OS MISERICORDIOSOS ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA
A misericórdia é um reflexo luminoso do caráter de Deus, pois “o Senhor é misericordioso e compassivo, longânimo e assaz benigno” (Sl 103:8). Essa é a Sua essência eterna, e em Cristo Jesus somos chamados a espelhá-la. Ser misericordioso é viver à semelhança do Pai. É permitir que o amor recebido transborde em amor oferecido, que a graça experimentada se torne graça compartilhada.
O termo grego eleemon, traduzido por “misericordioso”, descreve uma compaixão que se move, que age. Assim é o nosso Deus. Ele “é rico em misericórdia” (Ef 2:4), e foi essa riqueza que nos alcançou quando ainda estávamos mortos em nossos delitos e pecados. A misericórdia, portanto, não brota da bondade humana, mas da experiência do perdão divino. Só quem foi alvo da compaixão de Deus pode, de fato, ser instrumento de compaixão no mundo.
Vivemos em dias marcados por impaciência, julgamento e dureza. O erro alheio é amplificado, e a queda do outro, muitas vezes, transformada em espetáculo. O discípulo de Cristo, porém, caminha na contramão: prefere restaurar a condenar, acolher a desprezar, perdoar a vingar. A misericórdia é o amor em movimento, que se ajoelha para lavar os pés do opositor e cuidar do ferido à beira do caminho.
A promessa de Jesus é clara: “alcançarão misericórdia.” Isso nos lembra duas verdades. A primeira é que todos nós, sem exceção, necessitamos da misericórdia de Deus. Somos todos igualmente dependentes de Sua paciência, graça e bondade. A segunda verdade é que os que foram alcançados por essa misericórdia devem refleti-la. Quando abrimos mão da vingança, proclamamos que o Senhor é justo. Quando não pagamos o mal com o mal, declaramos a nossa confiança na graça de Deus. Quando nos calamos perante a ofensa, testemunhamos a bondade do Senhor.
Como você reage diante da falha alheia? Com frieza ou com compaixão? A misericórdia é o selo do coração transformado. Um dia, os misericordiosos se encontrarão com o próprio Deus, fonte eterna de toda misericórdia. As mãos que hoje estendem perdão serão tocadas pelas mãos que foram cravadas na cruz. Que o Senhor nos ajude a sermos verdadeiramente misericordiosos com todos e, especialmente, com quem nos fere, espelhando uma pequena partícula da infinita e insuperável misericórdia do Altíssimo em nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário