Total de visualizações de página
sexta-feira, 8 de maio de 2015
JOIADA
“Joiada envelheceu e morreu em idade avançada. Ele tinha cento e trinta anos quando morreu. E o sepultaram na cidade de Davi com os reis, porque tinha feito o bem em Israel para com Deus e seu templo.” (2Crônicas 24.15,16).
Ao que sabemos, Joiada foi o único sumo sacerdote que recebeu as honras de um rei judeu ao morrer. E, realmente, durante vários anos atuou como um rei de fato, ainda que não de direito. Um dos reis de Judá, Jeorão, casou-se com Atalia, filha do rei de Israel, Acabe, e de Jezabel, a rainha idólatra que tentou matar o profeta Elias, por este ter exterminado os profetas de Baal. Por causa dos pecados de Acabe e seus descendentes Deus mandou Eliseu ungir Jeú para ser rei em Israel, com a incumbência especial de exterminar toda a família de Acabe.
Morrendo Jeorão, seu filho Acazias assumiu o trono de Judá, mas seu governo durou apenas um ano porque Jeú o matou na mesma ocasião em que matou o restante da família de Acabe em Israel. Sabendo disso, Atalia tratou de eliminar toda a linhagem real em Jerusalém, a fim de usurpar o trono de Judá, no qual ficou por seis anos. Porém, a esposa de Joiada, Jeosabeate, conseguiu esconder Joás, um dos filhos de Acazias, da sanha assassina de Atalia. Assim, Joiada tornou-se pai adotivo de Joás, que foi criado secretamente no templo de Jerusalém até a idade de sete anos, quando Joiada liderou um movimento para entronizá-lo e depor Atalia.
Mas sendo Joás uma criança, Joiada atuou como regente do trono até que ele atingisse a idade de governar por si próprio. Joiada seguiu aconselhando-o, e enquanto viveu, o reino de Joás foi bom e fiel ao Senhor. O templo foi reformado, a idolatria foi extirpada e o povo voltou-se para Deus. Como diz o historiador bíblico, “Joás fez o que era correto diante do Senhor, no tempo em que o sacerdote Joiada o instruía.” (2Rs.12.2). Após a morte de Joiada, Joás mudou radicalmente, levado por maus conselheiros. Abandonou templo, aderiu à idolatria e chegou a mandar matar Zacarias, filho de Joiada, que profetizou contra ele, mas seu fim foi horrível.
Entretanto, por seus serviços como um verdadeiro estadista e homem de Deus, Joiada teve uma morte digna e honras fúnebres próprias de um rei. Enquanto viveu sua longa existência, livrou seu povo dos desvios tão comuns naquela época triste da história dos israelitas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário