado até que seus olhos se abram para Me ver face a face.
CÂNTICO DOS CÂNTICOS 6:5 - “Desvia teus olhos de mim, não aguento mais! Não consigo resistir à paixão dos olhos que amo. Dominado por um olhar, meu coração arrebatado — desfeito. Mantido cativo pelo teu amor, estou verdadeiramente vencido! Pois tua devoção imortal a mim e o mais rendido sacrifício!
FÉ
FÉ É CAMINHAR COM ESPERANÇA
Ao refletir sobre a fé somos levados a pensar também sobre a caminhada de esperança do cristão.
Hebreus nos diz que somos estrangeiros e peregrinos (Hb 11:13). Refere-se àqueles que estão de passagem pela terra, lembrando-nos de que nosso tesouro mais precioso não se encontra aqui.
Estrangeiros e peregrinos são aqueles que caminham com esperança, pois “aspiram à pátria superior, isto é, celestial”. Diz a Palavra que “Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (Hb 11:16). Que linda declaração!
Crer é caminhar com esperança, sabendo que a Casa do Pai nos aguarda. Abraão, que creu, saiu de sua terra sem saber para onde iria. Obedeceu. Uma igreja que crê é uma igreja que sai para mostrar Jesus ao mundo, que nega a si mesma, seus interesses e tesouros transitórios para investir na eternidade. Uma igreja que não deseja ser honrada na terra, mas ser sal da terra.
Crer é confiar o suficiente para permanecer no caminho indicado pelo Senhor, mesmo nas circunstâncias mais incômodas, e perseverar até o fim. A Palavra não promete ao cristão uma caminhada tranquila nesta terra. Ao contrário, Jesus deixou bem claro que os seus discípulos seriam perseguidos e odiados por causa do Seu nome.
Devemos receber com gratidão, contentamento e profunda alegria tudo o que o Senhor nos dá nesta vida, aproveitando nEle todas as coisas, mas precisamos caminhar sabendo que apenas na Casa do Pai encontraremos a plenitude de vida onde não há choro, tristeza ou dor, só adoração!
terça-feira, 13 de maio de 2025
LUZ
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”
Mateus 5:14-16
O mundo vive em trevas, e isso não vai melhorar, pois estamos cada vez mais próximos do fim. Basta olhar para tudo que tem acontecido mundialmente para se chegar à essa conclusão. É justamente por isso que Deus conta conosco!
Nós, que temos Jesus, somos a luz, e esta luz ficará cada vez mais evidente com o passar do tempo. Afinal, aonde existem grandes trevas, a luz se destaca e brilha com mais intensidade.
E como podemos fazer Jesus brilhar através de nós? Pregando o Evangelho, como a Palavra de Deus manda?
Com certeza, isso faz parte, mas não basta saber a Bíblia e ter uma boa mensagem na ponta da língua, pois palavras, sozinhas, não impressionam e nem sempre são eficazes para conduzir alguém à salvação. Nosso discurso será vazio se não estivermos cheios de Deus.
Por outro lado, se estivermos abastecidos dEle, nosso semblante resplandecerá a luz de Jesus, as nossas atitudes exalarão o amor de Deus e as nossas palavras, mesmo que sejam poucas, serão certeiras para demonstrar para este mundo que existe algo diferente no nosso interior.
O amor de Deus é tudo que o mundo precisa, principalmente em épocas de crise em que as pessoas estão confusas, com medo e sem esperança. Este cenário é uma excelente oportunidade de vermos pessoas mais quebrantadas e interessadas em conhecer o nosso Deus.
Por isso, busque a Deus e seja apenas você: cheio do amor, da sabedoria e do poder do nosso Pai. O Espírito Santo fará o restante do trabalho! Deixe Jesus brilhar através da sua vida!
SERVO
“O servo prudente goza do favor do rei, mas o que procede indignamente é objeto do seu furor”.
Provérbios 14:35
Nesse momento, você precisa se diferenciar e alcançar uma nova posição?
Então, convido você a se lembrar de um personagem bíblico chamado José. Ele era um homem bom e temente a Deus, mas foi injustamente punido, preso e transformado em transgressor.
Apesar de todos os acontecimentos na sua vida, ele teve o favor de Deus e o de outras pessoas também. No momento certo, foi exaltado. Embora tenha passado anos de sofrimento, de uma hora para outra, foi de escravo a governador do Egito, deixando claro para todos o Deus a quem servia.
Como filhos de Deus, temos à nossa disposição o favor dEle. Mas o simples fato do favor estar disponível para nós, filhos, não significa que vamos vivê-lo automaticamente. Muitas coisas são nosso direito e, talvez, nós nunca desfrutemos delas porque é preciso ativar nossa fé naquela área.
Deus quer nos favorecer da mesma forma que fez com José, porém, para viver o Seu favor, é preciso manter uma atitude correta nas situações adversas. O nosso comportamento coerente com a Palavra faz com que, por causa do favor dEle que está sobre nós, pessoas sejam levadas a nos abençoar.
Como você tem reagido nas circunstâncias difíceis? Com medo, com murmurações e tomando decisões precipitadas? Ou, pior ainda, sendo rebelde com Deus por que está chateado com o que está acontecendo? Atitudes como estas não contribuem para que você viva o favor de Deus.
Seja obediente, ande em retidão, busque ao Senhor e seja grato apesar de tudo. Entenda que Deus é o principal interessado em fazer você viver Seus milagres, mas existe uma parte que é só sua. Não coloque a culpa em alguém ou nas situações, mas decida viver o estilo de vida da fé!
Você é filho do Pai de amor e tem tudo para dar certo! Só não saia debaixo da mão de Deus!
APENAS
“Mas, se tu buscares a Deus e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia, se fores puro e reto, ele, sem demora, despertará em teu favor e restaurará a justiça da tua morada. O teu primeiro estado, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último crescerá sobremaneira."
Jó 8:5-7
Eu sei que, ao se deparar com perdas, o ser humano pensa: “Tudo que eu construí está acabado. Todo meu esforço foi em vão. Não existe jeito de recomeçar, pois eu levaria muitos anos. E agora?”.
Diante de uma crise, estas são as conclusões lógicas que a nossa mente natural insiste em nos convencer. Elas fazem sentido? Sim, se vivêssemos segundo o sistema deste mundo.
A nossa lógica humana vai brigar com a nossa fé; ela vai tentar afundá-la! Porém, Deus não precisa de lógica para mudar drasticamente qualquer quadro; Ele só precisa da nossa crença na Sua Palavra e da nossa perseverança.
Se, nesse momento, você está vendo ruir o que construiu, saiba que Deus tem todo poder e não está alheio ao que tem acontecido na sua vida.
Você precisa de restauração? Então, permita que esse Deus, que está assentado no trono, permaneça assentado no trono do seu coração.
É claro que nenhum de nós quer passar por momentos difíceis. Nenhum de nós quer passar por situações em que se sinta inseguro, mas perceba que, em toda crise, existem oportunidades. Esteja atento a elas!
Aproveite para crescer na dependência de Deus e para experimentar o sobrenatural dEle, mas também esteja pronto para agir inspirado pelo Espírito Santo e ver, com um outro olhar, as situações pelas quais passa.
Creia: a misericórdia de Deus é real e te alcançará sempre que o seu coração se voltar para Ele e se mantiver firme, apesar de todas as circunstâncias.
Deus não apenas restituirá o que você perdeu, mas também fará novas coisas, de um jeito muito melhor do que o seu estado anterior! Você acredita?
DESCANSO
“Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.”
Êxodo 33:14-15
Moisés entendia o valor da presença de Deus na vida dele.
Após receber a direção de Deus, Moisés fez questão de reforçar que só iria para qualquer lugar se Deus fosse também. Ele sabia que jamais teria prejuízo se Deus estivesse com ele em todo tempo o inspirando, dirigindo os seus atos e abençoando o que ele fazia.
Ao nos tornarmos novas criaturas, Deus quer nos dirigir em todo tempo. O descanso que a presença de Deus nos dá é inigualável. Você a valoriza? Você é sensível à direção que Deus te aponta, através do Espírito Santo? Você cultiva essa sintonia ou ainda teima em tomar decisões quando está agitado e ainda não conseguiu ouvir a voz do seu homem interior? Como é a sua dependência por Deus?
Apesar de Deus ter os melhores planos para cada um de nós, Ele nunca agirá impondo a Sua vontade. Ele é respeitoso. Se você quiser caminhar lado a lado com Ele, sem precipitação ou sem ser levado pela emoção, Ele te conduzirá com todo amor. Porém, este desejo e esta decisão têm que ser uma escolha sua.
Hoje, quero incentivar você a ter uma postura de submissão a Deus. Esqueça toda a sua capacidade humana ou até experiências anteriores. Esvazie a sua opinião e conte com Deus para tudo, pergunte a Ele o que você deve fazer e siga a direção que Ele apontar nessa situação específica que você está vivendo.
Você será grandemente abençoado se os conselhos do próprio Deus forem mais importantes para você do que a influência da sua carne ou de qualquer outra pessoa. Valorize a presença do Espírito Santo em você! Apenas Ele pode te dar o descanso que você tanto precisa!
ARMA
Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.”
Isaías 54:17
Na mídia, vemos pandemias, golpes, assaltos, assassinatos, sequestros, desastres, ataques terroristas. São inúmeras outras ameaças e muitos, muitos problemas. Se permitirmos, o medo toma conta de nós, pois a sensação que o mundo nos oferece é de total insegurança.
O ambiente externo piora a cada dia e parece que nada nem ninguém pode mais proteger o ser humano. Tudo porque o mundo jaz (está submerso) no maligno (1 João 5:19).
A verdade é que, se nos prendermos às condições naturais em que vivemos, não faremos mais nada.
Além disso, armadilhas são preparadas pelo inferno para nos fazer naufragar no engano e destruir a nossa casa, a nossa saúde, as nossas finanças, os nossos sonhos.
Porém, somos de Deus! E Ele nos prometeu que nenhuma arma forjada, ou seja, que nenhuma intenção maligna ou armadilha, por pior que seja, pode prevalecer em nossa vida. Temos uma muralha invisível que nos cerca e nos protege de todo mal. A Palavra diz que esta é a nossa herança, é um dos nossos direitos! Basta confiar.
Em tempos de ameaça, não fique desorientado e nem aja motivado pelo desespero. O diabo pode dizer que você está perdido, que você corre perigo, que sua família vai se quebrar ou qualquer outra mentira. Aja tomando posse de Isaías 54:17 e peça a sabedoria de Deus para tomar qualquer atitude.
Diga com autoridade que nenhum intento maligno prevalecerá contra você porque, como filho do Deus Todo-poderoso, você tem direito a uma proteção sem igual!
CHAVES
Venha e olhe para o meu rosto. Contemple a minha glória até que você seja transformado. Eu lhe darei novos olhos, meus olhos, que lhe darão verdadeiro entendimento. Eu o chamo para olhar através dos meus olhos. Quando você olha através dos meus olhos, o mundo ao seu redor muda. Quando você vê os doentes, Eu os vejo curados. Quando você vê os perdidos, Eu os vejo dormindo e prontos para serem despertados. Quando você vê a escuridão se aproximando, Eu vejo o inimigo derrotado. E quando Eu olho para você, Eu o vejo completo, feito inteiro e bonito, sem nada faltando.
Eu o chamo para a visão verdadeira para que você possa ver. Compre de mim um colírio curativo, e sua visão será clara. Eu curarei seus olhos e farei com que você avalie e discirna claramente o dia em que está vivendo. Muitos veem a ruína; Eu vejo a glória. Muitos veem a devastação; Eu vejo meu reino aumentando e não tendo fim. Eu vejo o fim desde o começo, e quando você vier diante do meu trono, verá o que meu profeta Isaías viu — a terra inteira está cheia da minha glória!
De hoje em diante, Eu o estou chamando para deixar de lado sua cegueira e usar Meu colírio de cura, a revelação do Meu amor, e ver tudo de forma diferente. Vocês serão conhecidos como filhos e filhas do Deus Vivo enquanto falam com pureza e visão clara. Eu lhes mostrarei os segredos do que está por vir quando seus olhos forem curados e vocês olharem para o Meu trono. Eu lhes dou hoje a verdadeira visão que brota da revelação e do entendimento. Seus olhos serão ungidos para ver além do momento e chamar as coisas que não são como se fossem. Eu lhes dei este dom da graça discernente para que vocês possam levar esperança onde outros perderam a coragem.
Levem este colírio de cura de amor para as pessoas e observem o que farei enquanto vocês falam Minhas palavras e veem com Meus olhos.
LUCAS 8:17 - “Porque esta lâmpada da revelação agora brilha dentro de vós; nada vos será escondido— tudo será revelado. Cada segredo do reino será revelado e exposto, tornado conhecido pela luz da revelação”
FÉ
Deus nos chama à obediência, à semelhança de Abrão, que “quando chamado, obedeceu” (Hb 11:8). Esse texto, na carta aos Hebreus, refere-se à linda passagem de Gênesis 12, quando o Senhor chamou Abrão para sair da sua terra e parentela, indo para uma terra que o Senhor lhe mostraria. Logo depois, vemos a resposta do servo do Senhor: “Partiu, pois, Abrão” (Gn 12:4).
Ele não argumentou com Deus, não impôs condições, nem mesmo pediu ao Senhor explicações. A direção dada por Deus era a mais vaga possível (“para uma terra que te mostrarei”), mas havia uma clara promessa das bênçãos do Senhor. O certo é que, após ter ouvido o Senhor, “partiu, pois, Abrão”.
A fé que nos é aqui apresentada não é utilitária, mas obediente. Não se fundamenta nos desejos pessoais, mas na vontade de Deus. Não é uma fé manipulada pelo homem, mas um instrumento para que o homem seja usado pelo Senhor.
Dessa forma, Hebreus 11 nos fala que, pela fé, coisas boas e tremendas aconteceram: ruíram as muralhas de Jericó, subjugaram reinos, obtiveram promessas, fecharam bocas de leões, e mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Essa fé nos ensina que o impossível pode, a qualquer momento, acontecer, se o Senhor assim desejar.
Há, porém, o outro lado das ações fundamentadas na fé, pois Hebreus 11 também nos diz que estes que creram (possuidores de fé) foram torturados, passaram pela prova de açoites, foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos ao fio da espada, andaram peregrinos e errantes sobre a terra. Portanto, muitos que creram não foram livres do sofrimento e da provação.
É a fé que nos prepara para continuar crendo, mesmo no vale da sombra da morte. Uma fé que louva a Deus quando o melhor acontece, e continua louvando a Deus quando chega o sofrimento, pois confia no Senhor.
BUSCAR
Salmos 27.11:
“Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me pela vereda direita.”
Ao buscar a Deus, Davi se esvaziou de si mesmo, do seu eu, das suas vontades, dos seus desejos. Ele pediu para que o SENHOR o ensinasse o caminho e que o guia-se pela vereda direita. Davi não procurou outros meios para guiar sua vida, não se baseou em si próprio, não seguiu conselhos de pessoas erradas, nem desejou a sabedoria humana para se orientar. Antes invocou ao SENHOR para que o ensinasse e o guiasse.
Com a história Davi aprendo o seguinte: Quem quer que seu caminho seja de sucesso, deve fazer o que o salmista fez: Pedir ao SENHOR para que Ele o ensinasse e o guiasse.
BEM
. Podemos dizer que a vida tornou-se mais compreensível e dinâmica, com o desenvolvimento das ciências. A todo instante, algo novo está sendo descoberto. Apesar de tudo, ainda nos encolhemos e deixamos o medo tomar conta. Conseguimos desconfiar e ver o mal em tudo e em todos. O mal é entendido como uma névoa que encoberta a existência. Para fugir do mal, aceitamos fazer qualquer coisa ou ir em qualquer lugar. Porém, o mal não tem toda a força que imaginamos. Basta uma pitada de bem que o alma simplesmente desaparece. É uma certeza que brota da experiência humana mais íntima, pois não há mal ou dor que resista a um gesto de compaixão, nem escuridão que não recue diante de uma luz, por menor que ela seja. O mal pode até fazer barulho, mas sua raiz é frágil e sua permanência depende do esquecimento do bem. Já o bem, mesmo quando calado, permanece. Ele se esconde em atitudes silenciosas, em mãos estendidas, em abraços que não perguntam, apenas acolhem. O bem não precisa ser exibido, pois é essência. Quando cultivado, ele transforma tudo ao redor, sem alarde, mas com profundidade. Há quem se canse diante da insistência do mal, mas basta um único coração decidido a fazer o bem para que a cura comece. Não é uma cura imediata, tampouco visível aos olhos impacientes, mas ela acontece, como semente que germina no tempo certo. Em momentos difíceis, recordar a existência do bem é um respiro para a alma. O mal pode até visitar nossos dias, mas nunca terá morada fixa onde o bem é praticado com constância. E mesmo quando tudo parece em ruínas, ainda assim o bem insiste, persiste e resiste. Ele nos ensina que não se trata de apagar o mal à força, mas de criar um ambiente onde ele não encontre espaço para permanecer. É o bem que dá sentido à caminhada e renova a fé em cada passo dado. O bem é mais que resposta, é caminho. Que jamais esqueçamos disso
CURA
Não é uma cura imediata, tampouco visível aos olhos impacientes, mas ela acontece, como semente que germina no tempo certo. Em momentos difíceis, recordar a existência do bem é um respiro para a alma. O mal pode até visitar nossos dias, mas nunca terá morada fixa onde o bem é praticado com constância. E mesmo quando tudo parece em ruínas, ainda assim o bem insiste, persiste e resiste. Ele nos ensina que não se trata de apagar o mal à força, mas de criar um ambiente onde ele não encontre espaço para permanecer. É o bem que dá sentido à caminhada e renova a fé em cada passo dado. O bem é mais que resposta, é caminho. Que jamais esqueçamos disso.
segunda-feira, 12 de maio de 2025
OLHE
“Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3:6).
A redenção em Cristo Jesus, provida por Deus aos seus filhos, transforma a maneira como cremos, agimos e entendemos a vida. Em outras palavras, transforma a nossa fé, comportamento e cosmovisão.
Olhar para a vida com os olhos de Cristo deve ser um dos nossos principais alvos. E, no capítulo três do livro de Provérbios, encontramos este convite associado à uma promessa.
O capítulo inicia com uma convocação: não esquecermos dos ensinos do Senhor, e guardá-los em nossos corações (v. 1-4). Logo depois um novo chamado: “Confia no Senhor de todo o seu coração e não te estribes no teu próprio entendimento" (v.5), e finalmente: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas” (v.6).
Somos chamados a reconhecer Deus (quem Ele é, e o que Ele faz) em todos os nossos caminhos. É preciso enfatizar aqui a palavra “todos”.
Algumas lindas lições! Primeiro, para reconhecermos o que Deus faz em nossas vidas é preciso confiar nele. O ensino é claro: antes de reconhecê-lo em todos os nossos caminhos, “confia no Senhor de todo o seu coração”. Confiar no Senhor significa ouvir e seguir a Sua voz em todas as circunstâncias da vida, mesmo nas mais difíceis. É ter a Sua Palavra como verdade absoluta e final, digna de toda obediência. É adorar ao Senhor mesmo quando passamos pelo dia mais escuro. E assim fazemos porque confiamos nele!
Segundo, olhe para os fatos da vida com os olhos da fé. Assim, você irá reconhecer a Deus (seus planos, propósitos, oportunidades e disciplina) em todos os seus caminhos. E assim fazendo, temos uma belíssima promessa: Ele irá endireitar (consertar, colocar de forma reta, direita) os nossos caminhos.
Olhe para os fatos de sua vida (todos eles!) com os olhos da fé. Veja o que Deus está fazendo e submeta tudo ao Senhor. Ouça o que Deus está falando e obedeça a Sua voz. Ele, assim, cuidará daquilo que você não consegue cuidar: tornará os seus caminhos retos!
DISCIPLINA
NÃO REJEITE A DISCIPLINA DO SENHOR
"Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem" (Pv 3:11-12).
O coração facilmente se alegra com o encorajamento, mas não com a repreensão. As palavras de elogio são bem recebidas, mas raramente as críticas.
O capítulo três do livro de Provérbios não é uma lista de regras, mas um roteiro de relacionamento com o Pai. Inicia com a carinhosa expressão: "Filho meu" (v.1); e segue nos admoestando a guardar os Seus mandamentos (v.1), confiar em Deus (v.5), reconhecer a Sua presença e ensino em todos os nossos caminhos (v.6), honrar ao Senhor com os nossos bens (v.9) e, finalmente, não rejeitar a Sua disciplina (v.11).
Vemos, portanto, que o Senhor tanto nos afirma, quanto nos repreende. Assim, somos convidados a receber de braços abertos tudo o que vem do nosso Deus. O motivo nos é dado no verso seguinte: "Porque o Senhor repreende a quem ama" (v.12).
Chamo a sua atenção para esta verdade: Deus é santo e nos chama para a santidade. Ele, que é santo, santo, santo, rejeita tudo o que é impuro e pecaminoso. Assim, nos enviou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - Jesus, para nos redimir e, santificados, vivermos eternamente em Sua presença.
Entretanto, enquanto neste mundo estamos sujeitos à nossa carne, ao próprio mundo e ao mal, e esses três lutam para que os filhos de Deus abracem o pecado. Por outro lado, com insuperável graça e poder, o nosso Deus, que nos ama e odeia o mal, faz com que vejamos o nosso próprio pecado por meio da sua amorosa disciplina. Como lemos: "... assim como o pai, ao filho a quem quer bem".
Se você está sendo repreendido por Deus pelo pecado da palavra amarga, da imoralidade, vaidade, ganância, fofoca, ciúmes, inveja, descontentamento ou qualquer outro pecado, receba a disciplina do Senhor com ações de graças, pois Ele o ama. Arrependa-se daquilo que não é santo, busque em Cristo força para mudar e não peque mais!
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139:23-24).
VIDA
Assim como um construtor estabelece uma fundação para uma casa grande e forte, Eu estabeleci uma fundação profunda em sua vida. Esta fundação é construída sobre a Rocha da Verdade. Eu estabeleci suas paredes e fortaleci seu ser. Você será uma fortaleza da Minha presença, e Eu o mostrarei ao mundo como Minha bela obra-prima artística!
Sangue sagrado Eu dei por você. Mãos santas foram abertas para receber seus pregos. Belos pés que andavam pelas ruas de Jerusalém foram perfurados para que você andasse pelas ruas de santidade Comigo. Eu realizarei Meus planos. Meus anseios por sua vida serão cumpridos. Não olhe para a estrutura e diga que ela é inferior.
Olhe para Minha sabedoria e diga: "Você faz todas as coisas bem." Agora mesmo estou preparando os próximos passos de sua jornada Comigo. Eu o estou construindo em uma casa de glória para que Eu possa mostrar Minha força de superação e conquista em seu favor. Lenta e cuidadosamente, como o Mestre Construtor, Eu o construí e o edifiquei. A superestrutura agora é vista, e Eu terminarei o que comecei.
Muitas vezes você Me perguntou: "Por que isso demora tanto?" Eu falo com você hoje: acredite no Meu plano sábio para sua vida, olhe para Mim e isso acontecerá. Meu poder e graça surgirão dentro de você, e o que agora parece impossível será tirado de você. Suas limitações são convites para o Meu poder libertá-lo. Eu nunca falharei ou desapontarei você. Minhas promessas são arco-íris de esperança que o cobrem. Minhas declarações sobre sua vida são maiores que sua mágoa. Suas lágrimas são palavras líquidas que Eu leio e entendo. Nunca duvide do Meu amor conquistador, pois Eu determinei construir você em uma casa espiritual cheia de confiança, esperança e amor.
SALMO 38:9 - “Senhor Deus, Tu conheces todos os meus desejos e meus anseios mais profundos. Minhas lágrimas são palavras líquidas e Tu podes lê-las todas.”
APERTO
Bom Dia! Acordando com muitas lembranças... O dia das mães é inspirador... Que em todos os dias possamos ser agradecidos: esta é a prece que as mães merecem... Então, uma nova semana, com ânimo e muita fé... Que bom ver os primeiros passos de nosso Papa Leão e suas significativas palavras... Feliz semana! “O sapato que serve bem em uma pessoa aperta em outra. Não existe uma receita de vida que funcione para todos.” (@passarinhos_no_telhado). Ganhar sapatos novos era uma verdadeira festa. Não tenho lembrança de ter ganhado sapatos novos, pois eu era o terceiro dos meninos da família. A prática era praticamente a mesma em todas as famílias: um passava o calçado para o outro, conforme os pés iam crescendo. Para além dos sapatos, a vida nos pede uma atenção especial: nem tudo o que serve para todos. Às vezes, olhamos para o outro e nos perguntamos por que a vida dele parece mais leve, mais certa, mais resolvida. Mas esquecemos que cada passo é moldado por histórias que não se veem à primeira vista. O que serve bem ao outro pode nos ferir, e aquilo que nos conforta pode não fazer sentido algum para mais ninguém. A existência não vem com manual de instruções, porque a alma de cada um é única, e por isso também são únicos os caminhos, os enfrentamentos, os ritmos. Há quem avance com rapidez, há quem precise de pausas longas. Há quem busque estabilidade, e há quem precise do vento para continuar vivendo. Respeitar essa diversidade é sinal de maturidade e também de liberdade interior. Ninguém pode ditar o modelo certo de felicidade, porque ela floresce onde há coerência entre o que se vive e o que se acredita. É preciso deixar de lado a urgência de querer respostas prontas e, com humildade, experimentar o que realmente faz sentido para si. Caminhar com os próprios sapatos, mesmo que não sejam os mais bonitos, é sempre melhor do que se espremer em moldes que não acolhem nossa verdade. E quem encontra conforto na própria medida vive com mais paz, mais leveza, mais gratidão. A vida não precisa ser igual para fazer sentido. Pelo contrário, é na delicada arte de assumir o que se é, com coragem e autenticidade, que a beleza real se revela. Que possam encontrar sempre a melhor disposição para caminhar com os pés que temos e com os sonhos que calçam a alma.
SAPATO
É preciso deixar de lado a urgência de querer respostas prontas e, com humildade, experimentar o que realmente faz sentido para si. Caminhar com os próprios sapatos, mesmo que não sejam os mais bonitos, é sempre melhor do que se espremer em moldes que não acolhem nossa verdade. E quem encontra conforto na própria medida vive com mais paz, mais leveza, mais gratidão. A vida não precisa ser igual para fazer sentido. Pelo contrário, é na delicada arte de assumir o que se é, com coragem e autenticidade, que a beleza real se revela. Que possam encontrar sempre a melhor disposição para caminhar com os pés que temos e com os sonhos que calçam a alma.
SENHOR
Dá-me, Senhor, plena felicidade interior.
E a serenidade que inunda quem está junto a Ti.
Renova dia-a-dia a alegria,
para que teu Espírito habite meu espírito,
alma e corpo,
a fim de que, demonstrando coragem,
eu possa espalhar a vida e enfrentar todos os males
e provações com abrangente felicidade,
agradecido a Ti por todas as coisas.
Existe saída. Aprenda a chorar sem entregar-se à amargura. Espere por um novo dia mesmo que a noite seja escura. Enfrente a adversidade sem perder o sorriso. Ainda que não entenda tudo, acredite que a vida é bela. Não deixe de amar por causa do sofrimento. Não se torne um cético porque ainda não conquistou seus sonhos. Ao ler, tanto a Bíblia como estas linhas, não apenas busque tomar a força que o estimulará a viver melhor; leia-as, buscando o Deus que inspirou os escritores a escrevê-las.
A Palavra de Deus pode penetrar agora mesmo em sua alma e curá-lo das feridas e lembranças tristes que lhe causam mal. Não importa o que o passado fez a você. Importa é o que você fará com o que o passado fez de você. As palavras que você lê contêm o poder de restaurar emoções. Esta palavra é inspirada por Deus e possui poder para curá-lo, transformá-lo, e criar em você o milagre que precisa
LONGO
O ser humano guarda muitas coisas ao longo da vida terrena. Guardar o coração porque dele procedem as saídas da vida, normalmente é negligenciado. Porém, o Sr Jesus disse que Ele é o caminho, a verdade e a vida e que Ele é o único caminho pelo qual o ser humano vai ao Pai. Assim sendo, escolha sempre a porta do aprisco pelo qual achará pastagens, independente do problema que se apresente. Ele é galardoador e dá muito mais do que o ser humano quer ou pensa. Apenas creia no agir sobrenatural de Deus em sua vida e guarde o seu coração. No momento certo, Ele se inclinara, ouvirá o seu clamor e te honrara com a vitória, em nome de Jesus.
sábado, 10 de maio de 2025
SIM
Vivemos em uma sociedade que muitas vezes associa a felicidade à conquista de um relacionamento. Porém, a verdadeira realização está na nossa ligação com Deus, muito acima das conquistas deste mundo.
Aos que estão solteiros: mesmo que um relacionamento não faça parte dos planos que Deus tem para sua vida neste momento — ou mesmo nunca venha a acontecer —, a sua existência tem valor. Deus continua sendo nossa base e fonte de alegria.
Estar solteiro não diminui em nada a importância, o propósito ou a beleza da vida de alguém. Pelo contrário, esse tempo pode ser para crescimento, amadurecimento e descobertas únicas. Quando reconhecemos Deus como o centro da nossa caminhada, deixamos de nos prender às expectativas dos outros (família, amigos e muitos vezes até a igreja!) e passamos a viver em paz, confiando nos planos perfeitos Dele.
Nossa fé não pode ser baseada apenas na realização de nossos desejos pessoais. Deus não é um meio para satisfazer nossos sonhos; Ele é o próprio fim. Valorizar a relação com Ele em primeiro lugar estabelece um relacionamento firme, quer estejamos sozinhos, quer acompanhados.
Ao direcionarmos nossa atenção para Deus, encontramos um sentido muito maior para a vida. Nossa identidade se firma como filhas e filhos amados, completos Nele. Em vez de buscar em outra pessoa a solução para nossos anseios, aprendemos a encontrar plenitude no amor de Deus, que é suficiente.
Confie sua vida a Deus. Coloque-O sempre em primeiro lugar e descubra que, Nele, você já possui tudo o que realmente importa. O que for necessário para a sua caminhada será acrescentado no tempo certo, pelas mãos do próprio Deus.
GRAÇA
Estou limpando você repetidamente — lavando você no Meu amor e encharcando-o na Minha graça. É verdade que você já está limpo, pois a Palavra de Deus vive em você e produz frutos. Mas Eu não lavei os pés dos Meus amados discípulos? Muitas vezes seus pensamentos precisam do Meu fogo purificador para destruir as mentiras que buscam se alojar em seu coração. Eu purificarei seus pensamentos até que você esteja fixo apenas nos caminhos da santidade e da pureza. Eu lavarei a impureza de seus pés até que todo lugar em que você estiver se torne santo. Eu o separo para ser totalmente Meu, e o que é que o torna totalmente Meu? Um coração rendido e uma mente que carregará Meus pensamentos e os levará em amor aos outros.
A peneiração de seus motivos continuará até que sua consciência esteja limpa diante de Mim. Eu desejo pureza, não apenas exteriormente, mas com cada atividade de sua vida enquanto você anda com motivos que são corretos. O que quer que você faça, faça-o como para Mim. O que quer que você fale, fale como as verdades vivas de Deus. Seja sábio e alerta para o engano que é o maior de todos: o autoengano.
À medida que você avança em Meus caminhos sagrados, verá como coloquei a verdade bem no fundo de você. Você não seguirá os caminhos tortuosos de usar seu dom para a admiração dos outros. Você depositará sua coroa, seus dons e sua escassa substância aos Meus pés, e Eu os tornarei sagrados. Assim como transformei uma serpente na vara de Deus para Moisés, tomarei coisas tortas dentro de você e o agraciarei com Minha autoridade e presença até que mesmo sua fraqueza se torne força diante de Mim.
Siga em frente, fixe seus olhos no destino, e Eu o farei acontecer. Outros podem parar em sua jornada e dar passos de egoísmo, mas você, Meu santo, caminhará e não desmaiará nem se distrairá, pois o prêmio da Minha glória está diante de você. Venha Comigo, e Eu o farei fiel e verdadeiro.
JÓ 5:19 - “Ele te livrará de problemas repetidas vezes. Não importa o que passes, Ele te resgatará, protegendo-te de ferimentos para que alcances teu destino. Escreve uma oração de rendição a Ele.”
CORAGEM
Eu venho com um presente hoje. Eu lhe trago coragem, coragem renovada. Você precisa ter força para descobrir as riquezas e a glória que depositei dentro de você. Muitos estão contentes com o que seus olhos contemplam, mas você Me pediu mais. Eu vejo a disposição do seu coração de deixar o comum para trás e encontrar a riqueza sobrenatural da Minha vida. Então Eu lhe trago a energia viva da fé, que é coragem.
Meu amor por você nunca o deixará indefeso. Então não fixe seu olhar nos inimigos da fé, pois eles tropeçarão e cairão. Você se levantará com coragem renovada e se banqueteará com a realidade da Minha presença em todos os momentos. Pois seu verdadeiro conforto e alegria não estão meramente na vitória que Eu lhe dou, mas naquele que o chama para ser Meu. Uma coragem ousada para seguir em frente apesar do que seus olhos veem é o presente que você deve tomar para este dia. Agarre-se à vida eterna profundamente dentro de você, e o poder dessa vida fluirá através de você.
Estou fazendo isso por você como você pediu — dou a você uma nova visão para o futuro, cheia de esperança e coragem para seguir em frente. Cada presente que trago deve ser recebido e utilizado em sua jornada. Então, dê um passo de fé e obediência à Minha Palavra, e você encontrará braços eternos segurando-o e lhe dando força. Eu venho com Minha espada desembainhada, pronto para lutar por você, enquanto você toma seu lugar aos Meus pés em adoração. Seus medos terrenos serão dissolvidos enquanto você se curva com medo somente de Mim. Eu o guiarei nos caminhos da coragem justa até que você fique sem vergonha na Minha presença sagrada.
JOÃO 16:33 - "E tudo o que Eu lhe ensinei é para que a paz que está em mim esteja em você e lhe dê grande confiança enquanto você descansa em mim. Pois neste mundo descrente você experimentará problemas e tristezas, mas você deve ser corajoso, pois Eu venci o mundo!"
POLITICA
A IGREJA E A POLÍTICA
Há muitas ideias equivocadas com respeito à relação da igreja com a política. Muitos acreditam que os cristãos não deveriam participar de política porque este é um assunto mundano. Outros acham que todo cristão que entra em política corrompe-se. Há aqueles que, na outra ponta, pensam que todo cristão é um bom político e há líderes inescrupulosos que fazem da igreja um verdadeiro curral eleitoral, domesticando as consciências de seus liderados. Os cristãos devem ser pessoas bem informadas para não serem massa de manobra nas mãos dos espertalhões. Os cristãos não devem aprovar, com o seu voto, bandeiras que conspiram abertamente contra a fé cristã. A igreja não deve ser partidária, mas nunca pode ser a-política. A igreja é a consciência do Estado. Deve orar pelas autoridades constituídas. Deve honrar as autoridades constituídas. Deve pagar tributos às autoridades constituídas. Deve confrontar as autoridades constituídas sempre que elas se desviam de seu papel de promover o bem e coibir o mal . E, nunca democracia, deve mudar as autoridades constituídas quando elas perdem a capacidade de governar com integridade e eficiência.
TEMPO
Bom Dia! Acordando sem pressa, enquanto o sábado oportuniza diferentes sentimentos... Será um final de semana de abraços e de afetos... Como é bonito o dia das mães... Elas são inesquecíveis, tanto na terra como no céu... Mesmo que as demonstrações sejam muitas, uma prece pelas mães é um gesto grandioso de amor... Feliz dia! Parabéns às Mães! “Nem tudo depende do tempo. Nem tudo melhora com o tempo. Porque, às vezes, não é de tempo que precisamos, mas de atitudes.” (@camposde.margaridas). Quando se trata da relação com o tempo, somos todos iniciantes. Conforme a maturidade foi se estruturando em minha vida, a valorização das horas e dos minutos tornou-se fundamental. É como se existisse um respeito profundo pelo tempo que está à minha disposição. Mas não posso estacionar no tempo. As atitudes são determinantes. Porém, é no decorrer do tempo que as atitudes são formatadas. O tempo costuma ser o grande conselheiro das horas difíceis. Mas há momentos em que ele apenas passa, e nada muda. Há dores que não cicatrizam só porque os dias se acumulam, assim como há relações que não se curam apenas com a distância. Muitas vezes, o que falta não é tempo, é coragem. É mais fácil esperar que o tempo resolva, quando não queremos assumir o movimento necessário. Mas o tempo, por si só, não carrega varinhas mágicas. Ele apenas nos acompanha, enquanto esperamos ou agimos. E é a atitude que pode transformar o agora. Algumas mudanças não exigem calendário, exigem decisão. Não é o tempo que pede perdão, é a humildade. Não é o tempo que cura, é o encontro entre verdade e delicadeza. A maturidade não vem com os anos, vem com o gesto consciente de escolher o que faz crescer. Esperar pelo momento ideal pode ser uma forma sutil de adiar o que já deveria ter sido enfrentado. E embora a espera possa ter seu lugar, ela não deve ser um esconderijo para a inércia. Agir também é uma forma de amar. Há silêncios que sufocam mais do que palavras mal ditas. E há esperas que esvaziam a alma por não se sustentarem em escolhas concretas. Quando olhamos de frente, mesmo com medo, algo dentro de nós se alinha. A alma sabe quando é hora de sair da espera e transformar o desejo em ação. O tempo pode acompanhar, mas não deve substituir o gesto. Porque há dias que não precisam passar para que a vida mude. Precisam apenas ser vividos com presença e decisão.
MOMENTO
Esperar pelo momento ideal pode ser uma forma sutil de adiar o que já deveria ter sido enfrentado. E embora a espera possa ter seu lugar, ela não deve ser um esconderijo para a inércia. Agir também é uma forma de amar. Há silêncios que sufocam mais do que palavras mal ditas. E há esperas que esvaziam a alma por não se sustentarem em escolhas concretas. Quando olhamos de frente, mesmo com medo, algo dentro de nós se alinha. A alma sabe quando é hora de sair da espera e transformar o desejo em ação. O tempo pode acompanhar, mas não deve substituir o gesto. Porque há dias que não precisam passar para que a vida mude. Precisam apenas ser vividos com presença e decisão. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!
MAIORIA
Há algumas coisas na vida que a maioria gostaria não tivessem acontecido, mas aconteceram. Algumas delas podem ser corrigidas, confessadas, consertadas, precisam que você volte atrás para reparar o mal feito. Outras, porém, não há nada que possa fazer para revertê-las. Vai ter que conviver com as lembranças, lidar com a dor, acostumar com a ausência, aceitar que a vida nem sempre é justa, e viver o melhor que pode sem ficar amargo, magoado ou culpado. Há coisas que você não quer aprender, mas são necessárias. Existem alimentos que você não gosta, todavia, são essenciais para sua saúde. Seu corpo não gosta de exercícios, porém, sem eles, seu futuro será comprometido. Remédios amargos também curam, não há como não tomá-los. Você prefere ficar longe de certas pessoas, entretanto, o Evangelho ordena amar até os inimigos. Ainda tem aqueles que jamais gostaria de separar-se, no entanto, vai chegar a hora que terá que despedir-se deles. Felicidade é saber lidar com essas coisas sem desilusão, continuar vivendo apesar da dor, amar e saborear a vida do jeito que ela é. "Quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la" (1 Pedro 3:10-11).
HUMANO
O ser humano procura ser amado e respeitado em todos os sentidos. Porém, diante do sistema do mundo, a verdade de Deus conforme a Sua Palavra, não comparece quando é evocado. Na justiça do mundo, não opera a Justiça de Deus, porque os pensamentos do Senhor são muito mais altos que os do ser humano. Mas para quem serve ao Senhor, o Seu agir a favor dos que o buscam está sempre disponível porque cuidar é especialidade de Deus. Portanto, não importa a dificuldade que esteja passando e a situação que esteja enfrentando, entregue tudo aos cuidados do Senhor. Com a Sua verdade e justiça, Ele trará à existência aquilo que não existe e consequentemente solução onde aos olhos humanos não há. Aguarde com paciência no Senhor, e o mais Ele fará, e a vitória no tempo certo chegará, em nome de Jesus.
VERDADE
No capítulo 6 do livro de Daniel, lemos sobre uma conspiração para matá-lo. Seus inimigos eram os que governavam com ele. Dentre os três principais líderes instituídos pelo rei Dario, Daniel se sobressaiu “[...] porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino” (Dn 6:3). Assim, os demais tramaram a sua morte.
Concluíram que não encontrariam ocasião para acusá-lo “[...] se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus” (Dn 6:5). Fizeram, pois, um decreto, assinado pelo rei, em que qualquer pessoa “[...] que fizer petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões” (Dn 6:7).
Daniel soube do decreto, entrou em sua casa e, como fazia rotineiramente três vezes ao dia, colocou-se de joelhos e, assim, “[...] orava, e dava graças diante do seu Deus, como costumava fazer” (Dn 6:10).
A determinação de Daniel sempre chamou a minha atenção. O texto é claro ao expor que, ao saber do decreto, ele foi para o seu quarto orar, como de costume. Ele não precisou de tempo para pensar no que fazer, se aconselhar sobre possíveis formas de contornar a ira do rei ou mesmo procurar quem tramava por sua vida. Não! Daniel simplesmente foi orar.
Tema a Deus! À medida que tememos a Deus além e acima de qualquer outro nome, pessoa ou ser, seremos tomados por uma forte determinação de segui-lo acima de qualquer situação ou oposição. Que o temor ao Senhor encha o nosso coração, nossos pensamentos e nossas decisões, em nome de Jesus.
Não negocie a sua fé! Daniel conhecia a Deus e não negociava a sua fé. Ele preferia enfrentar a injustiça e a morte a abandonar o Deus vivo. De forma semelhante, somos, em diferentes circunstâncias e de diferentes formas, atacados em nossa fé. Guardemos nosso coração na Palavra e, mesmo que o preço a pagar por continuar crente em um mundo descrente seja alto, que o Senhor nos ajude a jamais negociar a nossa fé.
Confie em Deus! Aquele que o chamou também caminha com você. Deus não se apartou de Daniel e, mesmo naquele momento crítico em que muitas eram as vozes contra ele, sua atitude foi subir para o quarto e orar. Que o Senhor encha nossas vidas com determinação, fé e confiança no Altíssimo, no qual podemos descansar. Portanto, creia e descanse!
MEU
Daniel foi lançado em uma cova com leões por manter-se fiel a Deus, orando ao Senhor, como fazia diariamente. Contrariando o decreto do rei Dario, como parte de uma conspiração, Daniel foi sentenciado à morte.
O rei, manipulado pelos opositores de Daniel e penalizado com a situação, não encontrou outra alternativa senão lançá-lo à morte. E disse: “[...] o teu Deus, a quem tu continuamente serves, que Ele te livre” (Dn 6:16). O rei voltou para o palácio e passou a noite em claro e em jejum. Logo pela manhã, foi à cova dos leões e “[...] chamou por Daniel com voz triste” e disse: “[...] Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?” (Dn 6:20).
Daniel respondeu, dizendo: “O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões [...]” (Dn 6:22). Que palavras fantásticas! Reflita comigo:
Daniel não se exaltou. Ele não mencionou nenhuma competência própria para escapar daquela inusitada situação. Ele atribuiu somente a Deus o livramento, dizendo: “O meu Deus enviou o seu anjo”. É o Senhor quem livra. Perante situações impossíveis em sua vida, reconheça que é o Eterno quem lhe dá livramento, e exalte o Seu Nome!
Daniel não se vitimizou. Ele afirmou que foi achada nele inocência diante de Deus. Ele não narrou a conspiração contra ele, não se revoltou contra os seus opositores e não se colocou como o centro das injustiças humanas. Cuidado para não se vitimizar perante as provações! Sua vida está nas mãos do Senhor. Confie n’Ele e enfrente o que vier com força e paz em Cristo Jesus.
Daniel cumpriu sua missão. Ele tinha convicção de que sua missão na Babilônia não era sobreviver ou mesmo ser colocado em importante posição de governo, mas sim fazer o Nome de Deus conhecido e exaltado. O rei Dario, perante tal testemunho de fidelidade e livramento, fez um novo decreto no qual “[...] os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque Ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi Ele quem livrou a Daniel do poder dos leões” (Dn 6:26-27).
Perante as situações de provação, angústia, tristeza e sofrimento em sua vida, lembre-se do Deus vivo. Ele pode intervir e dar livramento. Ele pode não intervir e permitir que o sofrimento continue. Em toda e qualquer situação, porém, Ele continua ao seu lado, dando-lhe insuperável graça para passar pela dor olhando para Cristo. E quando o livramento chegar, não se esqueça de fazer como Daniel: exaltando o Senhor, não se vitimizando e cumprindo sua missão com fidelidade.
QUEM
É DEUS QUEM DÁ SABEDORIA
“Porque o Senhor dá sabedoria e da sua boca vêm a inteligência e o entendimento” (Pv 2:6).
Quantas vezes fazemos escolhas erradas, pensando serem as melhores? Ou planejamos algo com a melhor intenção, logo depois percebendo que não era o melhor caminho? Quantas vezes usamos a palavra inadequada e ofendemos, em lugar de encorajar; concordamos, quando era necessário confrontar; ou simplesmente falamos, quando o silêncio seria o mais adequado?
O segundo capítulo do livro de Provérbios amplia o ensino sobre a sabedoria e deixa claro que sua fonte não é a nossa ponderação humana, experiência de vida, cursos e treinamentos, mas sim o Senhor nosso Deus.
Lemos que “o Senhor dá a sabedoria”. Ele, porém, não o faz a todos; mas àqueles que aceitam a sua Palavra e guardam os seus mandamentos (v.1), buscam o entendimento (v.2) e pedem compreensão (v.3). Ele a dá aos que buscam a sabedoria como um tesouro valioso (v.4), mais que dinheiro e títulos. Ao que assim fizer, “entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus” (v.5).
Alguns ensinos são claros! Primeiro, não há verdadeira sabedoria sem Deus. Seja a melhor das intenções, o poder da ciência ou o conselho dos experientes, sem Deus não se encontra o melhor caminho. Portanto, busque a Deus, leia a Palavra e peça a Ele sabedoria para o passo que deve dar, a palavra a ser dita ou a decisão a ser tomada. Ele, e somente Ele, dá aos seus a verdadeira sabedoria.
Segundo, a sabedoria é encontrada por meio de um processo. Veja que o capítulo dois do livro de Provérbios nos fala sobre ouvir as palavras, guardar os mandamentos, pedir sabedoria, ouvir a Sua voz… portanto não se trata de um ato, mas de um processo. Significa que precisamos tirar o tempo necessário para apresentar a Deus aquilo que requer de nós sabedoria, ouvir a Sua voz na Palavra, falar com Ele em oração, aguardar, ponderar e buscar conselho, antes de tomar aquela importante decisão.
Os maiores erros vêm do impulso, da ação impensada, da palavra lançada ao vento, dos planos que saciam os nossos desejos, mas estão longe dos desejos de Deus.
Quero lembrá-lo que “sabedoria” é a capacidade dada por Deus para cumprir os Seus propósitos. Que Ele nos dê sabedoria e paz em nossa caminhada hoje!
quarta-feira, 7 de maio de 2025
ENCONTRO
Quando, ainda que por um instante, você encontra Deus, coisas extraordinárias acontecem. Você é transformado. Ainda que tenha andado errante por cavernas e valados; caído no mais profundo abismo; perdido; experimentou solidão e a ausência da graça; mas sua luta interna, por hora, termina. Mesmo sabendo que outras batalhas virão, estará pronto para vencer. Um encontro com Deus muda tudo, principalmente você. #SilmarCoelho
VENCER
Antes do teu nascimento, quando eras minúsculo demais para ser visto a olho nu, venceste a corrida da vida; chegastes na frente de 250 milhões de competidores.
Logo, não esqueças o quanto és forte; tua existência é prova da tua grandeza. Nasceste um vencedor, um guerreiro, desafiastes as impossibilidades, e sobrevivestes a mais terrível de todas as batalhas.
E agora que, comparado àquela invisível semente, és um gigante, por que dúvidas da vitória, já que teus concorrentes estão em bem menor número? Por que não arriscas, as margens de seres vitorioso são bem maiores.
As únicas barreiras que existe são aquelas que estão na tua mente. Todos os obstáculos que vês, existem apenas porque esqueces a maior de todas as corridas que correstes e vencestes.
Não desanimes justo agora. Deus já te conduziu pela mão uma vez e te guiará outra vez. Como fizestes da primeira vez, mergulhe sem medo na corrente da vida para nascer mais uma vez vitorioso. A vida mais uma vez está a tua espera. #Sl
PALAVRA
Muitos escutam a Palavra é nada fazem para obedecê-la; leem conselhos, os acham úteis, mas nunca pretendem aplicá-los à própria. Frequetam a igreja, porém não se envolvem com as coisas de Deus. Falam muito a respeito de oração, mas quase não oram. Podem dar a impressão de que estão buscando a Deus quando na realidade o estão abandonando.
Ficam fascinados com Deus; participam dos movimentos evangélicos com entusiasmo, enquanto permanecem sentados sobre as próprias mãos. O Evangelho produz ações reais para servir a Deus ou como Jesus respondeu: "Vocês estão enganados!, pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!" (Marcos 12:24).
DEUS
A MISSÃO COMEÇA EM DEUS
O centro da missão não são os perdidos, mas Deus. Não é a igreja, mas Deus. A missão tem início em Deus, em sua vontade, e é finalizada em Deus, sua honra e glória. Tal missão, sendo fundamentalmente divina, é exercida por Deus em sua plenitude revelada, portanto fundamentalmente teocêntrica.
Para o primeiro missiólogo protestante, Gisbertus Voetius, teólogo holandês reformado do século 17, a missão se fundamenta na voluntas Dei (vontade de Deus), apontando para o decreto eterno de Deus no passado, as promessas de Deus no futuro e o mandamento missionário no presente.
Na grande comissão, o Senhor Jesus apresenta o fundamento sobre o qual a missão será cumprida: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra...” (Mt 28:18). É na autoridade de Cristo que a igreja caminha no mundo testemunhando o poder do evangelho. É na autoridade de Cristo que o evangelho é pregado com expectativa de ver vidas sendo transformadas. É na autoridade de Cristo que missionários são enviados para a proclamação da verdade do evangelho entre as nações. É na autoridade de Cristo que a missão é cumprida.
Essa convicção, de que a gênese da missão é Deus e a vontade de Deus, deve nos levar à uma postura de dependência e obediência. Dependência, pois sem Deus nada acontece. Podemos ter excelentes treinamentos e enviar missionários preparados, mas sem a graça e intervenção de Deus, a missão não é cumprida. Pessoas não se convertem, igrejas não nascem e missionários não perseveram. Precisamos de Deus!
O segundo efeito dessa convicção é a obediência, pois a missão não nasce da vontade da igreja, dos pastores ou dos missionários, mas do próprio Deus. Por isto, o Senhor Jesus, após apresentar o fundamento da missão (sua própria autoridade), ordenou que a igreja vá e faça discípulos entre todas as nações. Encontramos significado de vida à medida que cumprimos a vontade de Deus.
MISSÃO
A MISSÃO É CUMPRIDA NA ADORAÇÃO A DEUS
Deus deseja ser conhecido e adorado entre todos os povos da terra. Dentre outros, este é um dos grandes resultados da missão: pessoas de todas as tribos, línguas, povos e nações sendo redimidas pelo Senhor Jesus.
O evangelho tem se espalhado por quase toda a terra. Pelo poder e vontade de Deus, usando a sua igreja como agente de proclamação das boas novas de salvação, vemos que o evangelho tem adentrado lugares imprevisíveis e igrejas têm nascido entre os mais improváveis. Não é incomum acompanharmos pesquisas missionárias em regiões supostamente não alcançadas pelo evangelho e, lá chegando, sermos surpreendidos pela presença da igreja do Senhor Jesus. O evangelho já havia chegado, pessoas foram transformadas e igrejas nasceram.
Por outro lado, há ainda muito a ser feito. Dentre os 7.000 povos não alcançados (com menos de 2% de cristãos evangélicos entre eles), cerca de 3.000 não possuem sequer um cristão conhecido. São mais de 1.000 línguas sem um verso traduzido da Palavra de Deus e vastas regiões sem a presença de uma só igreja de Cristo.
Estive em uma região de montanhas na Ásia, anos atrás, e o guia cristão que me acompanhava mostrou-me um imenso vale com dezenas e dezenas de grandes vilarejos. E disse: “Não há sequer um cristão entre eles”. Essa é ainda a realidade de muitos povos, muitas línguas e muitas regiões na terra. E o que falar do mundo pós cristão, os povos minoritários em áreas remotas e os grandes movimentos da diáspora em quase todas as nações?
Os tempos mudaram, mas não a missão. Que o Senhor desperte a sua igreja para realizar a sua vontade: Jesus sendo conhecido e adorado entre todos os povos da terra.
Essa missão é de toda a igreja, não apenas de alguns missionários. Uma missão que é realizada pela oração, envolvimento, envio e proclamação do evangelho de Cristo. Seja Ele exaltado!
IDOLATRIA
CUIDADO COM A IDOLATRIA
O rei Belsazar, filho de Nabucodonosor, deu um grande banquete e mandou trazer os utensílios que seu pai havia tirado do Templo em Jerusalém, quando a cidade foi invadida e o Templo saqueado.
E beberam nestes utensílios o rei, seus líderes, suas mulheres e concubinas. Diz a Palavra que “beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra” (Dn 5:4). A ira de Deus foi imediata e apareceram uns dedos que escreveram no reboco da parede do palácio real, e o rei, bem como todos os outros, viram aquela imagem.
Após ninguém ser capaz de interpretar o que foi escrito, chamaram Daniel, que foi posto diante do rei. Daniel iniciou sua fala relembrando que o Senhor havia pesado a mão sobre Nabucodonosor “[...] até que conheceu que Deus, o altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens” (Dn 5:21).
Logo depois, Daniel disse: “Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto” (Dn 5:22). E afirmou que, com o coração soberbo, ele havia mandado trazer os utensílios da casa de Deus para beber vinho neles, dando louvores aos seus deuses de ouro, prata, bronze, ferro, madeira e pedra “[...] que não veem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a Ele não glorificaste” (Dn 5:23). Naquela mesma noite morreu Belsazar, o rei dos caldeus.
O fato é que Deus odeia a idolatria. Ele odeia quando depositamos em qualquer outra pessoa, ser ou coisa, a exaltação e confiança que somente Ele merece. Ele odeia quando oferecemos nossas orações a outros, sejam imagens, amuletos, pessoas, riquezas, influência ou amigos. Somente Ele é digno de adoração, no qual devemos confiar.
Portanto, adore somente a Deus. Ele é o Deus vivo, único, eterno, infinito e incomparável. Nada e ninguém se compara ao Altíssimo. Somente Ele é digno de honra, glória e todo o louvor. Somente o Seu Nome deve ser exaltado.
Ore somente a Deus. Ele criou, amou, chamou e salvou Seus filhos para que pudessem, em Cristo Jesus, se relacionarem com Ele. E a oração é uma importantíssima parte deste relacionamento.
Confie somente em Deus. Ele tem o universo em Sua mão e, com imensurável poder, controla todas as estrelas, ao mesmo tempo que governa também as nossas vidas. Nenhum detalhe escapa ao controle do nosso Deus. Coloque a sua confiança, toda ela, somente em Deus!
CHAMA
DEUS CHAMA AO ARREPENDIMENTO
Continuamos refletindo no livro de Daniel. Encontramos o rei Belsazar, filho de Nabucodonosor, que foi acusado por Deus por ter usado os utensílios roubados do Templo em Jerusalém em uma festa pessoal, onde também ofereceu louvores aos seus deuses. Deus se irou e o advertiu por meio de uma mensagem escrita de forma sobrenatural no reboco do palácio real.
Ela dizia: “MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM”, que significa que Deus pesou a mão sobre ele, pois foi achado em falta, e dividiu o seu reino entre os medos e persas. Observe que o rei havia prometido roupas, ouro e uma importante posição em seu reino para quem pudesse ler e interpretar aquelas palavras (Dn 5:25-28).
Daniel foi chamado e revelou ao rei o seu significado. Mas, antes disso, expôs ao rei o seu pecado perante Deus: de orgulho, soberba e idolatria. Mesmo tendo ouvido todas as coisas, lemos que o rei Belsazar cumpriu o que havia prometido, dando a Daniel roupas, ouro e uma posição no reino, mas nada manifestou em relação ao seu próprio pecado. Não houve arrependimento, quebrantamento nem pedido de perdão ao Senhor. E, naquela mesma noite, o Senhor lhe tirou a vida (Dn 5:29-30).
Este é um assunto que requer reflexão pessoal. Quando somos advertidos em nossos pecados, seja pelo Senhor em Sua Palavra, pelos irmãos por meio de um conselho ou por nossa consciência guiada pelo Espírito Santo, o que se requer de nós não são respostas elaboradas, mudanças estratégicas ou justificativas perante os demais, mas sim arrependimento.
Olhe para o seu coração. Na presença de Deus, guiado pela Palavra e pela ação do Espírito Santo, observe de perto o seu coração, seus sentimentos, desejos, inclinações e motivações. Se houver pecado, busque ao Senhor com verdadeiro arrependimento.
Olhe para o seu comportamento. Isto inclui suas palavras, ações e reações, seu jeito de lidar com as pessoas e com as situações. Se houver pecado, busque ao Senhor com verdadeiro arrependimento.
Olhe para os seus relacionamentos. Aqueles que estão ao seu redor, sejam família, amigos, vizinhos ou companheiros de estudo e trabalho. Você foi chamado para ser sal da terra e luz do mundo entre eles. Se houver pecado, busque ao Senhor com verdadeiro arrependimento.
Deus se agrada de um coração quebrantado. Ele ama a humildade e odeia a soberba. O Senhor é cheio de misericórdia.
COVA
UM PERIGO MAIOR DO QUE A COVA DOS LEÕES
A história mais conhecida sobre Daniel é que ele foi lançado em uma cova de leões e sobreviveu pela intervenção e misericórdia de Deus.
Antes dessa grande provação, porém, ele enfrentou outra, potencialmente ainda mais perigosa, por ser sutil e cativante. Não havia leões, mas existia um plano maligno para corromper a sua fé. Trata-se da cova babilônica em que ele, juntamente com seus três amigos, chegou a ser levado como cativo de Jerusalém para a Babilônia.
Os jovens de Israel que foram levados para a Babilônia deveriam ser todos “[...] jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei [...]”, havendo um claro objetivo: “[...] lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus” (Dn 1:4). Pelo período de três anos, eles deveriam ser alimentados “[...] das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia [...]” (Dn 1:5).
No verso 4, vemos que a primeira atitude babilônica foi oferecer-lhes algo novo. Eles iriam aprender a cultura e a língua dos caldeus, ou seja, aprenderiam o jeito de ser do povo daquela terra.
No verso 5, a segunda atitude babilônica foi convidá-los para a festa. Eles teriam acesso às iguarias e bebidas da mesa do rei. Tudo brilhava, tudo era chamativo, gostoso e belo.
Nos versos 6 e 7, a terceira atitude babilônica foi dar-lhes nomes novos, promovendo uma nova identidade.
Portanto, a Babilônia, nos tempos de Daniel e também em nossos dias, procura nos atrair e corromper de três formas. Primeiro, com sua cultura, que tenta constranger e sufocar a nossa fé e as nossas práticas cristãs. Segundo, com seu encanto. Tudo parece ser mais bonito, com mais luz e mais alegria nas festas babilônicas. Terceiro, alterando a nossa identidade, fazendo-nos questionar quem de fato somos em Cristo Jesus.
Nesse quesito, a proposta babilônica a Daniel, chamado agora de Beltessazar, é a mesma que é feita a você e a mim. É como se falassem: “Seja Daniel em sua casa e sua igreja, crente em sua fé; mas aqui entre nós, você é Beltessazar. Assim, enquanto estiver entre nós, você deve falar, viver e adorar, não como Daniel, povo de Deus, mas como Beltessazar, babilônico”.
Pode ser mais fácil reagir espiritualmente perante a cova dos leões do que à cova babilônica. Na primeira, o perigo é mais visível. Na segunda, bem mais sutil. Na primeira, somos confrontados pelo terror. Na segunda, somos atraídos pelo belo. Na primeira, naturalmente gritamos: “Socorro, Senhor”. Na segunda, nos dizem que não precisamos de Deus.
Guarde o seu coração e a sua fé, tanto na cova dos leões quanto na cova babilônica.
CURA
DEUS CURA AS FERIDAS DA NOSSA ALMA
Na vida passamos por dramas que ferem e sangram a nossa alma. Mas Deus está trabalhando em nosso favor. Podemos dizer, com otimismo indestrutível, que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Mesmo quando não vemos isso nem sentimos isso, Deus está trabalhando por nós, pois sua vontade é perfeita e seu plano não pode ser frustrado!
SONHOS
O tamanho dos sonhos
Depois de ter trilhado tantos quilômetros existenciais, estou convicto de que não sei viver sem sonhar. Tenho fila de sonhos. É um prazer sonhar e realizar o bem do próximo. Ainda bem que algumas perguntas não pedem resposta imediata, mas provocam silêncio e profundidade. A cada novo amanhecer, a vida parece perguntar: até onde você está disposto a ir com os seus sonhos? Cada sonho que se acende por dentro redesenha o contorno daquilo que chamamos de vida. Pode até ser que as paredes da casa continuem as mesmas, que os caminhos não se alarguem de repente, mas quando o sonho pulsa com verdade, algo se expande. O mundo, então, ganha outra medida, porque passa a ser habitado também pelo que ainda não é, mas já pode ser vislumbrado. Não é a realidade que limita, é a ausência de esperança. Há pessoas que vivem em lugares amplos, mas cercadas por medos estreitos. Outras, mesmo com pouco, vivem como quem enxerga o infinito, porque aprenderam a sonhar com simplicidade e fé. O sonho não nega as dificuldades, mas dá a elas um sentido diferente. Quando nos deixamos conduzir pelo que desejamos profundamente, não caminhamos apenas com os pés, mas com a alma inteira. Sonhar é permitir que o invisível tenha voz, que o futuro sussurre possibilidades mesmo quando tudo parece parado. Os sonhos não são fuga, são morada. E quem sonha com coragem aprende a transformar pequenas sementes em paisagens inteiras. Há um silêncio fértil no coração de quem cultiva um ideal, porque no fundo sabe que os frutos não vêm de imediato, mas florescem no tempo certo. O tamanho do nosso mundo nunca será fixo. Ele muda toda vez que ousamos desejar um pouco mais de verdade, de beleza, de amor. E se em algum momento parecer que tudo está pequeno demais, talvez não seja o mundo que encolheu, mas os sonhos que adormeceram. Despertá-los é reencontrar o espaço onde a alma respira. Não tenho dúvidas: enquanto eu existir vou sonhar abundantemente.
sexta-feira, 2 de maio de 2025
ENCONTRO
Quando, ainda que por um instante, você encontra Deus, coisas extraordinárias acontecem. Você é transformado. Ainda que tenha andado errante por cavernas e valados; caído no mais profundo abismo; perdido; experimentou solidão e a ausência da graça; mas sua luta interna, por hora, termina. Mesmo sabendo que outras batalhas virão, estará pronto para vencer. Um encontro com Deus muda tudo, principalmente você.
OBRA
O apóstolo Paulo em toda sua obra missionária buscou ensinar como um Cristão deve pensar e agir. O apóstolo na Palavra do Senhor diz: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sejais conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.". Essa passagem bíblica ensina que um ser humano que se diz ser bem-aventurado precisa ter mudanças profundas em sua alma. Essas mudanças são a transformação de um coração de pedra em coração de carne. Assim sendo, o candidato a percorrer o caminho Cristão encontrará bem-aventurança em sua vida. Portanto, desça a casa do Oleiro e coloque o seu coração à disposição do Senhor. Mudanças em sua vida, advindas do sobrenatural de Deus, será o selo da vitória, o qual nada nem ninguém poderá destitui-lo de você, pois agindo Ele quem poderá impedir.
EU
No silêncio, Eu falarei com você. A cada manhã, venha e sente-se aos Meus pés e aprenda com a sabedoria da eternidade. Eu sussurrarei para sua alma. É hora de você Me ouvir claramente a cada dia. A tarefa que Eu coloquei diante de você trará doçura para sua alma. Outros começarão a notar que você esteve Comigo.
Nas horas da noite, venha a Mim e Eu sussurrarei Minhas palavras vivas em seu espírito. Eu farei de sua temporada noturna um tempo de encontro, pois Meu Espírito vem para lhe trazer a graça do céu e o orvalho da Minha presença. Ouça com atenção, como um amante ouve cada palavra do Amado — ouça-Me e você ouvirá Minha voz. Eu tocarei seus ouvidos e os abrirei como alguém que está sendo ensinado. Você aprenderá Meus caminhos ao ouvir Minha voz.
Eu amo falar com você, conversar com você e compartilhar Meu coração com você. Tenho muitos que dizem que Me seguem, mas nunca aquietam suas almas para ouvir Minha voz. Eu sou um pastor que vai à frente das minhas ovelhas, chamando-as pelo nome, cuidando delas com amor e guiando-as pelos meus caminhos. Você descobrirá que tenho ouvidos para sua voz; Eu ouço você enquanto fala comigo. Agora venha e ouça meu sussurro a cada dia e saiba que Eu sou seu Deus.
PROVÉRBIOS 8:8-12 - “Todas as declarações da minha boca são confiáveis; elas não contêm lógica distorcida ou perversão da verdade. Todas as minhas palavras são claras e diretas para todos que possuem entendimento espiritual. à revelação-conhecimento que posso transmitir. A sabedoria é tão inestimável que excede o valor de qualquer joia. Nada que você possa desejar pode se igualar a ela. Pois Eu sou sabedoria, e sou astuto e inteligente. Tenho à minha disposição a compreensão viva para elaborar um plano para sua vida”
DEUS
Muitas coisas na vida não fazem sentido, especialmente os sofrimentos, limitações e dores. Olhamos para alguns fatos da vida e não conseguimos explicá-los, ou encontrar neles algum significado.
A Palavra, porém, nos convida a crer que Deus, soberanamente, está no controle de todas as coisas. E mesmo aquelas que procedem do pecado e do mal, o Senhor frequentemente as transforma e usa, para a nossa paz e a Sua glória.
Assim aconteceu com Onésimo. Fugiu do seu senhor após ter roubado alguma coisa. Foi para Roma, provavelmente para se misturar com a multidão e não ser encontrado. De alguma maneira, encontra-se com Paulo, que estava preso, ouve de Cristo e é convertido ao Senhor Jesus.
Em sua Carta a Filemom, o apóstolo escreve: “Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre” (Fm 1:1). Que linda frase! Paulo está afirmando que tem convicção de que Deus transformou o mal em bem, a fuga do escravo para a salvação de sua vida.
Paulo usa a expressão “a fim de” para expressar que havia um plano por trás daqueles acontecimentos, que certamente envolveram muita dor, incerteza e sofrimento. E o resultado, construído nas misericórdias do Senhor, é que agora Filemom iria recebê-lo “para sempre”. Refere-se a algo que transpõe a relação de senhor e servo. Agora são irmãos em Cristo Jesus, por toda a eternidade.
Talvez você esteja passando por momentos da vida em que nada faz sentido. Contabiliza os medos, as dores e o sofrimento, e não vê neles qualquer significado. Nesses momentos, duas convicções são muito importantes. Primeira: nenhuma tragédia ou dor em sua vida será maior do que a graça do nosso Deus. Nada que aconteça conosco poderá superar a insuperável graça do Senhor. Essa graça nos alcançou e nos acompanha todos os dias. E é maior do que qualquer tempestade.
Em segundo lugar, creia que Deus tem um plano e descanse no plano de Deus. Não conhecemos o plano, mas conhecemos a Deus. Não confiamos na vida, mas confiamos em Deus. Não cremos na bondade humana, mas cremos em Deus. Não sabemos o que nos espera amanhã, mas sabemos que Ele estará conosco todos os dias. Sim, Deus tem um plano. Descanse no plano de Deus!
VIDA
Bom Dia! Acordando sem pressa... Que alegria estar vivenciando o mês de maio... Um mês de muitas lembranças e de significativas celebrações... De um modo especial, lembramos das mães e da Mãe de todas as mães, Maria de Nazaré... Quanto amor, quanta gratidão... Feliz dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus! “De um bocado de maneiras, a todo instante, a vida vem lembrar: precisamos uns dos outros.” (Ana Jácomo). Sempre compreendi que viver é conviver. Por isso, procuro investir na convivência, através da harmonia, do diálogo e da caridade. Pois, a vida, em seu compasso sereno, entrelaça nossos caminhos de tal modo que a presença do outro se torna parte essencial da nossa jornada. Às vezes, é um olhar que consola, uma palavra que acende a esperança, um gesto que aquece. Outras vezes é o silêncio partilhado que diz o que as palavras não conseguem nomear. Precisamos uns dos outros, não apenas em grandes acontecimentos, mas nas miudezas do cotidiano, onde os corações se encontram mesmo sem saber. A força que recebemos não vem de grandiosos feitos, mas dos pequenos atos que se encadeiam como fios invisíveis, tecendo a rede que nos ampara. Cada sorriso que ofertamos, cada mão estendida, cada paciência exercida, é como se plantássemos sementes de humanidade num solo que só frutifica quando compartilhado. O isolamento enfraquece o espírito, enquanto a convivência, mesmo imperfeita, nos educa para o amor mais verdadeiro. É certo que, às vezes, as relações se encaminham para desencontros e feridas, mas também é certo que o reencontro é sempre possível para quem mantém viva a coragem de tentar de novo. Não somos feitos para a solidão absoluta; dentro de cada um habita o desejo incontido de pertencer, de ser reconhecido, de caminhar em companhia. Até mesmo a dor, quando dividida, perde parte do seu peso. O tempo, com sua pedagogia serena, ensina que o outro é espelho e ponte, é desafio e refúgio. Não fomos criados para erguer muros, mas para construir pontes e incríveis caminhos. Quem reconhece sua própria necessidade de afeto se torna mais sensível à necessidade dos outros. E assim a vida vai nos moldando, feito rio que esculpe a pedra, para que sejamos menos duros, mais disponíveis, mais humanos. Se em algum momento a ilusão da autossuficiência tentar nos seduzir, basta olhar em volta e perceber: somos obra inacabada que só se completa na partilha da convivência. Sem dúvida, amar é a nossa mais urgente e mais bela necessidade.
quinta-feira, 1 de maio de 2025
INSTRUMENTO
Eu o transformarei e o tornarei uma pessoa diferente. Ao treiná-lo para ouvir Minha voz, você se tornará um instrumento afiado em Minhas mãos. Estes são os dias em que o treinarei e o instruirei em Meus caminhos, dando-lhe muitos segredos do que estou prestes a fazer. Pois farei de você um missionário de esperança para muitos. Você será uma voz que sempre traz vida aos outros e graça aos mais fracos. Colocarei palavras em sua boca que nunca foram declaradas ou ditas antes. Eu o escolhi para um propósito, e Meu plano para sua vida será cumprido.
Dê-me um coração que ouve, e Eu lhe darei palavras cheias de esperança para o que está por vir. Muitos pensam que ouviram Minha voz e não ouviram. Alguns ouviram Meu sussurro, mas isso ainda não mudou seus corações. Mas Eu o chamei com propósito para ouvir com clareza e tomar Minhas palavras vivificantes e edificar a vida dos outros. Mesmo hoje, Eu o usarei para fortalecer o que é fraco e ajudar aquele que está com o coração partido. Ouça atentamente Minhas palavras, e você será alguém totalmente equipado para Me representar.
Você Me disse: "Pega minha vida e me transforma na pessoa que queres que Eu seja." Ouça Minhas palavras, e elas serão vida e poder dentro de você. A maior alegria da sua vida será conhecer-Me — que sou gentil, terno com Meus filhos e cheio de compaixão e perdão para com aqueles que falham.
Eu farei de você um instrumento afiado e puro de amor maduro. Traga a Mim seu coração que escuta, e Eu lhe trarei a vida e a mudança que você deseja.
PROVÉRBIOS 8:32-35 - “Então ouvi, meus filhos e filhas, tudo o que Eu vos digo, pois nada vos trará mais alegria do que seguir meus caminhos. Ouvi meus conselhos, pois minha instrução vos iluminará. Sereis sábios em não ignorá-los! Se esperardes na porta da sabedoria, desejando ouvir uma palavra para cada dia, a alegria irromperá dentro de vós enquanto ouvis o que Eu digo. Pois a fonte da vida se derrama em vós toda vez que me encontrais, e este é o segredo de crescer no deleite e no favor do Senhor!”
FALAREI
No silêncio, Eu falarei com você. A cada manhã, venha e sente-se aos Meus pés e aprenda com a sabedoria da eternidade. Eu sussurrarei para sua alma. É hora de você Me ouvir claramente a cada dia. A tarefa que Eu coloquei diante de você trará doçura para sua alma. Outros começarão a notar que você esteve Comigo.
Nas horas da noite, venha a Mim e Eu sussurrarei Minhas palavras vivas em seu espírito. Eu farei de sua temporada noturna um tempo de encontro, pois Meu Espírito vem para lhe trazer a graça do céu e o orvalho da Minha presença. Ouça com atenção, como um amante ouve cada palavra do Amado — ouça-Me e você ouvirá Minha voz. Eu tocarei seus ouvidos e os abrirei como alguém que está sendo ensinado. Você aprenderá Meus caminhos ao ouvir Minha voz.
Eu amo falar com você, conversar com você e compartilhar Meu coração com você. Tenho muitos que dizem que Me segue. G y5. 55m, mas nunca aquietam suas almas para ouvir Minha voz. Eu sou um pastor que vai à frente das minhas ovelhas, chamando-as pelo nome, cuidando delas com amor e guiando-as pelos meus caminhos. Você descobrirá que tenho ouvidos para sua voz; Eu ouço você enquanto fala comigo. Agora venha e ouça meu sussurro a cada dia e v. 6 ba que Eu sou seu Deus.
PROVÉRBIOS 8:8-12 - “Todas as declarações da minha boca são confiáveis; elas não contêm lógica distorcida ou perversão da verdade. Todas as minhas palavras são claras e diretas para todos que possuem entendimento espiritual. à revelação-conhecimento que posso transmitir. A sabedoria é tão inestimável que excede o valor de qualquer joia. Nada que você possa desejar pode se igualar a ela. Pois Eu sou sabedoria, e sou astuto e inteligente. Tenho à minha disposição a compreensão viva para elaborar um plano para . V5 Dsua vida”
SAUDADE
A saudade nos conecta à essência do que fomos e ao valor do que vivemos. Ainda que doa, ela não é castigo. É memória viva. É a lembrança dizendo que valeu a pena. Em meio à correria dos dias e semanas, talvez seja necessário um instante de pausa para acolher o que ficou. Nem tudo precisa ser superado, algumas coisas só precisam ser respeitadas. A saudade não pede solução, apenas escuta. E quando olhada com ternura, pode até se transformar em gratidão. Porque se o vento não leva, é porque foi forte, verdadeiro e eterno em sua maneira de existir. Saudade é um amor que não morre.
ESCOLHAS
O passado não deixa de ser nosso patrimônio pessoal. Os acertos são incontáveis, mas temos que conviver também com aquelas escolhas que não somaram, que nos fizeram sofrer. É preciso curar s feridas que ficaram em nossos registros. Entre decisões acertadas e outras nem tanto, a alma pede reconciliação com o que fomos, com o que não sabíamos e com aquilo que hoje, enfim, compreendemos melhor. Nem todas as escolhas foram as melhores, mas todas elas nos trouxeram até aqui. E esse caminho trilhado, com suas curvas e tropeços, faz parte da construção de quem estamos nos tornando. É fácil olhar para trás com olhos de agora e julgar as decisões do passado com a sabedoria que o tempo trouxe. Difícil mesmo é acolher aquele que fomos, com suas limitações, medos e incertezas. Perdoar a si mesmo é um ato de profunda compaixão. É entender que, naquele momento, fizemos o melhor que podíamos com aquilo que sabíamos e sentíamos. Não se trata de negar os erros, mas de libertar-se do peso de uma culpa que paralisa. O arrependimento sincero já é um passo largo em direção à cura, mas o perdão a si mesmo é a travessia completa. Há caminhos melhores, sim. E hoje os vemos com mais clareza justamente porque um dia escolhemos outros. Foi a caminhada que ensinou. Não existe crescimento sem imperfeição. O coração que se perdoa passa a bater com mais leveza. A alma que se acolhe reencontra a liberdade de seguir. Não vale a pena permanecer acorrentado a uma culpa antiga, se hoje já é possível ser diferente. Cada dia traz consigo a possibilidade de novos rumos. E cada nova escolha pode ser feita com mais lucidez, mas apenas se a alma estiver em paz com seu próprio passado. É tempo de soltar os fardos, de abraçar a si mesmo com ternura e de seguir em frente com a dignidade de quem aprendeu.
ENSINOU
Foi a caminhada que ensinou. Não existe crescimento sem imperfeição. O coração que se perdoa passa a bater com mais leveza. A alma que se acolhe reencontra a liberdade de seguir. Não vale a pena permanecer acorrentado a uma culpa antiga, se hoje já é possível ser diferente. Cada dia traz consigo a possibilidade de novos rumos. E cada nova escolha pode ser feita com mais lucidez, mas apenas se a alma estiver em paz com seu próprio passado. É tempo de soltar os fardos, de abraçar a si mesmo com ternura e de seguir em frente com a dignidade de quem aprendeu.
PERFUME
*Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos* *(João 12,3)*
"Sabe aquele dia especial, cheio de surpresas boas, recheado de alegrias e repleto de bênçãos? Então, é assim que eu desejo para vocês irmãos.
⏜⏜⏜🌼🌼🌼⏜🌼
*O amor não tem preço, ele é incondicional, sobretudo quando se trata do amor a Deus.* *Por isso, Maria pegou o seu perfume mais precioso e ungiu os pés de Jesus.* *Depois, ela enxugou os pés de Jesus com os seus cabelos, demonstrando todo o seu amor.*
*O sentido da vida é amar, porque amar nos dá a vida.* *Amemos a Deus em primeiro lugar, amemos aquele presente maior que Deus nos deu, que é o Seu Filho Jesus.*
*Quando o nosso amor é verdadeiro e intenso, tornamo-nos generosos na forma de amarmos a Deus.* *Mas, infelizmente, muitas vezes, fechamo-nos na mesquinhez espiritual e damos a Ele o que sobra.*
*A vida inteira deveríamos passar aos pés dEle.*
*Dediquemos horas e momentos para ficarmos aos Seus pés para amá-Lo, ouvi-Lo, beijá-Lo, adorá-Lo e glorificá-Lo.*
*Que nessa semana da graça nos ajude a refletir nossos conceitos, escolhas e como estamos conduzindo a nossa vida.*
*QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA!*
*Bom dia!*
🌼⏜⏜⏜ 🌼página🌼⏜⏜⏜🌼
🌼⏜⏜🌼 versículo da bíblia 📖✍️🌼⏜🌼
FINAIS
Beleza dos finais
Bom Dia! Amanhece o último dia do mês de abril... Gratidão a Deus pelo quarto mês, que chega ao seu final... Teremos pela frente mais 8 meses... O tempo é fiel em cumprir com seu propósito: ele simplesmente passa... Que possamos viver serenamente em todos os tempos e lugares... Sempre gostei de pôr de sol. Fico simplesmente pasmo ao admirar o sol se pondo. É daquelas belezas que silenciam as palavras e abrem um enorme espaço para a contemplação. O pôr de sol traz presente a outra faceta dos términos, que quase sempre são doloridos. Quem já experimentou algum término de relação afetiva sabe o quanto de dor tais momentos expressam. Mas, nem todo final precisa ser temido. Ainda que encerrar algo nos traga inquietações ou incertezas, é possível aprender com a natureza que há beleza em cada despedida. O pôr do sol, tão silencioso quanto grandioso, nos ensina que os últimos instantes podem conter uma beleza serena e inesquecível. Quando o dia se despede no horizonte, ele não apaga o que foi, apenas transforma a luz em memória. Encerrar ciclos, relações, jornadas ou até mesmo fases de nós mesmos é parte da caminhada. Finais são espaços férteis, ainda que envoltos em saudade. São a pausa antes de um novo passo, o tempo necessário para respiro, compreensão e acolhimento. Não é preciso temer o fim de um capítulo quando se compreende que ele pode abrir as portas para algo ainda mais verdadeiro. A dor, quando atravessada com coragem, pode florescer em paz. E a paz, essa sim, é uma das formas mais bonitas de terminar. Às vezes, insistimos em prolongar algo apenas por medo do vazio. Mas a página em branco também carrega a promessa de novos começos. O dia termina, o céu muda de cor, a luz se despede sem pressa. E quem olha para o poente com olhos de alma entende que há uma dignidade suave nos encerramentos. Nem tudo o que termina é perda. Às vezes, é libertação. Outras, é maturidade. E em todas as vezes é a vida dizendo que seguir em frente é necessário. Se o pôr do sol pode ser tão bonito, que nossos finais também sejam assim: simples, sinceros e plenos de luz.
LUZ
Às vezes, insistimos em prolongar algo apenas por medo do vazio. Mas a página em branco também carrega a promessa de novos começos. O dia termina, o céu muda de cor, a luz se despede sem pressa. E quem olha para o poente com olhos de alma entende que há uma dignidade suave nos encerramentos. Nem tudo o que termina é perda. Às vezes, é libertação. Outras, é maturidade. E em todas as vezes é a vida dizendo que seguir em frente é necessário. Se o pôr do sol pode ser tão bonito, que nossos finais também sejam assim: simples, sinceros e plenos de luz.
RÉUS
Cresce o número daqueles que não acreditam em Deus e também daqueles que odeiam a Deus. A fé cristã tem sido perseguida em todo o mundo como se fosse uma ameaça à humanidade. A fé cristã e os valores cristãos têm sido tripudiados nas casas de leis, nas cortes dos governantes, na imprensa, na mídia e nas ruas. Diz o salmista: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Sl 42.1,2). Longe de perder sua confiança em Deus, o salmista reafirma que Deus é seu auxílio. “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42.11). Quanto aos justos, ainda que sofram agora, desfrutarão de bem-aventurança eterna. A verdade incontestável é: não é Deus quem está no banco dos réus; o homem é que terá que prestar contas da sua vida a Deus, o Juiz de vivos e de mortos.
CASAMENTO
Vivemos numa sociedade cada vez mais secularizada que quer sacudir o jugo de Deus, escarnecendo de sua palavra e desprezando seus preceitos. Hoje, a tendência dessa sociedade que aplaude a depravação moral é botar de cabeça para baixo a ideia de casamento, família e valores morais absolutos. O casamento como instituído por Deus, entretanto, tem três pilares bem firmes. Veja o que diz a palavra de Deus: "Por isso deixa o homem seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2.24). 1. O casamento é heterossexual - O casamento é a união de um homem com uma mulher, de um macho com uma fêmea, pois só assim, esse casal pode cumprir cabalmente o propósito da perpetuação da raça humana; 2. O casamento é monogâmico - O casamento é a união de um homem com uma mulher e não a união de um homem com várias mulheres (poligenia) nem a união de uma mulher com vários homens (poliandria); 3. O casamenoto é monossomático - O casamento legitima a relação sexual. O sexo antes do casamento é fornicação e aqueles que entram por essa prática estão sob a ira de Deus (1Ts 4.1-9). O sexo fora do casamento é adultério e só aqueles que querem se destruir entram por esse caminho (Pv 6.32). O sexo no casamento, porém, é ordenança divina (1Co 7.5)
ESPELHO
O exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única forma eficaz de fazê-lo. Os pais educam os filhos com exemplo, mais do que com palavras. Os pais são como espelho para os filhos. Um espelho para ser útil precisa ser limpo, iluminado e plano. Um espelho sujo, escuro e côncavo ou convexo não reflete a imagem ou a reflete distorcidamente. Os pais precisam ser modelo para os filhos. Essa é a única forma de educar os filhos com responsabilidade
DEUS
quarta-feira, 30 de abril de 2025
IGREJA
A igreja precisa despertar para a realidade de que a vida não gira em torno de si mesma, mas de Cristo. Muitos ainda vivem de forma autossuficiente e imatura, tentando encaixar Jesus em seus próprios planos. Mas a maturidade espiritual vem com a renovação da mente e com o entendimento de que pertencemos a Ele.
--
GRAÇAS
DÊ GRAÇAS A DEUS!
A nossa geração tem se tornado especialista em reclamações, discórdias, críticas e murmúrios. Em todo lugar e em qualquer situação, não são poucas as vozes que apontam para aquilo que está errado, incompleto ou aquém da expectativa. É uma geração marcada pelo descontentamento.
Logo após a abertura de sua carta a Filemom, Paulo faz uma primeira declaração. Ele diz: “Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações” (Fm 1:4).
Mesmo preso, em cidade estranha e sem saber o que o aguarda, Paulo inicia a sua carta com um motivo de gratidão. Ele, certamente, teria inúmeros motivos de reclamação, como a prisão, o desconforto, a incerteza e a injustiça. Mas ele trás à memória aquilo que lhe dá esperança e alegria, e enche o coração e lábios de palavras de gratidão a Deus.
Duas verdades parecem chamar a nossa atenção. Primeiramente, se olharmos para a vida com os olhos da fé, sempre teremos motivos de gratidão a Deus. Mesmo no dia mais difícil, na situação mais complexa ou na tempestade mais violenta, a graça de Deus se mostrará insuperável. Portanto, dê graças a Deus!
Em segundo lugar, devemos nos alegrar com aquilo que Deus tem feito na vida de outros. O motivo de gratidão destacado pelo apóstolo são os irmãos, especialmente o amor e a fé que podem ser percebidos em suas vidas. Esse é um exercício espiritual bíblico e necessário: enchermos o coração de alegria ao vermos em outros o resultado da bondade do nosso Deus.
Assim, olhe ao seu redor nesse dia, com os olhos da fé, e encontre os motivos de alegria pelo que o Senhor tem feito em sua vida e na vida de outros, e dê graças a Deus!
CUIDADO
Ser cuidado é uma necessidade do ser humano. Cuidar é uma especialidade de Deus. Por vezes as escolhas do ser humano o levam para longe de Deus. O Senhor quer cuidar, mas Ele precisa estar em primeiro lugar na vida daqueles que o servem. Todas as coisas serão acrescentadas, mas se o "Reino de Deus" for a primeira das prioridades na vida. O Senhor cuidou de todos os heróis da fé (Abraão, José, Davi, etc.) e de vários profetas citados em Sua Palavra porque a prioridade deles sempre foi o Reino do Senhor. Portanto, não há o que temer diante das lutas que se apresentam. Se você coloca o Reino de Deus, em primeiro lugar em sua vida, apenas creia no agir sobrenatural Dele em todas as situações que enfrente. Mantenha-se firme combatendo um bom combate, pois nenhuma arma natural ou sobrenatural prosperará contra a sua vida e de sua família, pois operando Ele quem impedirá?
PRESSÃO
Sempre encontramos a Deus mais facilmente quando estamos debaixo de pressões. As dificuldades são a melhor porta para Cristo entrar no coração. Quando tudo vai bem, confiamos demais em nós mesmos e esquecemos de voltar as bases que nos fazem felizes - a presença de Deus, a oração, a leitura da Palavra, o culto e a adoração, as reuniões em família. Quando estamos sofrendo, buscamos a Deus, oramos e cantamos, e essas atitudes aliviam o sofrimento. O louvor é nossa oferta a Deus por tudo o que Ele nos dá. A gratidão é o único presente que podemos oferecer. O sacrifício Dele foi a Cruz, o nosso sacrifício é o sacrifício de louvor
segunda-feira, 28 de abril de 2025
ORA
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
1 Coríntios 2:14
Existe uma incompatibilidade entre as crenças do homem natural e as do homem espiritual. O homem natural dá crédito ao que lhe é lógico, enquanto o homem espiritual se baseia naquilo que Deus diz, através da sua fé.
A Bíblia diz que o justo viverá pela fé (Hebreus 10:38). Quando ela nos diz isso, é porque não existe outra maneira da nova criatura viver.
Sempre que tentarmos entender a realidade espiritual usando nosso raciocínio humano, muitas dúvidas surgirão e serão uma barreira para a fé operar.
O que Deus já fez na criação, aos homens do passado, na nossa própria vida, nos prometeu e ainda fará no tempo futuro, conforme diz a Sua Palavra, não precisa de lógica; só precisa de crença!
Deus é Deus. Ele é o Todo-poderoso e suficiente em si mesmo. Ele é o “Eu sou” e não cabe a nós questionar como Ele faz, mas, sim, crer no que Ele diz.
Por isso, diante dos seus desafios pessoais ou de crises mais globalizadas, peça a Deus discernimento espiritual e viva a nova criatura no seu dia a dia, concordando com o que Deus diz, e não com o que mundo tenta impor.
Você não precisa se alienar completamente do que está acontecendo, mas precisa definir o seu foco. Qual perspectiva você quer adotar: a do homem natural (de acordo com a sua lógica e as suas emoções) ou a do homem espiritual? O homem natural não pode definir como viveremos!
A Bíblia sempre terá uma orientação para nós, e o nosso homem natural não vai gostar e nem concordar com ela. Tudo isso é loucura para ele. Porém, nós podemos escolher viver na contramão do mundo, mas em linha com as promessas de Deus. Nosso estilo de vida sempre definirá nossos resultados.
Caminho
Bom Dia! Acordando aos poucos... O mês de maio é tão singelo... A vida precisa ser sentida e tocada pela ternura... Não convém perder tempo ...
-
Quanto tempo dura os diferentes momentos de nossa vida? Os instantes de felicidade quase sempre parecem rápidos, passam num piscar de olh...
-
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”...
-
"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." Hebreus 13:8 Jesus nunca mudou a Sua forma de agir ou de pensar, muito me...