A QUEM VOCÊ ESTÁ OUVINDO?
Quem nos influencia? A quem estamos ouvindo? A quem recorremos para tomar uma decisão, solucionar um conflito e dar um passo importante? Muitos relacionamentos pessoais são quebrados porque ouvimos as pessoas erradas.
O Salmo 1 inicia destacando o que não fazer. Instrui a não andar no conselho dos ímpios, não parar no caminho dos pecadores e nem se assentar na roda dos escarnecedores (v.1). No verso 2 vemos o que fazer. Diz: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.
Devemos colocar a nossa alegria em tudo aquilo que vem de Deus: seus ensinos, sua vontade e seus valores. E para que isto aconteça, precisamos ouvir, compreender e refletir sobre a Palavra do Senhor “dia e noite”. Ou seja, a Palavra de Deus deve fazer parte de nossa vida, pensamentos, relacionamentos e decisões ao longo de todo o nosso tempo e deve influenciar tudo o que somos e fazemos.
Há aqui um contraste entre aquilo que ouvimos e aprendemos com o caminho dos ímpios e a roda dos escarnecedores, e aquilo que ouvimos e aprendemos com a Palavra do Senhor. A quem você está ouvindo?
O resultado, quando buscamos ouvir Deus e seguir os seus ensinos, é lindo! E o encontramos no verso 3. O texto nos fala que aqueles que andam com Deus se tornam como uma árvore fortalecida, bonita e frutífera. Em outras palavras, você foi criado por Deus para andar nos caminhos de Deus e, fazendo isto, irá florescer e frutificar.
Ouça a Palavra e aqueles que tem maturidade na Palavra. Não se deixe influenciar pelas múltiplas falas daqueles que incitam a revolta, o conflito e o descontentamento. Deixe de lado aqueles que falam da felicidade como resultado de bens, fama e dinheiro. Seja criterioso e não deixe seu coração exposto aos que promovem a sensualidade, engano e discórdia. Não ouça nem ria das piadas que blasfemam contra o nosso Senhor. Não sente na roda dos escarnecedores. Cuide de seus ouvidos e de sua alma!
Nenhum comentário:
Postar um comentário