domingo, 4 de fevereiro de 2024

CRISTÃO

 Atos 2 – Como viviam os cristãos 


Diz a Palavra que os cristãos, logo após o Pentecoste, “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (v.42). 


Que lindo e significativo texto! Aponta para áreas tão importantes em nossas vidas, a doutrina, a comunhão e a oração. 


Podemos entender doutrina (didache) como a compreensão das verdades bíblicas a serem aplicadas em nossas vidas diárias. É aquilo que a Palavra nos ensina e, pela graça de Deus, conseguimos compreender e aplicar em nossa caminhada diária. 


A comunhão (koinonia) significava mais do que apenas estarem em um mesmo lugar. Era uma união baseada no amor de Deus, levando a partilhar a caminhada de fé. Essa comunhão não era apenas conceitual, mas prática, socorrendo o irmão ao lado. Também era selada pelo “partir do pão”, possivelmente alusão à ceia do Senhor. 


A oração (proseuche) regava toda a vida do povo de Deus. Jesus os havia ensinado a orar e as orações de Cristo estavam vivas em suas memórias. Não se tratava de orar, mas ter uma vida de oração, de diálogo com o Pai em nome do Filho. Não eram repetições automáticas, mas palavras sinceras que exaltavam a Deus e buscavam um coração sincero em Cristo. 


É interessante que o texto inicia dizendo que eles “perseveravam” nessas práticas: doutrina, comunhão e oração. Que Deus nos ajude a perseverar, dia a dia, nos ensinos de Deus, na comunhão com os irmãos e na vida de oração

Nenhum comentário:

Postar um comentário