sexta-feira, 1 de agosto de 2025

CUIDADO

 CUIDADO COM OS DIÓTREFES

“... mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida.” (3Jo 9)
A partir do verso 9 da terceira carta de João, somos apresentados a um personagem que revela um tipo de desafio presente em todas as épocas: Diótrefes. Ele é descrito como alguém que deseja “exercer a primazia”, ou seja, ser o mais importante, o mais influente, o centro das atenções. Não aceita autoridade espiritual sobre si, rejeita conselhos, silencia vozes fiéis e espalha palavras maliciosas contra os servos de Deus.
Essa figura, embora localizada historicamente, continua atual. Em nossa caminhada, certamente iremos nos deparar com diferentes “Diótrefes” — pessoas que querem dominar relacionamentos, ambientes e até igrejas, muitas vezes usando sua posição social, recursos financeiros, rede de amizades ou mesmo o ambiente familiar para manter controle e influência. Diótrefes não coopera, não acolhe, não edifica. Ele impõe, critica e dispersa.
O apóstolo João, homem de profunda comunhão com Cristo, foi alvo da rejeição e das maledicências de Diótrefes. Ele escreve: “...proferindo contra nós palavras maliciosas...” (v.10). Isso nos mostra que até mesmo os mais maduros na fé não estão imunes às investidas da soberba alheia. A verdade é que todo cristão, mais cedo ou mais tarde, enfrentará quem tente calar sua voz, deslegitimar seu testemunho ou abafar sua influência espiritual.
O que fazer diante disso? O caminho bíblico é diferente do impulso natural. Ao invés de revidar, somos chamados à humildade. O orgulho de Diótrefes deve ser vencido pela mansidão dos filhos de Deus. Em vez de disputar espaço, somos chamados à oração — intercedendo pela igreja e também por aqueles que, tomados pelo desejo de primazia, precisam de transformação. Nossas palavras devem ser de sabedoria, não de vingança. Devemos perseverar, mesmo diante da oposição, confiando que o Senhor julgará com justiça e manterá a verdade.
Em tempos de confusão e disputa por poder, mantenha-se fiel. Cuidado com os Diótrefes — não apenas os que surgem à sua volta, mas também o que pode, sutilmente, tentar crescer dentro de você. Que o Senhor nos encontre humildes, firmes na verdade e prontos para servir, mesmo que não sejamos vistos. Afinal, a verdadeira grandeza é servir como Cristo serviu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário