Total de visualizações de página
quinta-feira, 12 de março de 2015
PAZ NO LAR
“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim.
No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16.33)
A família é formada com a motivação de viverem em paz e harmonia. Mas precisamos ficar atentos, pois a violência, pouco a pouco, está entrando nos lares, seja através de palavras ou de agressão física. Por exemplo, você sabia que 25% das garotas nos Estados Unidos são agredidas por seus namorados? E o que é pior, a maioria delas acredita que isso é normal!
Desde a queda do homem, a violência existe, vitimando pretos e brancos, pobres e ricos, cultos e ignorantes. Desafortunadamente, essa é uma realidade que é vivida em todos os lugares, que afeta a todos, e de muitas maneiras.
Mas o maior perigo da violência é que as pessoas a têm tolerado, sempre com a desculpa de que todos devem aceitá-la como algo inevitável. Todos torcem pelo bandido do filme, pelo fato de ele ser um galã, não importa os meios que ele escolhe para agir. Um retrato que muitos transferem para sua casa, deteriorando seus lares.
Deus não criou o homem para a guerra, Ele criou o homem para viver em paz. O homem que vive na violência se autodestrói.
A paz não se dá instantaneamente ou por mandato, não conseguimos alcançá-la sem esforço, jamais poderemos comprá-la ou pedir emprestada: a paz tem que nascer do coração de cada homem. Sem paz no coração, como pode haver paz em um povo, em uma nação, e no mundo?
Disse Jesus: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14.27)
Deus é Paz, por isso mantê-la é uma obrigação primária de todos, mas em especial dos pais. Leve Deus para dentro de seus lares, pois é no lar onde se aprende a viver e construir a paz; é ali que os pais têm a enorme responsabilidade de ensinar aos filhos a maneira de comportar-se, de tratar aos demais e de resolver os problemas.
Até mesmo na família onde existe carinho entre seus membros é possível perder a paz. Não há dúvida de que a paz é algo muito frágil pela qual se deve trabalhar pacientemente, todos os dias, para conquistá-la.
Ao contrário do que muitos acreditam, a paz não é a ausência da guerra, nem é somente o respeito aos outros.
As crianças precisam aprender o hábito do esforço, não basta serem crianças “boas”. As crianças precisam aprender a dominar-se, a pensar nos outros e a sacrificar-se, para não pensarem que o mundo gira ao redor delas, senão mais tarde elas se tornarão “tiranas”.
Nossos filhos devem ser exigidos, claro que dentro de suas possibilidades. Devemos ensiná-los a enfrentar os problemas e a esforçar-se para resolvê-los, para que eles sintam-se orgulhosos de terem sido capazes de realizar algo.
Que nossos filhos tenham heróis que inspirem suas vidas, mas que sejam heróis de caráter e de grandes ideais, porque atualmente a violência tem sido apresentada às crianças como forma de heroísmo. É necessário que os pais lhes ensinem o que é nobre e grande.
O egoísmo e a falta de generosidade são muito evidentes na criança, por isso é importante que elas vejam um bom exemplo: como seus pais ajudam ao necessitado ou ao que tem algum problema. Para despertar nas crianças o sentimento da generosidade, pode-se acostumá-las desde pequenas a renunciarem algo seu e compartilhá-lo com alguma outra criança.
A ordem é um elemento essencial para que haja harmonia e equilíbrio em um lar. Quando há ordem em uma casa, há normas e limites, isto proporciona segurança aos filhos e lhes ensinam a terem disciplina.
O amor é o valor essencial para que haja paz, pois é um elemento que determinará a qualidade da pessoa e sua capacidade para relacionar-se com os demais.
Buscar o bem pessoal e o dos demais é justamente o que traz como consequência a paz. A paz é o resultado de muitas atitudes, todas estas fundamentadas precisamente no amor.
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
Se cada pai assumir sua responsabilidade de ensinar essa virtude aos filhos, primeiro levando Deus para dentro de seu lar, sendo o exemplo, certamente essa família viverá em paz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário