QUANDO DEUS ENVIA A TEMPESTADE
(Jonas 1:4-6)
Jonas fugia do chamado de Deus, indo para Társis. Contudo, quando estamos em fuga, frequentemente Deus intervém refazendo a nossa rota.
Lemos que: "Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade [...]” (1:4). O navio estava prestes a se despedaçar, “então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela [...]” (1:5).
Jonas dormia no porão do barco e foi acordado pelos marinheiros, que disseram: “[...] invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos” (1:6).
Deus poderia ter desistido de Jonas, chamando outro profeta para pregar arrependimento aos ninivitas, mas Deus enviou a tempestade. Ele poderia ter deixado o profeta em seu caminho de desobediência, permitindo a desistência da missão, mas Deus enviou a tempestade.
Movido por amor, graça e bondade, Deus não desiste de nós, ajusta a nossa rota e reforma os nossos passos. Ele o faz por meio de uma palavra branda ou uma furiosa tempestade. O essencial é ouvirmos a sua voz, com bastante atenção para as correções de rota que Ele propõe ao longo do nosso caminho.
Qual é o ensino de Deus em sua vida nesses dias? Qual é a rota que Deus deseja ajustar usando a tempestade? O que precisa ser perdoado, esquecido, confrontado ou reformado em seu coração?
Podemos extrair desse trecho duas preciosas lições. A primeira é que Deus é o Senhor das tempestades, que jamais fugirão ao controle do Eterno. Elas não surgem fora da sua soberana permissão. Ele é o Senhor de tudo e de todos, em todos os tempos. Assim, se você experimenta o dia mau, a noite escura, o momento mais difícil de sua vida, gostaria de encorajá-lo a relembrar que não há poder na terra, no céu ou no inferno que se compare ao poder do nosso Deus.
A segunda importante lição é o fato de Deus usar os fortes temporais para a sua glória e a nossa paz. Nessas tormentas que passamos, o Senhor quebranta corações, confronta o pecado e perdoa o pecador. Simultaneamente, o Senhor reanima os corações, fortalece a fé e restaura a confiança. Nas intempéries da vida, Ele nos livra do caminho mau, redireciona os nossos passos e nos dá direção segura.
Ouça o Senhor, pois é Ele quem ajusta a sua rota. Obedeça ao Senhor, pois seus planos são planos de vida. Louve ao Senhor, pois Ele disciplina quem ama. Agradeça ao Senhor, pois Ele não desiste de você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário