Atos 22 - Conte a sua história
Em Atos 22 encontramos o discurso de Paulo ao ser preso em Jerusalém. Em meio ao tumulto, ele pede autorização e fala aos judeus em hebraico. O povo guarda silêncio e, assim, Paulo faz um discurso profundamente significativo.
Ele inicia com o seu testemunho: “Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade…” (v. 3). Afirma que foi criado “aos pés da Gamaliel”, “zeloso para com Deus” (v.3).
Explica que havia perseguido “este Caminho até à morte, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres” (v.4). Mas que “indo de caminho e já perto de Damasco, que ao meio-dia, repentinamente, grande luz do céus brilhou” (v.6) e ouviu uma voz que dizia: “Saulo, Saulo, porque me persegues?” (v.7). Perguntando quem falava, ele ouve: “Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues” (v.8)
Explica que tornou-se, assim, discípulo de Cristo, tendo sido batizado e enviado por Deus, que disse: “vai, porque eu te enviarei para longe, aos gentios” (v.21).
O povo não permitiu que ele continuasse a falar, gritando para que fosse preso e morto. Algumas lições podem ser aqui encontradas.
Primeiro, mesmo a palavra mais bíblica e sincera pode não ser aceita. Pregar a verdade de Deus não significa ser ouvido ou respeitado. Prepare-se para ser confrontado quando falar das verdades de Deus.
Segundo, fale do que Cristo fez em sua vida. O testemunho pessoal, daquilo que vivemos e experimentamos em Cristo, pode ser usado por Deus para tocar outras vidas. Conte a sua história.
Terceiro, Jesus é a nossa maior, melhor e insubstituível mensagem. Perante o tumulto, Paulo não usa a oportunidade para se defender ou pedir que seja solto, mas para apresentar a Cristo. Use todas as oportunidades que tiver para testemunhar do Nome acima de todo nome - Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário