segunda-feira, 18 de agosto de 2025

MISSÃO

 Quando começamos nosso caminho espiritual, é comum deparar-se com a famosa frase: “essa é a sua missão”. Geralmente, encontramos esse termo no contexto empreendedor ou em discussões sobre carreira, mas ele também é frequentemente utilizado na espiritualidade. Mas é importante questionar essa ideia e entender que missão não é sinônimo de propósito.

Muitas vezes, ouvimos pessoas dizendo que alguém está com a vida estagnada porque não está cumprindo sua “missão”. Mas, considero esse pensamento bastante irresponsável. Acredito que o caminho em direção ao que é significativo e simbólico para nós é longo e complexo, e tudo nos leva gradualmente à nossa verdadeira essência nesta experiência humana.

Propósito, por outro lado, é o que dita tudo o que envolve a nossa jornada. Ele pode ser algo tão simples quanto acordar todas as manhãs se sentindo bem e ter uma rotina saudável ao nosso gosto, ou até mesmo dedicar um tempo diário para a leitura de um livro específico. É o propósito que alimenta a missão, e não o contrário.

Portanto, não é necessário ter uma missão grandiosa para ser espiritual. A verdade é que, para além dos estigmas e das expectativas sociais, precisamos lembrar que o corpo é o veículo que nos conduz à nossa verdade interior. E essa verdade pode mudar ao longo do tempo, pois estamos a todo o tempo sujeitos a diversas influências e experiências.

Que possamos nos libertar da pressão de encontrar uma “missão” grandiosa e, em vez disso, nos concentrarmos em cultivar um propósito que ressoe com nossa essência. É através dele que encontraremos significado em nossas vidas e nos tornaremos, de fato, plenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário