As razões são múltiplas.
Algumas: conversão genuína a Cristo; discordâncias teológicas; razões litúrgicas; namoro; estar próximo da patota; buscar visibilidade; casamento; ir para a igreja da “moda”; discordância disso, daquilo, daquilotro; arrogância; estar enfatuada; problemas morais; mudança de cidade; etecetera , etcetera e etcetera e tal. A lista pode chegar é raiz quadrada de “n” 😂
Todo pastor de uma igreja local não quer que nenhum de seus membros saia de “sua” congregação.
Os pastores evitem xingar ou difamar que resolveu ir para outra comunidade. Difamação é pecado. Cuja raiz é o orgulho. Orar por eles e tranquilizar sua alma e nada de relacionar isso ou aquilo que “você” fez por eles. Tudo foi graça do Eterno. A vida é ao vivo. E as pessoas fazem suas escolhas ué!
Há membros que saem de suas congregações atirando contra elas, e tratando inclusive com o impiedade.
São ingratos, arrogantes, amargos. Desvalorizam as oportunidades que tiveram, o cuidado pastoral irmãos, as intercessões daquela igreja a seu favor até sair ocasião e outros motivos que teria para ser grato. Que é ingrato levará também problemas mais cedo ou mais tarde a nova congregação. Isto vale também para pastores que tiveram que mudar de congregação.
Há muitos membros que saem muito gratos. Membros que valorizam o cuidado que receberam e embora tenha suas razões, não difamam que lhe apoio em cuidou em dias tensos, a deixar portas abertas para voltarem e abraçarem novamente seus irmãos e pastores. Se tiver que sair algum dia. Procure sair grato!
A gratidão e a humildade cabe em qualquer lugar. Uma frase que ouvi quando era um pastor iniciante é que segue aí na minha lista de coisas para lembrar sempre.
O que você achou de tudo isso?! Fale com bondade e francamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário