Atos 20 - Ajoelhou-se e orou
Em Atos 20 muitas coisas aconteceram. Houve vários tumultos e perseguições em diversos lugares, e também muitos vieram ao Senhor Jesus. Paulo aconselhou e conformou os discípulos, reconhecendo também diversos líderes da igreja de Cristo.
O capítulo, porém, termina com Paulo em Éfeso. Ele chama os presbíteros da igreja, lembra que servia a Jesus “com toda a humildade, lágrimas e provações” (v.19), anunciando-lhes a Palavra “publicamente e também de casa em casa” (v.20), isto tanto para os judeus quanto para os gregos, convidando-os ao “arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (v.21).
Logo depois, Paulo expõe aos presbíteros alguns fundamentos da fé e do ministério, e também se despede deles, dizendo que não mais os veria. E, após tudo ter falado, lemos que “Tendo dito estas coisas, ajoelhou-se, orou com todos eles” (v.36).
Houve muita emoção entre todos neste momento.
Acho curioso, entretanto, o lugar da oração neste cenário. Após ter ensinado, explicado e respondido às perguntas de seus corações, não havia mais palavras a serem ditas. Havia apenas uma coisa a fazer: orar.
Coloque perante Deus, em oração, toda a sua vida, os seus relacionamentos, os seus sonhos e os sentimentos do seu coração. Ore por sua família, por eles e com eles. Ore pela igreja e faça parte do movimento de oração entre os irmãos. Ore por alguém ou alguma situação até que Deus responda.
Saiba, porém, que a oração é também um chamado à dependência. Quando oramos, como nos ensinou Jesus, devemos sempre dizer: “seja feita a Tua vontade”. A oração é o reconhecimento de que Deus é Deus e que a vontade de Deus será feita. Assim, oramos com expectativa e fé, e também com descanso e dependência, pois em tudo seja feita a vontade de Deus em nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário