Atos 3 – Quando o milagre acontece
Em Atos 3 encontramos um milagre descrito de forma detalhada por Lucas. Trata-se de um mendigo, coxo de nascença, que diariamente era posto à porta do templo para pedir esmola aos que entravam (v.2).
Pedro, juntamente com João, abordado pelo homem coxo, diz: “olhe para nós” (v.4). O homem esperava receber alguma esmola, mas Pedro lhe diz: “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (v.6). O homem, curado por Deus, levantou-se e passou a andar. E “entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus” (v.😎. O povo, vendo o que Deus fizera se encheu “de admiração e assombro por
isso que lhe acontecera” (v10).
Que acontecimento inesperado e maravilhoso! Um homem curado de uma enfermidade congênita que o acompanhava desde o nascimento. Pediu uma esmola e recebeu a cura. Olhou para homens e foi tocado por Deus.
Algumas lições vêm à mente. Primeiro, dependemos de Deus. Naquele dia, por desejo e graça de Deus, um homem foi curado e o nome do Senhor engrandecido. As intervenções de Deus na história não resultam de vontade humana, mas divina. Não vêm de elaborações humanas, mas do poder de Deus. Precisamos estar plenamente convencidos que eu tudo dependemos de Deus.
Segundo, somos curados por Cristo Jesus. É lindo ver Pedro dizendo que não tinha dinheiro, mas tinha Jesus. E em nome de Jesus ordena a cura daquele homem. O ensino é claro, não somos curados em nome dos apóstolos ou da igreja, mas em nome de Jesus. Neste episódio encontramos a cura do corpo, mas o mesmo ocorre com a cura da alma, em que somos redimidos apenas em Cristo Jesus. Não há outro nome, outro redentor, outro libertador, outro caminho.
Terceiro, devemos adorar a Deus quando percebemos a sua ação. Aquele homem, curado, entrou no templo louvando a Deus. O Senhor se agrada quando reconhecemos quem Ele é e o que Ele faz. O Senhor se agrada quando dirigimos a Ele toda a gratidão e todo o louvor. Quando reconhecemos que foi Ele quem protegeu, guiou, guardou do mal, abriu as portas e nos sustentou em toda a jornada de vida.
Adore a Deus por toda a obra realizada em sua vida: os livramentos, as direções, o cuidado diário e, sobretudo, a redenção em Cristo Jesus. Seja Ele exaltado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário