quarta-feira, 1 de outubro de 2025

PROVAÇÃO

 É POSSÍVEL TER ALEGRIA EM MEIO À PROVAÇÃO?

2 Tim 1:3-5
A alegria do cristão de fato independe das circunstâncias? Portanto, é possível ter alegria em meio à provação, seja uma enfermidade, desemprego, críticas ou abatimento pessoal?
Paulo inicia sua carta a Timóteo com um grave contraste. Apesar de encontrar-se em um terrível calabouço, aguardando o dia de sua morte que logo chegaria, Paulo começa sua carta com palavras de gratidão e alegria.
Ainda no capítulo primeiro, a sua gratidão é a Deus, pelo tempo de vida e serviço a Ele, o que fez "com consciência pura". A palavra grega usada para “consciência” (suneidesis), indica que Paulo, apesar de suas limitações e erros humanos, reconhece a bondade de Deus guardando a sua vida ao longo dos anos, e lhe dando o privilégio de fazer o que é certo (v.3).
E a sua alegria é por Timóteo, mais especificamente por sua “fé sem fingimento”, a qual foi primeiramente percebida na avó Lóide e na mãe Eunice (v.4-5).
Que lições preciosas! Primeiramente, devemos sempre buscar em nossas mentes e corações os bons motivos de gratidão a Deus, mesmo nos dias mais difíceis. Devemos saber que mesmo em tempos de provação, temos em Cristo motivos de contentamento, como a sua presença, consolo, força e salvação. Louvado seja Deus!
Além da gratidão, cultivemos a alegria! Paulo não se angustia com a sua prisão, mas alegra-se com a fé sem fingimento de Timóteo. Portanto, alegre-se porque Cristo está contigo todos os dias, mesmo nos momentos mais incertos e desafiadores! Alegre-se pelo que não pode ser roubado ou perdido: a paz encontrada em Deus! Alegre-se porque o seu nome está escrito no Livro da Vida!
Há nesse texto uma curiosidade. Paulo se alegra pela fé “sem fingimento” de Timóteo. A palavra grega usada (anupokritos) significa “sem hipocrisia”, “sincera”. Significa, portanto, que há fé fingida, hipócrita, não sincera. E esta deve ser a nossa oração: que Deus nos ajude a termos uma fé sincera, sem fingimentos, que verdadeiramente crê em Cristo e busca viver segundo as convicções que temos, na Palavra e no Senhor Jesus.
Guarde a sua fé. Ela é o seu tesouro mais precioso. Alimente-a na Palavra e na oração. Pela comunhão e na adoração. Durante o serviço e na missão. Seja a sua fé “sem fingimento” em nome de Jesus. E, assim, abrace a alegria, que é Cristo. Nenhuma provação ou tragédia em sua vida superará a graça de nosso Deus sobre você. Portanto, alegre-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário