domingo, 26 de outubro de 2025

MODERNA

 Nesse mundo moderno se faz importante reafirmar para cada homem cristão o que a Palavra de Deus tem a dizer sobre a masculinidade bíblica.

No mundo moderno, os homens tem sido ridicularizados. Parte dessa realidade tem a ver com a forma como muitos deles insistem em agir erroneamente em relação às mulheres, a esposa, os filhos, a família e seu papel na sociedade.

Desfocar, desprezar e desfazer a masculinidade é um grande objetivo específico de Satanás nesse século XXI. Seu plano inclui distorcer o propósito de Deus para a masculinidade, pois ele sabe que homens que não entendem biblicamente sua masculinidade perpetuarão em seus filhos homens uma visão distorcida da masculinidade, os quais também se tornarão futuros homens que errarão quanto à sua identidade, com as mulheres, com a esposa, filhos, família e o seu papel na sociedade.

A Palavra de Deus revela princípios sobre a verdadeira masculinidade. Um homem que entende a masculinidade bíblica é totalmente afetado em sua identidade como homem e tudo isso influencia quanto ao seu papel e responsabilidade como marido e pai.

Segundo a Bíblia..

1º – A masculinidade bíblica inclui a responsabilidade para com Deus, o Criador, em liderar e gerir Sua criação.

Gênesis 1.26-27 afirma: “E Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra. Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou…”

Antes mesmo de qualquer relacionamento, cabe ao homem centrar sua vida num relacionamento sério com o Senhor, o Criador e assumir seu papel na criação, liderando. Masculinidade inclui o abraçar a verdade que cada homem lidera, e isso é feito de várias facetas, que inclui o seu casamento, seu lar e seu trabalho. O homem precisa liderar as áreas de sua vida com destreza, força, diligência e dignidade. Masculinidade inclui um homem que age como líder e assume esse papel de forma consciente, responsável e em plena dependência no Senhor.

2º – A masculinidade bíblica inclui a compreensão de que Deus deu a esposa (o feminino) para ser companheira, parceira e para complementar a realidade da vida.

Gênesis 1.27 declara: “Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

Antes de qualquer outro envolvimento relacional, o homem casado assume a responsabilidade de ser um esposo para uma só esposa. Ao assumir seu papel como esposo, sua prioridade tornar-se amar, suprir, cuidar, zelar, proteger, conviver e compartilhar a vida com sua esposa. A masculinidade inclui que um homem saiba que sua esposa é única e foi-lhe dado por Deus para que com ela, tornem-se “um”. Gênesis 2.24 afirma: “…tornando-se os dois uma só carne.” Assim, ser esposo para só uma esposa e partilhar a vida com ela, priorizando-a, é a primeira expressão relacional de sua real masculinidade.

3º – A masculinidade bíblica inclui sexo com a esposa a fim de que também a paternidade se manifeste.

Gênesis 1.27 diz: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sejam fecundos, multipliquem-se…”

Segundo o texto, Deus criou o casamento e o abençoou. O casamento abençoado por Deus é somente entre o homem e uma mulher. Deus criou sexo para o casamento e como consequência o nascimento de filhos. O casamento produz a família: pais e filhos. O casamento então é o berço da paternidade e maternidade. Assim, a masculinidade bíblica inclui a paternidade como resultado da vida conjugal. Homens tementes a Deus compreenderão que filhos são bênçãos e presentes dEle, e por isso estarão dispostos a amar, suprir, cuidar, orientar, ensinar e disciplinar para que eles se tornem homens e mulheres que expressem verdadeira masculinidade e feminilidade à luz dos ensinos do próprio Deus, para a Sua glória e alegria deles.

4º – Masculinidade bíblica inclui o entendimento de que homens precisam se reconciliar com Deus através do Senhor Jesus e depender plenamente dEle para que seus papéis como líder, esposo, pais e cidadão sejam plenamente realizados.

Paulo afirmou em 2 Coríntios 5.17: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

É sob o poder do Espírito Santo nessa nova criação que cada homem em Cristo entende sua verdadeira masculinidade e é capacitado por Ele para viver como esposo e pai e assim, obedecer Efésios 4.25, que diz: “Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela”, e a ordem de Efésios 6.4: “E vocês, pais, não provoquem os seus filhos à ira, mas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor.”

Assim, que cada homem cristão, avalie sua vida, confesse seus pecados por qualquer violação desses princípios bíblicos apresentados e busque humildemente em oração por ajuda e poder do próprio Senhor, pelo Espírito Santo, para cumprir sua verdadeira masculinidade.

A cada homem que talvez esteja vivendo fora e contrário do padrão de Deus quanto à identidade masculina ou do papel de marido e pai, digo que independente de qual a situação, há esperança no amor, graça, bondade e misericórdia de Deus através do Seu amado Filho, o Senhor Jesus Cristo. Arrependa-se de seus pecados e peça pelo perdão do Senhor. Confie somente na obra do Senhor Jesus na cruz, o qual morreu para pagar o pecado. Sua obra é poderosa para libertar e perdoar seus pecados e erros, dando-lhe uma vida nova, cheia de significado. Por Sua graça, o próprio Deus é poderoso para fazer, ou um grande milagre em seu passado, ou ainda lhe dar as forças e sabedoria necessárias para você lidar com qualquer erro cometido.

Que o Senhor abençoe a todos na caminhada em viver uma masculinidade bíblica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário