Total de visualizações de página

sábado, 2 de março de 2024

O CAMINHO

 Atos 19 - Os do caminho


É impressionante observar a natureza transformadora do evangelho. Onde ele é comunicado, seja abraçado por alguns ou rejeitado por outros, o evangelho impacta e transforma.


Em Atos 19 vemos que em Éfeso “houve grande alvoroço acerca do Caminho” (v.23). Alguns ourives, construtores de ídolos, viram seus rendimentos ameaçados e incitaram um tumulto contra os cristãos.


A acusação que fizeram contra Paulo foi interessante, que em toda a Ásia ele havia “persuadido e desencaminhado muita gente” (v.26). A primeira palavra é ligada ao convencimento, e a segunda à mudança, transformação.


Observe que o cerne da acusação é que Paulo afirmava “não serem deuses os que são feitos por mãos humanas” (v.26). Ele pregava contra a idolatria.

Algumas lições são aqui destacadas. 


A primeira é que o evangelho é a mensagem santa de Deus para uma geração corrompida. Portanto, sempre promoverá inquietações e retaliações. É como lançar fogo em lenha seca; algo há de acontecer! E o motivo das reações se encontra na própria natureza do evangelho, pois ele chama os pecadores ao arrependimento de seus pecados. Esta não é uma mensagem fácil, nem sempre bem aceita.


A segunda é que o evangelho é também perseguido quando toca em interesses públicos ou privados, e causa prejuízos financeiros. Neste caso, os construtores de ídolos viram seus negócios sendo ameaçados. De igual modo, o evangelho lança luz em tudo o que toca, fazendo com que o ser humano enxergue de maneira mais clara tanto a bondade de Deus, quanto o pecado em seu coração e na sociedade ao seu redor. Ele transforma a nossa cosmovisão.


Terceira lição, o evangelho não é a mensagem de Deus apenas para o mundo, mas também para a igreja. Precisamos relembrar a cada dia quem é Jesus e o que Ele fez por nós. Devemos nos esforçar em Cristo e na Palavra de Cristo para nos apresentarmos aprovados perante Deus, como ensinou Paulo a Timóteo. 


Assim iremos caminhar com os corações em paz e a mente renovada no Senhor, experimentando continuada transformação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário