◾ Gênesis 2
18. Então declarou Yahweh, o SENHOR: “Não é bom que o ser humano viva sem a companhia de um semelhante; farei para ele alguém que o ajude e a ele corresponda!”
Deus começa sua obra criadora, criando o universo conhecido e o desconhecido.
Cria, através do seu falar, todas as coisas, e por fim, cria o homem do pó da terra e sopra-lhe o espírito de vida. Gênesis 2.7
Tudo era bom e perfeito, mas de repente, como podemos ver em Gênesis 2.18, algo ainda não era perfeito, então, como podemos no verso 18, Deus disse que Adão precisa de uma ajudadora.
◾Ajudadora/Ajudador!
No original, essa palavra para ajudador ou ajudadora, só é usada de duas maneiras no Antigo Testamento.
-Quais?
Quando o texto descreve Deus como Ajudador de Israel e quando expressa o papel da esposa na vida de seu marido.
É um termo altamente distinto, e no contexto de casamento, significa aquela que preenche as lacunas.
◾ Homem.
Deus olha para você e vê falhas. Muitas falhas!
Deus os criou perfeito, mas ainda neste estado, disse que não era bom que estivesse só!
Deus olha para você e vê grandes lacunas em quem você é, como pessoa.
Existem pontos cegos e coisas faltantes em você, coisas essas que a mulher possui.
Como homens, eu e você somos tão desequilibrados, que Deus viu que necessitávamos de outra pessoa que fosse totalmente o oposto e diferente de nós que apenas quando estivéssemos juntos alcançaríamos o equilíbrio e a harmonia do plano original de Deus, uma nova unidade chamada família.
Para isso Deus criou macho e fêmea, homem e mulher.
Poucos homens de vinte anos são bondosos, sensíveis, gentis, confiáveis e altruístas, porém, um homem de sessenta anos que andou com Deus, amou sua esposa e criou seus filhos desenvolveu a bondade, a compreensão, a percepção e a sabedoria que surgem quando um homem renuncia à sua vida e se dedica à esposa e aos filhos em vez de viver voltado para si mesmo.
A união entre um homem e uma mulher propícia essa mudança de comportamento.
A presença de uma ajudadora preenche lacunas.
A presença de uma ajudadora nos transforma.
Quando um homem vê as diferenças entre ele e sua mulher como uma bênção e não como uma ameaça à sua masculinidade ou um desafio à sua liderança, é sinal de que ele cresceu.
Se não vê, então ele ainda é uma criança.
Como homens, eu e você, precisamos enxergar nossas esposas como o outro lado da moeda, com uma perspectiva e um conjunto de dons que, quando reunidos aos nossos, potencializam o que podemos realizar na vida, assim, a família cresce em todos os sentidos.
Quando um homem considera o ponto de vista de sua esposa errado ou inválido por ser diferente do seu e se recusa a analisar seu mérito, ele é um idiota!
Ele está se recusando a considerar o conselho da pessoa que o Deus do Universo designou para preencher suas lacunas e cobrir seus pontos cegos. Quanta bobagem!
Como tem homem bocó!
Isso não significa que a opinião de sua esposa esteja certa e a sua, errada.
Ela pode estar tão desequilibrada quanto você, mas quando ouvimos e con sideramos os aspectos da perspectiva dela, que dá equilíbrio à nossa visão, tomamos decisões melhores e cometemos menos erros.
Homem lembre-se: Nunca critique o julgamento de sua esposa, veja quem ela escolheu como marido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário