Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

SINAIS

 O diálogo é uma ferramenta que não conhece ferrugem. Podemos conversar conosco mesmo, com os outros, com os diferentes tipos de vida e, principalmente, podemos conversar com Deus. Deus não responde diretamente com palavras, Ele se utiliza de sinais e até de outras pessoas, para manifestar seu amor. A natureza é a grande linguagem de Deus: em cada criatura está um pouco da essência do Criador. Cada povo tem sua cultura e, em outras coisas, um conjunto de crenças. Não cabe a nós julgar as diferentes manifestações religiosas. O que nos compete é possibilitar um encontro com a espiritualidade, para qualificarmos nossos dias e agregarmos à vida um profundo significado. É próprio das religiões ter rituais, celebrações e uma diversidade de orações. Aprender determinadas orações é praticamente comum, em todas as expressões religiosas. As primeiras orações que aprendemos servem de base e de referência para que, com o passar dos dias, surja um jeito próprio de rezar. Demorei um pouco, mas aprendi a dialogar com Deus, durante os diferentes momentos do dia. Mas antes de passar das fórmulas para o diálogo, tive que dar uns retoques na concepção que eu tinha de Deus. Como muitos, fui educado dentro daquela máxima: Deus vai te castigar. Demorou um tempo para entender que Deus não castiga ninguém. Nossas escolhas nos castigam, atrapalham o desejo de felicidade e acabam nos levando à solidão. Para fortalecer a fé, é importante libertar-se de algumas convenções e aprender a conversar com Deus, tornando esse bate-papo uma alegre e espontânea oração. Converso com Deus quando acordo, quando agradeço o alimento, quando estou no trânsito, quando termino uma exigente jornada. Sabe, minhas conversas com Deus ajudam para dialogar, mais calmamente, com as pessoas. Experimente. Conversar com Deus é muito bom. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário