Total de visualizações de página
quarta-feira, 11 de março de 2015
BRILHO NA APROVAÇÃO
“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.” (Filipenses 3.8)
Para você, ou para qualquer um brilhar tem um preço. Você vai acender uma vela, para a vela brilhar ela tem que ser queimada e arde. Então, começamos a perceber uma coisa interessante: quando arde, ali existe o sofrimento. Mas nós não vamos fazer uma aplicação da vela e sair da Palavra de Deus.
Vemos algo interessante nesse texto: “Tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus”. Muitas vezes nós estamos numa caminhada com o Senhor, algo bem especifico, e nos sentimos muito úteis na obra do Senhor.
Seja no trabalho, ou até mesmo na igreja, você está turbinado, motivado, feliz, se sentindo uma pessoa útil, uma pessoa que participa, você está se sentindo dentro de um grande contexto. E você fala assim: mas eu faço parte disso? Eu sou útil a esse processo? Eu sou útil a tudo isso que está acontecendo, ou seja, eu estou brilhando?
Com muita humildade, você não está falando isso e se exaltando, você está brilhando nesse processo. Você não está falando como se esse brilho viesse de você. É o brilho do Senhor na sua vida, é a capacidade do Senhor na sua vida, e você se vê destacando em cada situação dentro desse contexto. Alguns podem até não ver, mas dentro do contexto você sabe que faz a diferença.
Você sabe a importância do trabalho que está fazendo, ainda que não apareça, mas você sabe. Você sabe da sua responsabilidade, de como você envolve toda sua vida não só durante esse tempo no trabalho, mas esse tempo também é levado para casa. Quando você dorme, você sonha com esse trabalho; quando você acorda para conversar com a sua esposa ou seu marido, ou com seus irmãos, ou seus pais, esse trabalho faz parte. O serviço ocupa grande parte seu tempo, até nos sonhos. E você percebe que está brilhando dentro desse contexto. Mas chega uma hora em que toda essa utilidade parece que vai como a água que desce pelo ralo.
Você começa a se enxergar uma pessoa cheia de problemas, uma pessoa cheia de limites, até mesmo pode ser afrontado pela enfermidade, pode ser afrontado por situações dolorosas que fazem com que você diga: não estou mais brilhando! Eu vim construindo ao longo da minha vida, todo esse trabalho que eu quis fazer com toda honestidade. Eu não estou encontrando mais forças para poder continuar, eu não estou encontrando, e as pessoas estão vendo na minha vida o sofrimento, estão vendo em minha vida situações e que eu não estou conseguindo. Mas elas vão perceber uma coisa interessante: elas vão me ver brilhar.
Quando nós estamos produzindo, enquanto estamos realmente fazendo e enxergando o nosso brilho, não faz tanta diferença assim, mas faz toda diferença quando nós começamos a viver uma vida sacrificial. E quando nós passamos pelo sofrimento, é nesse momento que realmente as pessoas vão ver a luz de Cristo brilhar em nós.
Compreende a grande diferença? E parece que não há tanta diferença! Parece que você é um derrotado, mas nesse momento é que você se enxerga um vencedor. Mas não é apenas você quem vai enxergar, são aqueles que estão do seu lado. Essa luz que vem de Cristo vai fazer a diferença dentro do contexto, é aquela força que nós precisamos, que passa e contagia os outros que estão perto de nós.
Quando, aparentemente, nós perdemos alguma coisa, é aí que o Senhor nos completa e as pessoas percebem. O nosso colega de trabalho vê. Você está passando por um momento difícil, você está passando por uma fase difícil, mas mesmo assim você consegue brilhar, porque é Cristo em vós.
Então, toda aquela glória, todo aquele apogeu que perdeu-se, passa a ser recuperado através da excelência que está em Cristo Jesus. Ele nos faz brilhar. E é através do sofrimento que nós enxergamos com mais clareza. Glória? Não existe glória se não passar pela cruz. Não existe glória se você não experimentar o sofrimento. E é neste momento que você verá a luz de Cristo brilhar na sua vida. Isso é que faz com que nós continuemos perseverantes, animados, mesmo que as circunstâncias mostrem um quadro completamente diferente, mesmo que você não consiga mais enxergar forças para continuar, mesmo que você seja atingido por uma enfermidade que o coloca em um leito, mas você é uma pessoa esperançosa, uma pessoa confiante, uma pessoa que está brilhando.
Não interpretamos como bênção completa, só quando nós vencemos naquilo que podemos ver. Essa não é a medida que Deus tem para mim e para você. Deus quer fazer brilhar a sua luz através de cada um de nós, e isso nos motiva a trabalhar com intensidade, pois sabemos que a força que nós temos, vem do Senhor; a unção e a capacidade de realização, vem do Senhor.
Por isso conseguimos trabalhar com excelência, não com um perfeccionismo em um sentido doentio, mas caminhamos em direção à excelência direcionada por Deus, ainda que estejamos passando por um sofrimento.
É por isso que muitas pessoas conseguem fazer do Vale de Baca um manancial, ou seja, encontrar no deserto poços de água para matar sua sede. A sua vida não é apenas uma miragem, você pensa que está vendo a resposta na sua frente com seus olhos físicos, mas está vendo a solução que vem de Deus, e Deus começa a brilhar através de você.
Brilhe no seu departamento, brilhe na sua mesa de trabalho, brilhe no negócio que está fazendo, mas brilhe na luz de Cristo. Quando você é admoestado, brilhe. Tenha isso como um presente de Deus para sua vida, porque senão vamos crescer e não vamos crescer, o que quer dizer isso? A criança quando é disciplinada, sempre se aproxima do pai. Eu não conheço uma criança que é disciplinada que foge do pai, mas a criança que não é disciplinada foge do pai, ela se torna mais rebelde, se torna mais manipuladora, e muitas vezes nós crescemos, fazemos 10, 20, 30, 40 anos e somos pessoas manipuladoras. Fazemos chantagem emocional, achamos que isso vai fazer Deus mudar de ideia.
O que faz Deus, muitas vezes, mudar de ideia é uma oração. Porque Deus pode mudar de ideia. Nós vemos alguns exemplos na Bíblia quando o povo ora e clama. Deus pode mudar aquele quadro.
Deus quer que você aprenda, brilhando através da sua luz e da sua glória, e faça diferença onde você estiver.
Esse versículo em Filipenses é maravilhoso: “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.”
É preferível nós perdermos muitas coisas, mas que nessas perdas venhamos a adquirir um conhecimento maior do Senhor. Você vai ver esse Deus. Você vai ficar seguro em Deus.
Quando nós fugimos de Deus, fugimos da disciplina, fugimos dos problemas. Achamos que o evangelho tem que ser tudo pode, tudo tem que ser maravilhoso, o sermão tem que ser “aguinha com açúcar”, pegar leve, tem que ser uma reunião extremamente humanitária. Então começamos a ver alguns problemas que depois nós mesmos não entendemos porque que uns vão e você fica? Por que uns vão e outros ficam? Parados no tempo, cumprindo suas obrigações religiosas, mas não conhecem a Deus.
“A glória do amanhã tem suas raízes no sofrimento de hoje.” Naquelas áreas da sua vida que você vê que está difícil é a oportunidade de Deus fazer você brilhar.
Basta você querer, e aí você verá a glória de Deus brilhando na sua vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário