Salmo 43
Como partilhei antes, a Palavra nos ensina a esperar pelo Senhor e no Senhor. Esperamos pelo Senhor quando desejamos a sua presença. Esperamos no Senhor quando aguardamos a sua resposta.
O Salmo 43, dos filhos de Corá, é um apelo para esperarmos pelo Senhor e no Senhor.
Inicia suplicando a presença de Deus: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma” (v.1). Segue com uma declaração: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (V2.).
O Salmo fala de lágrimas e angústia, e logo depois transita para esperar no Senhor a resposta à suas orações: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (v.5). E reconhece que o Senhor está com o seu povo, pois de dia lhes dá misericórdia e de noite cânticos de agradecimento (v.8).
Ao fim do Salmo, lembra-se novamente de seus inimigos e críticos e termina com uma pergunta à sua própria alma: porque está abatida? Porque não tem paz? E segue ensinando ao seu próprio coração: espera em Deus!
Que Deus nos ajude a desejar a sua presença mais do que a corça suspira por água fresca! Precisamos do Senhor mais do que precisamos de água no deserto. Que seja essa também a nossa oração: “a nossa alma tem sede de ti”.
Que Deus nos ajude a conversar e ensinar ao nosso próprio coração! Devemos pregar para nós mesmos, com ensino bíblico e insistência santa. Devemos relembrar ao nosso próprio coração quem é o Senhor e o que Ele faz. E devemos confrontar a nossa alma, perguntando: por que está abatida? Pregar ao próprio coração é uma das atitudes mais necessárias em nossas vidas.
Que Deus nos ajude a esperar nele! Que Ele nos ensine a ter contentamento e paz enquanto aguardamos a resposta à nossa oração. E seja ela qual for, seremos gratos a Deus.
Quando o Salmo nos encoraja a ensinar à nossa própria alma (“espera em Deus”), a palavra aqui usada para esperar (yachal) significa aguardar pacientemente, as vezes demoradamente.
Meus irmãos, esperem em Deus! Ele não se esqueceu. Ele não deixou pra lá. Ele não chega atrasado. Esperem em Deus e encham seus corações de contentamento e paz enquanto aguardam. Essa é a jornada para a qual fomos chamados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário