terça-feira, 19 de novembro de 2024

MAL


 

“Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal” (Pv 1:15-16)

 

Ainda no primeiro capítulo do precioso livro de Provérbios, vemos um gritante alerta vindo do Senhor aos nossos corações.

 

Após nos ensinar que devemos buscar “a sabedoria e o ensino” (v.1), e revelar que serão encontrados “no temor do Senhor” (v.7), Ele fala sobre o cuidado com a sedução do mundo e do mal. 

 

Revela que sempre haverá ao nosso redor aqueles que querem nos seduzir com propostas de violência, injustiças e ganhos financeiros indevidos. E nos alerta a não caminhar com eles, pois “os seus pés correm para o mal”.

 

Quantas lições neste texto! Primeiro, enquanto vivermos, precisamos vigiar e ter uma postura intencional, guardando os nossos corações da sedução de tudo aquilo que não seja íntegro e reto. A Palavra nos diz: “não o consintas” (v.10), ou seja: mantenha uma firme posição de resistência! Diga não! 

 

Segundo, muitos caminhos que prometem ganhos e benefícios, não são caminhos para os que temem a Deus. Tais caminhos são trilhados pelos pés que “correm para o mal”. É preciso, a cada dia, avaliarmos quem estamos ouvindo e quem estamos seguindo, inclusive nas redes sociais. O alerta é veemente: “não te ponhas a caminho com eles”; e mais: “guarda das veredas os seus pés” (v.15). Em outras palavras: fuja! 

 

Sim, fuja dos caminhos que prometem paz, felicidade e ganhos, mas que cobram o preço da sua fé e integridade. Fuja das doutrinas humanas que ensinam o caminho da riqueza, mas não da fidelidade ao Senhor. Fuja de tudo que tem o potencial de levá-lo a amar menos a Deus, servir menos a Deus, e envolver-se menos na igreja de Deus. Cuidado com os pés que correm para o mal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVANCE

 Por mais que a humanidade avance em seus conhecimentos, descobertas e invenções, uma análise científica de inúmeros textos e profecias bíbl...