Ter esperança em tempos difíceis não é utopia. Baseia-se no fato de que a história humana é uma história não apenas de tragédias, mas também de compaixão, sacrifício, coragem, bondade e reconstrução.
O que escolhemos enfatizar nesta história complexa determinará Como vivemos. Se virmos apenas o pior, isso destrói nossa capacidade de uma reviravolta.
Se nos lembrarmos daqueles tempos e lugares - e são tantos - onde as pessoas se comportaram magnificamente, isso nos dá a energia para agir e, pelo menos, a possibilidade de dar a volta por cima e buscar uma direção diferente.
E se agirmos e tivermos fé, por menor que seja, o caos nao será permanente. O futuro é uma sucessão infinita de presentes, e viver agora como pensamos que os seres humanos deveriam viver, desafiando tudo o que há de ruim ao nosso redor, é em si uma vitória maravilhosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário