“Julgais mesmo que eles eram mais culpados do que todos os outros em Jerusalém? Não, não são. Mas se não arrependerem, todos vós perecereis eternamente, tal como eles”. (Lucas 13:4-5)
Uma das áreas em que o inimigo tem enganado muitos cristãos é no orgulho. Essa atitude de superioridade que falsamente nos eleva acima dos outros é uma condição perigosa do coração. O orgulho é um pecado sorrateiro e mortal. Leva-nos a reparar nos erros dos outros e impede-nos de amar com um coração puro. Julga e muitas vezes critica silenciosamente, cegando-nos dos nossos próprios pecados e defeitos.
Para nos libertarmos do orgulho, temos de guardar o nosso coração e proteger a nossa caminhada. Temos de perseguir a compaixão e a humildade com zelo. Quando vemos outros a caminhar no erro, é nosso dever orar. Clamar para os ver como Jesus os vê e depois clamar pela pureza dos nossos corações. Mantermo-nos humildes, ensináveis e lembrarmo-nos de quanta misericórdia precisamos nas nossas vidas.
Jesus, não quero ter nada a ver com o orgulho. Arrependo-me de pensar que sou melhor do que os outros. Humilho-me na Tua presença e peço-Te que examines o meu coração e me libertes. Não seria nada se não fosse a Tua misericórdia. Deixo de ter um espírito crítico e peço-Te que me ajudes a ver os outros como Tu os vês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário