Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

SOBERBA



A Palavra de Deus nos adverte severamente contra a soberba, chegando a afirmar que a soberba precede a ruína (Pv 16:18). 


No livro de Daniel, sobre o qual refletimos, encontramos a saga do rei Nabucodonosor. Entre altos e baixos, ele, quebrantado pela forma como Deus livrou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego da fornalha ardente, chegou a exaltar a Deus, dizendo que “[...] não há outro deus que possa livrar como este” (Dn 3:29). 


Apesar de reconhecer o poder de Deus, mais à frente ele enche novamente o seu coração de soberba. Admirando o seu império a partir do palácio real ele diz: “[...] não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real com o seu grandioso poder e para glória da minha majestade?” (Dn 4:30). Imediatamente ele foi punido por Deus, chegando à loucura, sendo expulso de entre os homens e vivendo no campo como um animal. 


Mas ao fim daquele terrível castigo, Nabucodonosor teve o seu entendimento de volta e disse: “[...] louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba” (Dn 4:37).


É curiosa a percepção do rei sobre o que o levou à ruína espiritual e física: a soberba. Mais especificamente ele diz que Deus humilha aos que andam na soberba. Reflitamos um pouco sobre isto. 


A soberba não é apenas um sentimento de superioridade em relação aos outros, o que em si é pecaminoso. Ela é, porém, mais do que isto. Soberba é uma mentirosa percepção de autonomia. É achar que tem saúde, provisão, família ou sucesso por méritos pessoais. É achar que é salvo, redimido por Cristo, porque, de certa forma, fez por merecer. É achar que a família é ajustada, o casamento vai bem e os relacionamentos são saudáveis porque é mais sábio, mais competente e, no fundo no fundo, mais merecedor. 


Este assunto é sério, pois a Palavra nos adverte que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4:6). Soberba é desconsiderar a graça e misericórdia de Deus. É se esquecer que se não fosse o Altíssimo, seríamos pó. É desprezar a bondade do Senhor sobre nossas vidas. É esquecer de dizer, sinceramente, “graças te dou Senhor” para cada benefício recebido. 


O rei percebeu que Deus humilha os soberbos e, especialmente os que “andam na soberba”. Portanto, guarde o seu coração. Peça ao Senhor humildade e sincero quebrantamento para que saiba que se há vida, salvação, família, provisão ou qualquer outro benefício enchendo os seus dias, tudo vem do nosso Deus. Desta forma, iniciemos e terminemos cada dia dizendo: obrigado Senhor! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário