Total de visualizações de página
sexta-feira, 13 de março de 2015
NEGOCIADOR
“Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes. (Mateus 25.14-30.)
Ao ler a parabola dos talentos, vejo nela uma oportunidade extraordinária. Geralmente as pessoas querem uma oportunidade, mas querem de preferência as coisas prontas.
Precisamos na verdade é ter atitude, sem atitude como iremos experimentar o milagre, o milagre precisa de um ambiente propício para que ele seja milagre.
Aquele homem chama seus empregados e deixa seu dinheiro com eles, cada um com uma porção. Que oportunidade! Eles teriam que trabalhar, negociar para que aquele valor recebido multiplicasse.
O desejo de Deus é que cada um de nós venha experimentar a capacidade de negociar. Para sermos bem sucedido é fundamental ter esta capacidade sobrenatural.
Podemos tirar algumas lições para nossa vida com a atitude daquele homem, e da mesmo forma aprender com os seus empregados qual a atitude certa quando estamos diante de uma oportunidade.
A primeira lição é você ter conhecimento da sua capacidade. “A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um Segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.” (Mateus 25.15.) O patrão deles sabia a capacidade de cada um, por isso cada um recebeu partes diferentes. Mas e você sabe da sua capacidade? Você sabe os seus limites? Sabe até onde você pode chegar? Certa vez estava como estagiário e a pessoa que me ensinava foi transferido para outra cidade. Vi ali uma grande oportunidade, e era uma redação de jornal e as coisas são muito dinâmicas, o dono do jornal chegou para mim e fez a seguinte pergunta: “e ai muleque, você consegue fazer o trabalho?” Não pensei duas vezes e respondir com muita convicção, claro sem medir o grau do desafio, apenas via a oportunidade de me firmar naquele trabalho. Claro, fique tranquilo! Estava ali apenas 20 dias, aprender a diagramar o jornal, o meu professor estava indo embora, quem iria responder minhas perguntas? Mesmo assim fiquei firme e sabia que tinha que trabalhar dubrado, e fiz, com pouco tempo estava dominando o trabalho e mais que isso aprendendo em outros departamentos.
Temos que ter segurança no que estamos fazendo, e esta segurança vem com o tempo e maturidade. Se você quer entrar para o time dos bem sucedidos, você terá que aprender a negociar, terá que aprender a decidir, você não pode perder o trem, você nào pode perder a oportunidade. Entre na mesa de negociação sabendo o que você esta querendo e onede você gostaria de chegar.
A segunda lição é você não perder tempo com conversas inuteis e deduções vasias. “O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.” (Mateus 25.16.) Você recebe a oportunidade, ela esta diante de você, o que você tem que fazer, aproveitá-la, não ficar perdendo tempo com conversas, reuniões sem objetivo. Aquele homem recebe os cinco talentos, ele sai imediatamente para negociar, ele não perde tempo.
Não perca tempo com pensamentos negativos, pensamentos malignos. Tempo é dinheiro, você está com a oportunidade nas suas mãos, fique ai parado questionando “porque eu meu Deus, será que vou conseguir, tem tanta gente mais capaz que eu.” Veja bem se a oportunidade chegou e ela chegou para você é porque Deus vê em você capacidade para fazer, acredite e vá multiplicar o seu talento, vá investir logo. Enfrente o desafio, aproveite a oportunidade.
A Terceira lição é que preciso negociar sob pressão. O que recebeu um talento sentiu-se pressionado, ele perde tempo em ficar analizando o seu patrão, é tanto que o conceito que ele tinha dele era muito errado. Sua mente o levou a tomar a decisão errada. Ele ouviu a voz errada. Em nenhum momento ele via como uma oportunidade, pelo contrário ele via punição, ele fez um juiz errado do seu patrão. Para ser um bom negociador temos que aprender a conviver com as pressões, ela faz parte do dia a dia. A pressão muitas vezes é o próprio diabo agindo para você fazer um mal negócio ou até mesmo desistir. Mas com certeza ela melhora você, não esqueça disso.
A quarta lição é você não ter medo. O medo impedi você de avançar, ele é o inimigo dos vencedores. O texto diz que “A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.” (Mateus 25.15.)
Talvez você vê a oportunidade como uma falta de justiça com você. Na empresa onde você trabalha, vem mais serviço para você e menos para o outro e o salário é o mesmo. Não fique perdendo tempo com isso, faça o melhor, a recompença um dia vai chegar, tudo pode colaborar para o seu crescimento, na empresa eles sabem que podem contar com você. Nesse mesmo jornal que trabalhei lá como estagiário durante dois anos sem ter um salário, fazia de tudo já, até dobrar jornal eu dobrava para ajudar o pessoal e mais que isso, saia vendendo jornal na rua. Até que um dia tive que sair, precisava de uma salário, já sabia trabalhar, fui ser servente de pedreiro, com poucos dias chega um carro na minha porta para me levar para uma entrevista em uma editora, logo fui e para minha surpresa o jornalista daquele jornal falava muito de mim para o dono daquela editora e fui contratado pore le com um bom salário.
Não tive medo de encarar os desafios, aproveitei a oportunidade e ela abriu portas para mim, e graças a Deus pude dá dignidade para minha família com a graça de Deus.
E por último temos a quinta lição que é você ser uma pessoa segura no que faz. “Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. (Mateus 25.26-27.) Uma pessoa insegura não consegue avançar, ela fica muito assustada com tudo, ela não consegue enxergar a direção certa, ela só vê problemas e dificuldades. É importante saber que o Senhor está no controle de nossa vida, o inimigo trabalha para você não avançar e a insegurança, a falta de confiança pode ser um impedimento muito forte pata impedir de você fazer um bom negócio, realizar um sonho. Deus abriu a porta para você, entre por ela, fique firme nos Seus braços certo que Ele dará para você o equilíbriu necessário para você seguir em frente.
A recompensa é bem clara, “servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor.” Você pode desde já viver as recompensas que Deus tem para você. Você pode ser uma pessoa bem sucedida em todas as áreas de sua vida. Você tem com certeza pelo menos um talento, avance nele, invista, negocie, faça o melhor sem medo de ser feliz. Acredite na oportunidade, acredite que Deus é quem esta dando a oportunidade para você, acredite em você, saiba dos seus limites e vá adiante em nome de Jesus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário