AMOR NA VERDADE
Um dos maiores privilégios que recebemos de Deus é ter irmãos e amigos ao nosso redor. Eu me refiro àqueles que são irmãos em Cristo Jesus, pois confessam a mesma fé, e são também amigos do coração, companheiros na caminhada.
A terceira carta do apóstolo João é curta, formada por apenas 15 versos, mas trata de um assunto da maior importância: nosso relacionamento com aqueles que Deus coloca em nossas vidas.
Nesta série iremos observar cada verso e, sobretudo, aprenderemos os caminhos de Deus para que possamos praticar o amor, a lealdade e a cumplicidade, firmados em Cristo.
No verso 1, o apóstolo João, que aqui se apresenta como "presbítero", se dirige ao "amado Gaio", dizendo: "[...] a quem eu amo na verdade".
O apóstolo não diz: "a quem eu amo de verdade", mas "a quem eu amo na verdade". Ele se refere ao relacionamento como povo de Deus, firmado não em nós, mas em Cristo. Não no que fizemos, mas no que Ele fez. Não em nossas preferências, mas em sua cruz. É, portanto, um amor "na verdade", que é Cristo.
Ele havia iniciado a carta anterior com a mesma ênfase, falando sobre a igreja "[...] a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade" (2Jo 2:1). Quantas lições para o nosso coração!
Primeiro, você é parte de uma família. Esta família não foi escolhida por você, mas por Cristo. E não é reunida ao seu redor, mas ao redor de Cristo. Portanto, ame os seus irmãos e irmãs, pois eles conhecem e amam a verdade, como você.
Segundo, o amor "de verdade" é humanamente fraco e passageiro. Porém, o amor "na verdade" jamais se quebra, pois é fundamentado em Cristo Jesus. Assim, seja amoroso, paciente e longânimo com seus irmãos na fé, pois fomos todos igualmente comprados pelo sangue do Cordeiro.
Por fim, seja verdadeiro em seus relacionamentos. Aquele que ama "na verdade" deve buscar, em tudo, ser verdadeiro. As expressões usadas para "amor" (agapao) e "verdade" (aletheia) constroem uma proposta fascinante: relacionamentos saudáveis, sem inveja, competição, comparação ou afronta, firmados na verdade, que é Cristo Jesus.