O SANGUE
Compilado Por Israel Reis
"E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele SANGUE vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu SANGUE, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito" (Êxodo 12:12-13)
O SANGUE DE JESUS É O FUNDAMENTO DA SUA SALVAÇÃO
A sua salvação depende do sangue de Jesus. Se você não estiver debaixo do sangue de Jesus não haverá esperança para você. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecado. Suas obras não são suficientes para levar você ao céu. Sua igreja não pode levar você ao céu.
FORA DO SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS NINGUÉM PODE ENTRAR NO CÉU.
▪︎ O sonho de João Wesley: "Aqui no céu só há aqueles que foram remidos e lavados no sangue de Jesus"
O VALOR DO SANGUE DE JESUS
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 1 Pedro 1:18-19
SEU VALOR É INCOMPARÁVEL
Pedro seleciona dois metais preciosos usados para comprar bens: o ouro e a prata. Mas Quando Deus foi nos comprar, nos redimir, ele não empregou o ouro nem a prata, mas o precioso sangue de Cristo. Você vale mais do que ouro!
Hoje muitas pessoas pensam que podem comprar a graça de Deus com dinheiro, com obras. Mas foi Deus quem nos comprou. Ele não usou os tesouros do mundo, mas o sangue do seu Filho: "…a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (At 20:28).
SEU VALOR É INDISPENSÁVEL
A Palavra de Deus é clara e insofismável em afirmar que "sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados" (Hb 9:22).
a) Gênesis 3:21: "E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu". Essa é a primeira indicação de sangue. Aqui é o inocente sacrificado a favor do culpado.
b) Gênesis 4:4 – Abel leva o sangue e é aceito; Caim leva o fruto da terra e é rejeitado.
c) Êxodo 12:13 – Deus pôs toda a nação de Israel sob o sangue. Deus não disse: "quando eu vir suas obras, suas lágrimas, seu sofrimento, passarei por vós, mas quando vir o sangue.
Não foi o Cordeiro, foi o sangue – O Cordeiro precisou ser imolado. Não somos salvos pela vida do Cordeiro, mas por sua morte!
Os bons e os maus pereceram igualmente se não estavam debaixo do sangue – Todo aquele que estava sem a proteção do sangue do Cordeiro pereceu.
SEU VALOR É INFINITO
PEDRO DESTACA AQUI DUAS COISAS PRECIOSAS:
a) O caráter sacrificial do Salvador - Ele é o Cordeiro de Deus (Is 53:7) – A suprema submissão de Jesus até a morte e morte de cruz é um dos grandes aspectos da sua obra redentora.
▪︎ Ele não morreu como mártir – Ele entregou-se voluntariamente por você (Jo 10:18).
b) O caráter santo do Salvador - Ele é o Cordeiro sem mácula – Por isso sua morte pôde ser vicária, substitutiva. Só Cristo poderia morrer por nós!
▪︎ Ele não conheceu pecado – (2 Co 5:21)
▪︎ Nele não havia pecado – (1 Jo 3:5)
▪︎ Nenhuma culpa foi encontrada em sua boca – (1 Pe 2:22)
(Hernandes Dias Lopes)
REFLEXÃO
Paulo mostra que os elementos da ceia são símbolos do sacrifício de Cristo (1Co 11.24,25). O pão simboliza o corpo do Senhor que foi pendurado no cruz calvário, e o cálice o sangue de Cristo, a nova aliança que estava sendo inaugurada. Em seu corpo pendurado na cruz, Jesus levou sobre si os nossos pecados e o SEU SANGUE derramado nos purifica de todo pecado (1Jo 1.7). A velha aliança estava sendo quebrada e a nova aliança estava começando. Jesus era o nosso Cordeira Pascal que foi entregue na cruz para nos reconciliar para sempre com o Pai.
▪︎ “Este cálice é o novo testamento do meu sangue”. Essa expressão dá à palavra sangue um sentido espiritual mais profundo. O cálice representa a nova aliança que Jesus ratifica com seu sangue. Quando Moisés confirmou o primeiro pacto no Monte Sinai, ele aspergiu sangue sobre o povo e disse: “Este é o sangue da aliança que o Senhor fez com vocês” (Êx 24.8; ver também Zc 9.11). Sangue animal foi aspergido para o primeiro pacto. O sangue de Cristo, para o novo pacto.
Este sacrifício estava sendo realizado por você e por mim: “Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós”. “Este cálice é o novo testamento do meu sangue”. Jesus deu o seu corpo, toda a sua vida encarnada, por nós que cremos nEle.
10 VERDADES DO SANGUE DE JESUS
1°. REDENÇÃO | Perdão dos nossos pecados através do sangue (Ef 1.7)
▪︎ “Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,” (Efésios 1:7)
2°. JUSTIFICAÇÃO | Somos justificados através do sangue (Rm 5.9)
▪︎ “Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!” (Romanos 5:9)
O sangue de Cristo tem o poder de justificar os nossos pecados, porque foi com ele que nos fomos comprados, pois só com derramamento de sangue é que pode haver a remissão da culpa, eu aprendo que o sangue de Cristo justifica, porque foi o sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus oferecido em sacrifício pela humanidade me comprou, a minha culpa foi transferida pra Ele, eu fui justificado, inocentado, livre da minha dívida.
3°. SANTIFICAÇÃO | Somos santificados através do sangue (Hb 10.10)
▪︎ “Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.”
(Hebreus 10:10)
▪︎ “Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue.” (Hebreus 13:12)
O sangue de Jesus santifica, ou seja, ele nos separa, nos guarda, a palavra santificar que dizer separar, nos somos separados por Deus, o sangue de Cristo nos separa do pecado, nos separa da condenação, nos separa do mal e da morte. O exemplo mais rico sobre este assunto, nos vamos encontrar em Êxodo 12.23, quando Moises anunciou a 10ª praga a faraó, a dos primogênitos, o anjo destruidor enviado da parte de Deus veio por todo Egito para exterminar os primogênitos dos homens e animais, e só não tinha autoridade pra tocar nas casa que tivesse por sobre os umbrais das portas a marca do sangue, o qual Deus mandou que assim fizessem. O sangue e sinal de segurança, o inimigo não tem poder sobre a tua vida, porque ele olha pra você e vê a marca do sangue de Jesus, você é coberto pelo sangue, EU APRENDO AQUI, QUE O SANGUE DE JESUS ME PROTEGE E ME LIVRA DO MAL., e que sou PROPRIEDADE ESCLUSIVA DE DEUS.
4°. PURIFICAÇÃO | Temos purificação através do sangue (1 Jo 1.7)
▪︎ “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado“ (1 João 1.7)
Eu aprendo que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, porque Jesus foi o sacrifício perfeito, puro, santo, justo, por isso seu sangue tem poder para purificar a minha vida e transformar meu pecado em perdão, porém existe uma condição necessária, temos que estar na luz, ou seja em comunhão com Deus para que o poder purificador do sangue de Cristo tenha efeito sobre as nossas vidas.
5°. PAZ | Temos paz através do sangue (Cl 1.20)
▪︎ “e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.” (Colossenses 1:20)
Eu aprendo que o sangue de Jesus trousse a reconciliação entre Deus e o homem, restabelecendo a comunhão perdida, e por sua vez trazendo a paz ao coração dos homens, o que já havia sido anunciado pelos anjos quando Jesus nasceu. Esta paz só foi possível com a morte de Cristo na cruz.
6°. VITÓRIA | Temos vitória através do sangue (Ap 12.11)
▪︎ “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.” (Apocalipse 12:11)
Eu aprendo que o sangue do Cordeiro me garante a vitória, pois me dá proteção, essa é uma profecia que ainda vai se cumprir e nós temos que tomar posse dela, e nos fazer valer do sangue poderoso de Jesus para nos proteger e nos dá a vitória final que é a concretização da nossa salvação, nos vivemos à primeira etapa da salvação que é aqui na terra, a segunda que finaliza a obra completa de Cristo é reinar com ele no céu de glória
7°. FOMOS COMPRADOS | Fomos comprados pelo Sangue de Jesus (Ap 5.9)
▪︎ “e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.” (Apocalipse 5:9)
8°. FOMOS LAVADOS NO SANGUE DE CRISTO (Ap 1.5)
▪︎ “e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,” (Apocalipse 1:5)
O Sangue de Jesus é melhor do que qualquer sabão em pó ou detergente, para limpar, porque ele lava e branqueia nossas vestes celestiais, que serão usadas no dia do arrebatamento, o nosso corpo será transformado e semelhante ao do Cristo ressuscitado, e usaremos essas vestes para grande festa a ser celebrada no céu, a lavagem e o branqueamento representam a limpeza, a purificação, e a santificação da nossa alma.
▪︎ "E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro" (Apocalipse 7:14 ACF)
9°. ENTRAMOS NA PRESENÇA DE DEUS | Só Pelo Sangue de Jesus podemos entrar na presença de Deus (Hb 10.19)
▪︎ “Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,” (Hebreus 10:19)
10°. TEMOS NOSSA CONSCIÊNCIA TRANSFORMADA (Hb 9.1)
▪︎ “quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!” (Hebreus 9:1)
O PODER E ALCANCE DO SANGUE DE JESUS
Não há outra maneira de se salvar a não ser pelo sangue de Jesus, que purifica, limpa, cura e leva para os céus. Vamos viver debaixo deste sangue para que a morte não chegue até nós. E proclamá-lo entre as nações que estão doentes. Esta é a nossa redenção porque não poderíamos de maneira alguma pagar pelos nossos pecados.
Meu irmão jamais clame o Sangue de Jesus sem que haja necessidade e sim quando houver; pois assim fazendo Deus certamente virá em seu socorro e te livrará.
Que Deus nos ajude a permanecermos purificados pelo Sangue de Jesus até que Ele volte a buscar a sua Igreja. Amém!
▪︎ “Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior.” (Hebreus 7:22)
▪︎ “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” (Mateus 26:28)
O SANGUE DE CRISTO NOS APROXIMOU DE DEUS, E DEU ACESSO AO SANTO DOS SANTOS
▪︎ "Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Ef 2.13)
▪︎ "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus" (Hb. 10.19)
Aqui eu consigo entender que o sangue de Jesus me aproxima de Deus em duas etapas progressivas, eu estava longe do caminho da salvação e pelo sangue de Cristo fui levado até a presença de Deus, pelo seu sacrifício de sangue fez com que o véu do templo se rasgasse, quebrando a barreira entre homem e Deus, agora temos total liberdade e comunhão através do sangue de Cristo, não existem mais barreiras, o sangue de Cristo rompeu todas. EU APRENDO, QUE NÃO BASTA ESTAR PERTO DE JESUS, EU TENHO QUE IR MAIS ALEM, TER PLENA COMUNHÃO, O SANTO DOS SANTOS REPRESENTA ISSO, TOTAL COMUNHÃO COM DEUS
O PODER E ALCANCE DO SANGUE DE JESUS
Não há outra maneira de se salvar a não ser pelo sangue de Jesus, que purifica, limpa, cura e leva para os céus. Vamos viver debaixo deste sangue para que a morte não chegue até nós. E proclamá-lo entre as nações que estão doentes. Esta é a nossa redenção porque não poderíamos de maneira alguma pagar pelos nossos pecados.
▪︎ Que Deus nos ajude a permanecermos purificados pelo Sangue de Jesus até que Ele volte a buscar a sua Igreja. Amém!
Conclusão
O SANGUE DE JESUS É O TEMA CENTRAL DE TODA A ESCRITURA
De Gênesis a Apocalipse esse fio escarlata, o sangue de Jesus, é o tema principal. No Antigo Testamento, o sangue de Jesus é prefigurado no derramamento do sangue dos animais sacrificados nos holocaustos. No Novo Testamento o sangue de Jesus é derramado para a nossa redenção.
POR QUE ESTE SANGUE DE JESUS É TÃO ESPECIAL?
1°) Porque o Sangue de Jesus é SINGULAR – O sangue que corria nas veias de Jesus era singular. Sabemos que nosso sangue traz as características genéticas de nossos progenitores, todavia o Sangue de Jesus não tinha o DNA de José, mas o de Deus, pois foi gerado pelo Espirito Santo no ventre de Maria enquanto ainda era virgem (Lucas 1:26-35). A razão disso, é que herdamos a natureza pecaminosa de nossos pais (Salmo 51:5) logo o sangue de Jesus só foi eficaz porque foi um sangue puro, incorruptível, diferente do sangue pecaminoso que corre em nossas veias humanas!
2°) Porque o Sangue de Jesus é PODEROSO – Esse sangue tem o poder para:
a) Para nos Redimir de nossos pecados - Efésios 1:7 “Em quem temos a remissão por meio do seu sangue, a saber a remissão dos pecados segundo a riqueza da sua graça”. Esse sangue foi o preço pago pelo nosso resgate: I Pedro 1:18-19: “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito”. Pedro aqui reafirma o valor excelso do sangue de Jesus que vai muito além do que os metais preciosos que aqui são tão cobiçados.
▪︎ I João 1:7 “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”
Sabemos que quem comete pecado é escravo do pecado (João 8:34) e que o Salário do pecado é a morte (Romanos 6:23) todavia, estamos livres do poder da condenação de Satanás por meio do Sangue de Jesus! Não alcançamos tais benefícios por meio de nossas boas obras, religiosidade ou qualquer outro feito ou virtude de nossa parte mas por meio dele!
b) Para nos aproximar de Deus (Efésios 2:13 “Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo”.
▪︎ Colossenses 1:20 “e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz”
▪︎ Apocalipse 9:5 “e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto e com teu sangue compraste para Deusgente de toda tribo, língua, povo e nação”
O pecado nos afastou de Deus todavia essa sangue nos trouxe para perto dele ;O sangue de Jesus constitui-se a ponte e o a corda que nos puxou para perto de Deus a fim de termos intimidade com Ele. Sem o sangue de Jesus sobre nós jamais teríamos condições de nos aproximarmos de Deus visto que nossos pecados fazem separação entre nós e Ele (Isaias 59:2).
c) Para nos santificar: “Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue.” Hebreus 13:12 – Sabemos quem sem santificação ninguém verá o Senhor (Hebreus 14:12) logo perceba que graças a santificação produzida por Ele poderemos ver a Deus!
d) Para nos guardar da ira vindoura: Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus! (Romanos 5:9).
▪︎ "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira" (Romanos 5:9 ACF)
3°) PORQUE O SANGUE DE JESUS É NOSSA PROTEÇÃO
Do ponto de vista da medicina, o sangue humano tem três funções básicas: Ele é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para a manutenção da vida nas células; Ele é responsável pelo equilíbrio térmico do corpo ou manutenção da temperatura; Ele nos protege dos agentes invasores.
▪︎ O sangue de Jesus pode ser invisível aos nossos olhos físicos, mas é Ele que nos protege no mundo espiritual. Temos a marca do Sangue sobre nós e é esse sangue constitui-se nossa proteção contra os agentes malignos de satanás. Em (Apocalipse 12:11) Diz que o Santos venceram os inimigos por meio do Sangue do Cordeiro sobre suas vidas!
Debaixo do Sangue de Jesus estamos protegidos, tal qual os israelitas que aspergiram nos umbrais das portas de suas casas o sangue do cordeiro que os protegeu do anjo da morte (Êxodo 12:13).
▪︎ "E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte" (Apocalipse 12:11 ACF)
4°) PORQUE O SANGUE DE JESUS É INDISPENSÁVEL
A Palavra de Deus é clara e insofismável em afirmar que “sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados” (Hb 9:22). Sem o Sangue precioso de Jesus sobre nós estamos perdidos em nossos pecados, longe de Deus, condenados em nosso destino eterno sujeitos e vulneráveis a terrível ira Vindoura!
a) Porque o Sangue de Jesus é nosso PASSAPORTE O sangue de Jesus é o passaporte que nos da acesso a presença de Deus em dois lugares.
b) Na Terra: Em Hebreus 10:19 “ Tendo pois intrepidez irmãos para entrar no Santo dos Santos, pelo Sangue de Jesus”. Graças ao Sangue de Jesus, temos livre acesso a presença de Deus na qual podemos entrar a qualquer momento com confiança de que haveremos de ser bem acolhidos por Ele!
c) No céu: Apocalipse 21: “Bem-aventurado os que lavaram suas vestiras no sangue do Cordeiro para que tenham direito a árvore da vida e possam entrar na cidade Santa pelas portas”. Por meio do sangue de Jesus podemos entrar na Cidade Santa preparada cuidadosamente por Deus pelas portas, como convidados aguardados de Deus!
▪︎ O sangue de Jesus é Singular, é poderoso, é proteção, é indispensável e é Passaporte a presença de Deus aqui na Terra e no Céu! Não precisamos mais temer mais o inferno, a condenação, o juízo, por meio do seu Sangue vertido por nós Cristo pagou nossa dívida. Agora nenhuma condenação há mais sobre nós (Romanos 8:1) Bendito Sangue de Jesus!
O SANGUE DE CRISTO
A frase "sangue de Cristo" é usada várias vezes no Novo Testamento e é a expressão da morte sacrificial e expiatória de Jesus em nosso favor. As referências ao sangue do Salvador incluem a realidade de que Ele literalmente sangrou na cruz, mas mais significativamente que sangrou e morreu pelos pecadores. O sangue de Cristo tem o poder de expiar por um número infinito de pecados cometidos por um número infinito de pessoas ao longo dos tempos, e todos cuja fé repousa nesse sangue serão salvos.
▪︎ A realidade do sangue de Cristo como meio de expiação do pecado tem a sua origem na Lei Mosaica. Uma vez por ano, o sacerdote devia fazer uma oferenda de sangue de animais no altar do templo pelos pecados do povo. "De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão" (Hebreus 9:22). Entretanto, esta era uma oferta de sangue limitada em sua eficácia, por isso tinha que ser oferecida repetidamente. Este foi o prenúncio do sacrifício a ser oferecido de "uma vez por todas" por Jesus na cruz (Hebreus 7:27). Uma vez que o sacrifício foi feito, não havia mais a necessidade do sangue de touros e cabras.
▪︎ O sangue de Cristo é a base da Nova Aliança. Na noite antes de ir para a cruz, Jesus ofereceu o cálice de vinho aos discípulos e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês" (Lucas 22:20). Derramar o vinho na taça simbolizava o sangue de Cristo que seria derramado por todos os que chegariam a crer nEle. Quando derramou o Seu sangue na cruz, Jesus acabou com a exigência da Antiga Aliança para o contínuo sacrifício d
Nenhum comentário:
Postar um comentário