Total de visualizações de página

sábado, 13 de janeiro de 2024

FALADO

 


Nessa série (Relacionamentos) temos falado sobre fatos, posições e sentimentos que permeiam os nossos relacionamentos. Hoje gostaria de me dirigir a você que, em algum momento, foi ou tem sido desprezado pelos outros. 


Não é fácil ser desprezado, tratado como inferior e ser sempre deixado de lado. Não é fácil receber constantes críticas e zombarias, brincadeiras que ferem o coração e nos fazem sentir pequenos. Mas encontramos nos Salmos a resposta para essa condição. 


O curtíssimo Salmo 123 é um pedido de socorro a Deus. O Salmista diz que eleva os seus olhos para o Altíssimo à espera de resposta (v.1). Pede a misericórdia de Deus de forma enfática, repetindo o pedido na mesma sentença: “Tem misericórdia de nós, Senhor; tem misericórdia” (v.3). O motivo do pedido de socorro era o desprezo com o qual eram tratados: “pois estamos sobremodo fartos de desprezo” (v.3).


A palavra hebraica para ‘desprezo’ (bûs) aponta para o ato de julgar alguém como menor, colocá-lo de lado, deixá-lo no vácuo, como se nenhum valor tivesse. O salmista diz que estavam “fartos de desprezo”, em outras palavras, que lidavam com essas atitudes todos os dias de forma constante.


O verso 4 elabora um pouco mais o cenário, pois ele diz que “a nossa alma está saturada de escárnio dos que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos”. A figura é de alguém que está sendo constantemente oprimido por outros, por palavras e atos, sendo criticado, zombado, deixado para trás, tratado como de menor importância, como alguém sem valor. A versão A Mensagem traz uma interpretação, e assim traduz o verso 4: “Temos perambulando sem rumo por tempo demais, rejeitados pelos homens ricos e desprezados por gente arrogante”. 


O salmo não termina com a intervenção de Deus, a tranquilidade do coração ou a solução do cenário de desprezo e perseguição. Talvez nada mude. Talvez os inimigos permaneçam, ou ainda venham a escalar a maldade. A solução não é apresentada no fim do cenário, mas no início, em que o salmista eleva os olhos para Deus!


Mesmo que a dor continue e a maldade escale, o Deus do seu socorro estará pronto para segurá-lo em suas mãos de graça, misericórdia e poder. Não sabemos quais os seus planos, mas são planos de amor. Não conhecemos todas as suas ações, mas elas vêm na hora certa. Aguarde em Deus. Descanse em Deus. Tenha contentamento em Deus. 


O seu valor não é definido pela fala de insensatos e soberbos. Eles têm os seus próprios problemas e carecem também da misericórdia do Senhor. O seu valor é definido pelo amor de Deus e pelo preço pago na cruz pelo Senhor Jesus Cristo. Quem é você? Você é filho do Altíssimo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário