A adversidade vem em nossas vidas para nos provar, nos ensinar um caminho diferentes daquele que estamos acostumados a viver. Como um terremoto, tudo balança sai do lugar, mas não podemos desistir de continuar a caminhada.
Na adversidade aprendemos que nossos dons e talentos não são para guardarmos em uma gaveta e usá-los quando desejarmos. Mas ele tem que estar à disposição de Deus. Pois é a porta para sairmos de tamanhas lutas que nos afligem. Quando conseguimos enxergar na adversidade a oportunidade de transpassar barreiras estamos enxergando muito além do impossível. Assim foi José. Ao chegar à prisão se abateu é claro, quem não se abateria. Mas não deixou ser dominado por este sentimento, viu ali uma oportunidade de mandar seu recado ao rei.
Interpretando os sonhos dos colegas de cela ele não apenas usou seu dom, como também disse ao copeiro que não esquecesse dele, ou seja, diga que eu estou aqui. Que ainda estou vivo e pronto para voltar. Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.
Outro fato interessante na vida de José é que ele poderia ter deixado levar pelo ódio dos irmãos e se prostrar, ficar doente de amargura e tristeza. Para ser chamado ao trabalho, o carcereiro viu em José sua falta de culpa, sua honestidade, uma confiança fora dos padrões normais. Mostrou serviço, zelo pelas tarefas e ganhou a confiança. Não ficou parado ali na prisão esperando o tempo simplesmente passar. Foi a luta pela vida, não desanimou, não entregou os pontos nem ficou ali só reclamando e perguntando o que será de mim?
Novamente é usado seu dom de interpretação de sonhos. Deus vê em José um homem maduro, que o amava mesmo na luta e adversidade, não deixou se dominar pela amargura de espírito.
Interpreta mais um sonho, ganha mais um voto de confiança. Faraó o coloca como Governador do Egito. Não precisou de uma carreira política para o posto, foi provado na vida, no trabalho. Ao saber usar um dom, mostrou que sabia governar. “Esse parecer foi bom aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu.” (Gênesis 41:37-40)
Mesmo se tornando Governador não cresceu-lhe orgulho, foi fiel na prisão e no palácio e tudo que punha em suas mãos prosperava. Não vingou o acontecido como sempre desejamos em nosso coração.
A recompensa por ser obediente fiel e ter um coração limpo de todos os sentimentos inflamadores de contendas Deus lhe restitui a família, o pai tão amado. Desejo de vingança José provavelmente tenha tido quando vê seus irmãos. Quando mostrou seus irmãos quem ele era chorou feito criança. Suas lágrimas foram compensadas por Deus, que todas elas recolheu e as transformou em alegria e sorriso.
Está também passando por adversidades? Imagino o quanto está sendo dolorido, mas não feche seus olhos para o que de bom pode acontecer neste período. Ai pode estar sua chance de crescer, mostrar seus talentos e sabedoria.
Precisamos do banco de reservas muitas vezes para provar nosso caráter, fidelidade a quem servimos. Prova nosso amor para com Cristo e o quanto estamos prontos para ouvir e entender sua voz que nem sempre é doce.
Fiquemos atentos ao que Deus em Cristo Jesus está nos ensinando para que não perdamos de vista cada oportunidade que está surgindo em nossa caminhada
Nenhum comentário:
Postar um comentário