Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de março de 2024

SUPERAR

 Compreender para superar

 A claridade chega e nos convida a recomeçar... Que este dia seja alegre e intenso... Viver é muito bom! Feliz dia! “Você não supera quando esquece. Você supera quando entende.” (@passarinhos_no_telhado). Os detalhes me prendem e me fazem demorar um pouco mais do que o normal. Se não fossem os detalhes não teríamos tantos registros e nem essa quantidade enorme de lembranças. Em algumas situações nos tornamos fragmentos junto aos detalhes, já em outras somos simplesmente um detalhe que se soma aos demais formando um todo admirável. Somos também uma soma de muitos fatos, que somados formam uma história de vida. Nossa bagagem existencial está repleta de memórias e, também, de alguns episódios que gostaríamos de esquecer. Creio que todos temos algumas coisas que poderiam ser esquecidas, mas não são. Seguidamente vem à tona algumas coisas que foram exigentes e que poderíamos deixar no esquecimento, mas elas são insistentes e ocupam uma parte das nossas lembranças. Concordo que para superar um fato ou acontecimento é necessário compreender o que se passou e deixar de dar tanta importância. Na maior parte das vezes, queremos esquecer o que não traz boas lembranças, mas para esquecer é preciso compreender e tomar consciência de que o fato ocorrido também ensinou. Conheço muitas pessoas que gostam de recordar fatos tristes, retiram do baú lágrimas que continuam rolando. Somos humanos e temos nossos limites. Nem tudo dá certo como gostaríamos, mas temos que administrar as diferentes situações, sempre na certeza de que a vida é capaz de se refazer e de aprender até com as contradições. Muitas pessoas não se perdoam por algo que não deu certo. Mas não ajuda em nada sermos duros com nossa consciência. A vida precisa seguir serenamente, apesar de alguns fatos que continuam machucando e de lembranças que gostaríamos de apagar. O importante é compreender e não apenas querer esquecer. Quando compreendemos, encontramos um lugar para acomodar aquilo que não pode ser apagado de nossa trajetória. Sejamos compreensivos com nossas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário