Total de visualizações de página

domingo, 14 de janeiro de 2024

FIM



 Acordando aos poucos... O sábado nos permite algumas coisas diferentes... Viver é muito bom, quando o propósito não é deixado de lado... Como é bom saber o que a gente quer... Não sou cultivador de dúvidas, sou focado em certezas... Feliz sábado! “Não dê aos outros o poder de adoecer a sua vida.” O contato com profissionais da saúde e com espaços hospitalares permitem contínuas percepções e reflexões. Em todas as idades, de todos os modos, lidamos com a saúde, que é o bem maior. A prevenção tem despontado para o cuidado, que passa a ser um compromisso diário. Muitas pessoas caminham distante do trilho da prevenção da saúde. As consequências não se atrasam, simplesmente chegam e a vida é transformada. As doenças são muitas e as pesquisas também, pois é necessário entender o processo da doença para construir o caminho da cura. Sempre gostei de atrelar a cor de cada mês com um necessário cuidado. Talvez por ser um período de férias, o mês de janeiro não está muito divulgado, mas ele foi pintado de branco, pois traz presente uma especial atenção para com as doenças mentais. Fico pensando: com toda a evolução que a humanidade já conquistou, ainda assim estamos adoecendo mentalmente. A medicina certamente entende o que leva uma pessoa a adoecer, ao ponto de desequilibrar a própria vida. Todas as doenças são doloridas e preocupantes, mas a doença mental desconcerta a normalidade e chega a produzir uma dor incessante. Neste universo tão complexo, fala-se em ambientes e pessoas tóxicas, isto é, espaços doentios e pessoas que adoecem os demais. Para além da questão clínica, as opções de vida podem comprometer a paz interior e a leveza do viver. Adoecemos quando não descartamos determinados pensamentos, quando não perdoamos, quando cedemos espaço à maldade, quando não controlamos as palavras. O distanciamento do amor pode provocar sérios comprometimentos mentais. O respeito pode e deve balizar todas as nossas relações. Porém, não podemos dar aos outros o poder de nos adoecer. Alguns ambientes são realmente tóxicos, pois carecem de paz e de acolhida. Que o amor e a fé sejam a nossa proteção, quando temos que estar em locais que não tem como se ausentar. Viver de forma leve e confiante pode nos distanciar das doenças mentais. Que o mês de janeiro seja branco, do começo ao fim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário