segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

AMBIENTE



Muitas crises relacionais estão associadas aos ambientes, que se mostram desafiadores e difíceis. Podem ser famílias, lugares de trabalho, escolas, universidades, vizinhanças, igrejas ou as redes sociais. Boa parte dos conflitos pessoais e relacionais estão associados, em alguma medida, a ambientes difíceis. 


A história de José abrange boa parte de Gênesis, iniciando de forma detalhada no capítulo 37, quando ele tinha apenas 17 anos de idade. Sua história é conhecida. É amado por seu pai Jacó, usado por Deus por meio de sonhos e invejado por vários dos seus irmãos. Cai em uma armadilha e seus irmãos o vendem como escravo. 


Chega ao Egito, serve na casa de Potifar, mas é pressionado pela esposa do seu senhor, que tenta seduzi-lo. Foge dela, mas é caluniado e preso, onde permanece um bom tempo encarcerado. Uma história trágica! Mas Deus o abençoa, livra-o da prisão, usa-o para interpretar o sonho de Faraó e o torna o segundo em comando em todo o Egito. 


Em meio à fome que assolou a terra por anos, seus irmãos descem ao Egito para comprar comida. Encontram-se com José, que se revela a eles. Amedrontados, são confortados por José, que diz para se acalmarem, pois “ não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus”. (Gn 45:8). 


Que compreensão fantástica! José reconhece que Deus estava com ele não apenas nos dias bons, mas também nas tragédias. Compreende que o Senhor esteve com ele a cada dia, ao longo de todo o seu caminho. E entende que, além do sofrimento, escravidão e humilhação, frutos do pecado, Deus tinha um plano. 

 

Onde você estiver, seja o ambiente mais complexo, pesado ou hostil, três verdades a serem lembradas. Primeiro, você não está sozinho. O Altíssimo está contigo todos os dias. Segundo, Deus tem um plano, mesmo no ambiente mais difícil. Assim, abra os olhos para ver os motivos e oportunidades do Senhor. Terceiro, lembre-se de quem você é em Cristo Jesus. O que o define não é aquilo que pensam e falam de você, mas o que Deus diz a seu respeito. Você, filho amado de Deus! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário