"Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração." Salmos 37:4.
O final de ano está chegando e, como nos anos anteriores, muitas coisas acabam se repetindo. Uma delas, que considero a mais importante, é aquele pensamento retrospectivo de tentar buscar na mente os planos e sonhos listados no hardware da memória do início do ano. O tempo de buscar na gaveta da memória, já meio embolorada e esquecida, a lista de promessas juramentadas, e quando encontrada, estar preparado para os sentimentos de culpa e tristeza por tudo o que não foi finalizado. A pura realidade é que noventa por cento daquilo que foi estabelecido não será realizado. Mas, será que é importante realizar esse "mantra de prometimentos" no final de ano para estar de bem consigo mesmo e com a vida?
Não sei. Penso que a maior ilusão do ser humano é acreditar que pode controlar todas as situações da sua vida. Buscam-se meios e formas de minimizar os impactos das possibilidades das coisas darem erradas e tentar sentir o desejo de antecipação de se obter a vitória. Quer saber a verdade, caro amigo: na maioria das vezes o roteiro planejado pela idealização da nossa mente nem sempre acontece conforme a imaginação do nosso coração. "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Provérbios 16:1" Sem uma verdadeira ressignificação das nossas ações à luz dos ensinos da Palavra de Deus, será impossível a realização plena de qualquer desejo, por mais importante que seja.
Quando os nossos planos estão de acordo com os decretos de Deus, revelados na Bíblia Sagrada, podemos, então, entregar confiadamente tudo nas Suas mãos e acreditar que tudo vai correr para o nosso bem, independentemente do que foi planejado e dos fatores externos que não temos controle. Precisamos, primeiramente, aprender a sonhar os ‘sonhos’ que Deus tem para nós. "Um sonho sonhado sozinho permanece apenas um sonho. Um sonho sonhado junto pode tornar-se realidade." (Edward Schillebeeckx). Quando nos unimos a Cristo através do novo nascimento, nos unimos também à Sua vontade, e assim, podemos buscar nas Sagradas Escrituras a restauração das nossas idealizações e sonhos.
Portanto, não deixe ninguém roubar os seus sonhos. Deus jamais tirou os olhos de você. Por que você então haveria de desistir? Ele te ama e jamais abrirá mão da sua vida. Esse é o momento de ter coragem, falar abertamente com o Pai e orar assim: ‘Deus, estou cansado (a) de lutar sozinho, sem ânimo e forças para endireitar os meus caminhos, porém, o Senhor continua o mesmo e da mesma forma que reparou os ‘sonhos’ dos Teus servos no passado (Sara, Ana, Ester, Rute e Maria, entre outros tantos) pode reconstruir os meus, infinitamente mais do que sonho ou peço. Em nome de Jesus. Amém’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário