terça-feira, 29 de julho de 2025

MOTIVAÇÃO

 QUAL A SUA MOTIVAÇÃO?


“...por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios.” (3Jo 7)


Nesta breve, mas rica menção, o apóstolo João descreve cristãos que partiram em missão para evangelizar os que pouco ou nada conheciam do evangelho. E afirma que eles não foram impulsionados por recompensas terrenas, mas “por causa do Nome”. Refere-se a Jesus Cristo.


Eles saíram movidos pela glória de Cristo e pelo zelo por seu evangelho, recusando sustento dos gentios para não comprometer seu testemunho e não pesar sobre aqueles que eram o alvo da evangelização. Suas ações não buscavam elogios, status ou retorno financeiro, mas somente fidelidade ao Senhor que os havia chamado.


É importante observar que o termo “saíram”, falando dos cristãos que partiram em missão, no original grego é um aoristo na voz ativa, indicando que eles saíram de forma voluntária, intencional e missionária. Que precioso ensino! A motivação desses irmãos era pura. Eles não apenas faziam o bem, mas faziam por Cristo. 


Em dias em que a vaidade facilmente contamina o serviço cristão, e em que até o púlpito pode se tornar palco de auto exaltação e uma plataforma de ganhos pessoais, essa palavra se torna um chamado urgente à pureza das nossas motivações. O Senhor vê o coração, e se importa não apenas com o que fazemos, mas por que fazemos.


Precisamos, urgente e diariamente, revisar nossas reais motivações. Colaboramos com os necessitados para que eles sejam supridos ou para sermos vistos e aplaudidos? Servimos na igreja para usarmos fielmente nossos dons ou aguardando reconhecimento? Pregamos o evangelho na expectativa de ver Deus agindo e convertendo corações ou para ganharmos algum destaque? Devemos cuidar para não sermos aprovados pelos homens e reprovados por Deus.


“Por causa do Nome”: essa é a motivação que agrada a Deus! É viver, servir e tudo fazer por causa de Jesus Cristo. Pelo amor a Cristo, motivado por Cristo, cheio da compaixão de Cristo e na expectativa de ver Cristo sendo formado na vida de outros. Não por aplausos, mas por convicção. Não para ser lembrado, mas porque fomos comprados por um alto preço.


Examine hoje o seu coração. Ore ao Senhor pedindo um coração cheio de puras motivações. Que cada ato seu seja um reflexo da cruz, “por causa do Nome”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário