Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de março de 2023

SALMO 40

 Salmo 40


Somos ensinados na Palavra a esperar no Senhor e esperar pelo Senhor. Esperar no Senhor significa aguardar em Deus algo desejado, o momento certo, a resposta à oração. Esperar pelo Senhor é aguardar a presença dele, esperar que Ele venha. 


O Salmo 40 é a súplica pela presença do Senhor. O Salmista Davi inicia o cântico dizendo: “Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro” (v.1). 


Que linda figura: Deus se inclinando para estar com Davi, que esperava pela presença do Eterno! 


E ao se inclinar, Deus ouve o pedido de socorro de Davi. E, assim, Ele o tira da lama e põe seus pés na rocha (v.2). Ele retira o silêncio e põe em seus lábios cânticos de louvor (v.3). Quando Deus se manifesta tudo muda. 


Com o Eterno tão próximo, Davi percebe que Ele não requer de nós sacrifícios, ofertas ou holocaustos, mas sim corações quebrantados. Assim, ele diz: “agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei” (v.8). 


Davi reconhece suas fraquezas e seus pecados, pois “as minhas iniquidades de alcançaram” e “o coração me desfalece” (v.12). 


E ele termina o cântico com uma oração: “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!” (v.17). 


Quantas lições preciosas! Primeiro, Deus se alegra quando o buscamos, desejamos estar com Ele e o aguardamos com expectativa. Ele nos ensina a buscá-lo de todo o nosso coração, como o tesouro mais precioso. Um dia na presença do Senhor é mais precioso do que mil anos! (Sl 84:10). 


Busque ao Senhor na Palavra. Leia, medite e retenha aquilo que Ele ensina. Buque ao Senhor em oração. Não apenas ore; tenha uma vida de oração. Busque ao Senhor na comunhão. Caminhe com aqueles que amam e seguem a Cristo. Busque ao Senhor na adoração. Junte-se com seus irmãos em cultos de louvor e adoração ao Eterno. Busque ao Senhor em seu quarto e não menospreze os seus momentos devocionais. São os momentos mais importante do seu dia! 


Segundo, Deus ouve a oração e nosso pedido de socorro. Ao orar, seja sincero com o Altíssimo. Ele tudo sabe e conhece perfeitamente o seu coração. Mesmo assim, Ele deseja que sejamos sinceros em nossas orações. Não se vitimize e assuma os seus erros como seus. Deus ouve a oração humilde e sincera. 


E, ao ouvir, Deus responde! Mas lembre-se que nem sempre as respostas de Deus são aquelas que desejamos ou como desejamos. Vemos que Davi sempre ota para que Deus o livre dos inimigos, e muitas vezes Deus o livrou. Outras vezes não. E surgiam sempre outros, e mais numerosos.


Pense sobre isto. As vezes Deus não retira a enfermidade, mas enche a nossa alma de contentamento, mesmo na doença. As vezes Deus não muda o rumo do nosso trabalho, mas nos dá ricas oportunidades de servi-lo onde estamos. As vezes Deus não nos livra dos inimigos, os críticos e os desrespeitosos, mas aumenta a nossa fé para caminharmos em paz com eles. As vezes Deus não nos distancia da pessoa problemática, mas nos ensina paciência e longanimidade. E em tudo isto Deus está ouvindo e respondendo as nossas orações. 


Terceiro, Deus deseja que tenhamos um coração sincero e quebrantado. Ele não se impressiona com nossos sacrifícios e ofertas, nosso trabalho e dedicação, nosso ardor no cumprimento da missão. Ele deseja que tenhamos desejo e alegria em fazer a Sua vontade. 


Que seja esta a nossa oração sincera no dia de hoje: “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!” (v.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário