quarta-feira, 19 de abril de 2023

CONHECE



Vimos ontem que o Salmo 139 é um reconhecimento de que Deus nos conhece por completo. Nossos pensamentos, sentimentos, rotinas diárias e inclinações. E que Ele põe sobre nós a sua mão, cuidando de nossas vidas. 


O meio do Salmo é também fascinante. Revela que não podemos jamais nos esconder de Deus: “Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também” (v.8). 


O conhecimento de Deus a nosso respeito é total, pois “Tu formaste o meu interior Tu me teceste no seio de minha mãe” (v.13). Somos alvo dos planos e das ações de Deus antes mesmo de nascermos!


Mas Deus não se contenta em apenas nos criar e conhecer. Ele deseja nos guiar a cada dia. O salmista reconhece: “se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá” (v.9-10).


E como vimos ontem, o Salmo termina com uma linda e necessária oração. Deveria ser nossa oração diária. 


“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (v.23-24).


Três claras verdades nessa oração. Primeira, precisamos de Deus para nos sondar. Não nos conhecemos o suficiente e dependemos que Ele nos sonde por completo, nos revelando aquilo que precisamos saber e atentar a nosso próprio respeito. Talvez seja uma atenção, um alerta ou um cuidado com algum padrão de pensamento que precisa mudar. Ou mesmo um motivo de gratidão e contentamento que devemos abraçar. 


Segunda verdade: precisamos de Deus para conhecer os nossos maus caminhos. São as más escolhas, oportunidades que não deveríamos usar, pecado enraizado no coração ou mesmo uma porta que se abriu e parece boa, mas é perigosa. Precisamos que Ele nos mostre os caminhos maus em nossas vidas e corações. 


Terceira verdade: precisamos que Ele nos guie a cada passo. O verbo guiar (nachah) é usado também para liderar. É alguém que inspira e dá as ordens. É aquele que mostra o próximo passo. Portanto, precisamos do Senhor a cada passo de nossas vidas: nossas escolhas, rotinas, iniciativas, ações e reações. 


Que Ele nos sonde, nos livre dos maus caminhos e nos guie a cada passo em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário