Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de julho de 2022

DEUS

 

Palavra do Pastor: Na crise, Deus está com você

Desafios e aflições fazem parte da vida, e a forma como passamos por esses momentos fazem toda a diferença. Em 1 Reis, capítulo 19, versículo 1 ao 18, vemos a aflição de Elias.


Deus era com Elias e ele era um homem sujeito aos mesmos sentimentos que passamos; você e eu fomos feitos do mesmo material que esse homem. Por isso não pense que situações que experimentamos, muitas vezes tão delicadas, que outros homens também não experimentaram. No texto em destaque, vemos que Elias é ameaçado e perseguido por haver executado os profetas de Baal. Sabemos como é difícil viver sob ameaças. O que fazer diante de ameaças? Quando há uma ameaça de perder o emprego? De falência? De enfermidade mortal? Quando a família está se desintegrando? Como agir quando nos sentimos ameaçados por todos os lados?


Elias estava vivendo essa realidade e ele podia dizer: “Ah, já aniquilei os quatrocentos profetas, já matei, já destruí, corri, fechei e abri os céus, já fiz chover.” Mas, ele não enxergava isso. Quando estamos vivendo sobre ameaça temos facilidade em esquecer todas as bênçãos que Deus nos deu no passado. Quando Elias se viu ameaçado, percebeu que sua cabeça estava a prêmio, esse homem tão poderoso, teve medo.


O medo, o temor nos faz esquecer, o medo apaga, destrói todas as bênçãos do passado. Então, ele se levantou para salvar sua vida sozinho. Jesus Cristo disse: “Se alguém quiser salvar a sua vida, perdê-la-á” (Mateus 16.25). Muitas vezes quando as pessoas estão vivendo sob pressão, o primeiro cuidado que têm é salvar a própria vida, esquecem-se da intervenção de Deus e buscam a solução por elas mesmas, usando seus próprios métodos. Mesmo Elias sendo um grande homem de Deus, resolveu caminhar por conta própria. De repente esqueceu de tudo que Deus já havia realizado em sua vida, das vitórias que recebera. Ele era como nós; podemos contabilizar um passado de vitórias, mas quando estamos sob pressão, esquecemos de orar, de buscar o Senhor e tentamos resolver tudo sozinhos.


Há ocasiões em que o Espírito do Senhor nos leva ao deserto e provê sombra, água, todas as coisas, mas quando escolhemos por nós mesmos irmos ao deserto, vamos sozinhos, sem a proteção, sem a presença gloriosa Dele. Elias, um gigante de Deus, um homem que viveu experiências gloriosas com Deus, se entregou a autocomiseração, abriu a porta para a depressão e pediu a própria morte. Quem sabe você viveu ou esteja vivendo uma situação assim, em meio à pressões e ameaças, você prefere a morte, deseja acabar com tudo. Talvez as pressões venham do casamento em crise, do filho que está nas drogas, uma enfermidade ou mesmo o desemprego.


Querido, o propósito de Deus é vida. A vontade de Deus não é que carreguemos fardos, mas a Palavra diz que Ele alivia os cansados e sobrecarregados. Muitas vezes, a pessoa que está vivendo sob ameaça só quer dormir, é uma forma de fugir da realidade, e com isso dorme o dia inteiro. Mas só podemos dormir um sono tranquilo quando entregamos totalmente nossa vida nas mãos do Senhor. Elias dormia, quando veio um anjo do Senhor e lhe tocou. Podemos tentar fugir dos problemas, das pessoas, mas não podemos fugir de Deus. Ele é onisciente e onipotente, conhece todas as coisas.


O anjo não disse a ele: “Você perdeu a fé, que tipo de testemunho está dando? Você está fugindo covarde.” Elias sabia que estava contrariando o propósito do Senhor para a vida dele. Mas Deus não quer que continuemos dormindo o sono da fuga, porque há um propósito e por conta disso, o Senhor investe na nossa vida, abrindo os nossos olhos e nos guiando pelos caminhos Dele. Quando acreditamos que não tem mais jeito, que não há mais saída, o Senhor nos diz: Ainda não acabou. Somente Deus sabe o ponto de chegada.


Amado(a), a vontade do Pai Celestial é que possamos subir mais alto, que possamos alcançar os altos montes e assim contemplarmos as promessas, os sonhos de Deus para nossa vida. Você foi criado para honra e glória do Senhor, para proclamar o evangelho do Senhor por toda Terra. Por isso, acorde e tenha um ministério profético, um ministério de amor, de misericórdia. Elias acreditava estar sozinho, mas o Senhor disse: “Você não sabe, mas não está só; em Israel conservei sete mil que não dobraram seus joelhos a Baal, nem tampouco o beijaram”.


Você não está sozinho. Levante-se como um homem e uma mulher de Deus, enviados para proclamar a salvação. Viva essa realidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário