domingo, 16 de junho de 2024

JULGAMENTO

 A HIPOCRISIA 


Introdução 


"Porque, com o julgamento com que julgais, sereis vós julgados. E, na medida com que medis, ela será usada como medida de volta para vós outros. Por que, porém, reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, mas a trave que está no teu próprio olho não vês? Ou como dirás tu ao teu irmão: 'Deixa-me que tire fora o argueiro para longe do teu olho', e, eis aqui, a trave está no teu próprio olho? Ó hipócrita, primeiramente tira para fora a trave, desde dentro do teu próprio olho: e, então, verás com clareza para tirar para fora o argueiro, desde dentro do olho do teu irmão" (Mt 7.2-5 LTT)


*Mt 7:3 "ARGUEIRO ... IRMÃO ... TRAVE ... TEU PRÒPRIO OLHO": Não devemos viver sôfrega e incessantemente procurando pelos pequeninos ARGUEIROS nos olhos dos OUTROS, outros IRMÃOS, principalmente quando não cuidamos de tirar as grandes TRAVES dos NOSSOS próprios olhos.


O QUE É HIPOCRISIA? 


▪︎ Hipocrisia significa “falsidade”, “fingimento”, “dissimulação”. Logo, o hipócrita é o individuo que finge ser aquilo que não é, ou seja, ele simula a bondade e as qualidades que de fato ele não tem. Neste texto veremos qual o significado de hipocrisia e o que é um hipócrita, tendo como base os textos bíblicos onde tal conceito é aplicado.


▪︎ É uma encenação, um disfarce, um engano. E quem são os hipócritas? Os hipócrita são atores que representam papéis bem diferentes daquilo que são na vida real. Por isso, Jesus quando usa a palavra HIPÓCRITA está retirando do teatro grego, onde os atores utilizavam máscaras para encenarem. Os hipócritas fazem papéis de outras pessoas. Eles se apresentam como pessoas distintas das suas verdadeiras personalidades.


I. ETIMOLOGIA E SIGNIFICADOS DE HIPOCRISIA E HIPÓCRITA 


▪︎ As palavras hipocrisia e hipócrita derivam do vocábulo grego hypokrites, que de forma primaria significa um ATOR, ou seja, o termo hipócrita era aplicado a um ator no palco de um teatro no contexto da dramaturgia grega.


Assim, o mesmo termo traduzido também como hipocrisia começou a ser aplicado metaforicamente àquela pessoa que finge ser o que na realidade não é, ou seja, ela atua na vida real como se estivesse em um papel no teatro. Portanto, mesmo na literatura grega secular o hipócrita pode significar uma pessoa fingida, que pratica o engano, colocando a hipocrisia como um comportamento indesejável.


HIPOCRISIA E HIPÓCRITA NO NOVO TESTAMENTO 


A última observação que fizemos no tópico acima é bastante útil para entendermos a forma com que o conceito de hipocrisia e hipócrita é aplicado no Novo Testamento. O termo “hipócrita” aparece traduzido em 18 ocorrências nos discursos de Jesus, enquanto “hipocrisia” parece outras duas vezes.


Em tais passagens as palavras do Senhor geralmente se referem, de alguma forma, aos fariseus e escribas (Mt 7:5; 23:28; Lc 12:1,56; 13:15; etc). Entretanto, quando analisamos algumas passagens paralelas podemos perceber que Jesus acusou aqueles religiosos de algo bem mais profundo do que um simples fingimento. Às vezes, em tais passagens paralelas encontramos expressões como “sua maldade” e “sua astúcia” como equivalente a expressão “sua hipocrisia” (Mc 12:15; cf. Mt 22:18; Lc 20:23).


▪︎ Apenas em Lucas 20:20 o verbo grego 'hypokrino' é aplicado com o significado original de “fingimento” ou “atuação em um papel”. Na ocasião, os escribas e os sacerdotes enviaram espias que fingiam sinceridade com o intuito de prender a Jesus.


▪︎ ALÉM dos Evangelhos, termo hypokrisis aparece pelo menos três vezes. A primeira é quando o apóstolo Paulo advertiu o apóstolo Pedro por sua “dissimulação” ao primeiramente sentar-se a mesa com os irmãos gentios em Antioquia e depois censurá-los diante do grupo de irmãos que vieram da parte de Tiago, fazendo com que até mesmo Barnabé fosse influenciado por tal dissimulação.


▪︎ O mesmo apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo revelou que “o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras […]” (1Tm 4:1,2).


▪︎ O apóstolo Pedro também advertiu que o cristão verdadeiro precisa se despojar de toda a hipocrisia (1Pe 2:1). Ainda no Novo Testamento, pelo menos seis vezes ocorre o termo grego anupokritos que é traduzido como “sem hipocrisia” (Tg 3:17) “não fingindo” (Rm 12:9) e “sincero” (2Co 6:6; 1Tm 1:5; 2Tm 1:5; 1Pe 1:22) 


(Daniel Conegero)


***

II. A MÁSCARA 


A máscara da hipocrisia. Os fariseus eram os santarrões que tocavam trombetas acerca de sua espiritualidade. Faziam propaganda de sua piedade. Julgavam-se melhores do que os outros. Achavam que só eles eram fiéis. Quem não concordasse com eles, estava riscado do seu mapa. Eram especialistas em ver um cisco no olho de outra pessoa, mas não enxergavam a trave que estava em seus olhos. Porém, toda aquela aparência de santidade não passava de uma máscara de hipocrisia. A espiritualidade dos fariseus era só casca, apenas propaganda falsa. Jesus chamou os fariseus de hipócritas, ou seja, atores que representam um papel. Disse, ainda que eles eram como sepulcros caiados, bonitos por fora, mas cheios de rapina por dentro. Precisamos humildemente entender que somente pelo poder do Espírito Santo poderemos remover essas máscaras. Vamos começar a fazer isso?


UM EXEMPLO DE HIPOCRISIA 


Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.


Já do lado de fora da casa do fariseu, é dito que uma multidão de pessoas estava reunida para ouvir Jesus. Naquela época não havia o equipamento de som que temos hoje, o qual nos permite ouvir perfeitamente o pregador, mesmo que estejamos longe dele. Por isso as pessoas chegavam a pisar por cima das outras para ver e ouvir Jesus mais de perto.


A palavra miríades é uma hipérbole, e significa exatamente “dez mil pessoas”. Esta palavra era frequentemente usada de modo indefinido para designar um grande número de pessoas (At 19.19; 20.21). Sendo assim, o número que compunha a multidão se aproximava ou ultrapassava dez mil pessoas, ou seja, eram muitas pessoas. Existem dois possíveis motivos pelos quais tantas pessoas estavam ali reunidas querendo ouvir Jesus:


Interesse em Jesus como um tipo de “curandeiro ou milagreiro” e como um pregador fascinante;. curiosidade estimulada pelo debate de Jesus com os fariseus e os doutores da lei (11.37-54). Não obstante, Jesus direciona sua mensagem primeiramente aos seus discípulos. Lucas escreve que passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos.


A palavra discípulos não se restringe apenas aos doze. Além deles, Jesus tinha muitos outros seguidores que também eram considerados discípulos (veja, por exemplo, Jo 6.60,66). É bem provável que muitos deles estavam inseridos na multidão. Evidentemente, o discurso de Jesus também seria ouvido pela multidão em geral; ele sabia e queria isso, porém o seu foco era os discípulos.


Todavia, Jesus inicia a sua mensagem utilizando a figura do fermento, que é algo maléfico para os judeus (Êx 12.15-20). Ele adverte os seus discípulos contra o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Essa advertência esta intimamente relacionada com o que o Ele havia dito anteriormente na casa do fariseu (veja 11.39-44, 46).


O “fermento se refere na verdade a levedura, que era uma porção retirada da massa de pão e deixada de lado para servir de fermento. As pessoas faziam seus próprios pães e estavam familiarizadas com a maneira na qual o fermento, ou a levedura, penetrava na massa vagarosamente e fazia com que esta aumentasse de volume”. A palavra fermento aparece outras vezes no Novo Testamento, mas sempre de forma negativa, com exceção da parábola registrada em Mateus 13.33. Paulo faz uso da figura do fermento para ilustrar o pecado (veja 1Co 5.6-8; Gl 5.9).


A advertência que Jesus faz aos seus discípulos para absterem-se do fermento dos fariseus em (Mateus 16.6,12), e seu paralelo em (Marcos 8.15), com o acréscimo do fermento de Herodes, foi motivada por uma situação diferente da qual Lucas ressaltou. Lá, Jesus utiliza a figura do fermento para enfatizar o apego dos fariseus ao tradicionalismo religioso e condenar a doutrina deles como equivocada e herética.


▪︎ Fritz Rienecker afirma que Jesus acusa os fariseus de um tipo mais refinado de hipocrisia. Eles visavam envolver o povo em uma rede de formas religiosas, que carecia de qualquer cerne de devoção verdadeira. Havia uma contradição entre interior e exterior. Portanto, os discípulos deveriam evitar o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia religiosa.


*Basicamente, a palavra hipocrisia denota “fingimento”, “falsidade”. 


▪︎ William Hendriksen: ressalta que hipocrisia refere-se ao mau hábito de alguém esconder sua verdadeira personalidade por trás de uma máscara. Equivale a insinceridade. Hipocrisia é desonestidade, engano.


▪︎ William Barclay destaca que a palavra hipócrita teve como primeiro significado alguém que responde; assim, hipocrisia significa “responder”. Utilizava-se esta palavra para perguntas e respostas em um bate-papo ou diálogo; depois se aplicou às perguntas e respostas em uma peça de teatro. Dali ela se tornou relacionada à atuação. Portanto, hipocrisia é atuar, representar um papel.


▪︎ A hipocrisia era a principal iniquidade dos fariseus, e esconder um coração perverso era um sinal de santidade.


APLICAÇÃO PRÁTICA


Assim como o fermento, a hipocrisia começa pequena, mas de forma rápida e silenciosa; e, ao crescer, contamina a pessoa inteira. A hipocrisia tem sobre o ego o mesmo efeito que o fermento tem sobre a massa do pão: ela o faz inchar cf. (1Co 4:6,18,19; 5.2). Logo, o orgulho toma conta, e o caráter deteriora- se rapidamente. Quem deseja ficar longe da hipocrisia deve evitar a primeira porção de “fermento”, por menor que seja. Uma vez que se começa a fingir, o processo é rápido e, quanto mais esperamos, mais a situação piora.


Existem hipócritas em todas as esferas da vida. Eles são pessoas que tentam impressionar os outros refletindo aquilo que não são. O hipócrita esconde a sua verdadeira face através da máscara da falsidade. Hipocrisia é ausência de sinceridade. Na vida cristã, um hipócrita é alguém que tenta parecer mais piedoso do que é verdadeiramente. Na realidade, ele sabe que não é o que demonstra ser externamente. Sabe que está fingindo e não espera ser descoberto. A vida cristã dele é, indubitavelmente, uma farsa! O hipócrita nunca é verdadeiro; ele está sempre atuando, sendo alguém quem não é.


A HIPOCRISIA SERÁ EXPOSTA - (Lc 12.2)


Os versículos 2-9 correspondem a Mateus 10.26-33. Lá, Jesus havia dito as mesmas palavras que Lucas escreveu no versículo 2. Entretanto, não temos aqui um paralelo com a descrição de Mateus; antes, Jesus reitera o mesmo ensinamento que havia transmitido aos discípulos em outra ocasião, especificamente no seu ministério na Galiléia, porém aplicado de modo diferente neste diálogo com os discípulos e a multidão.


Por vezes, as diferenças de uso e aplicação dos ensinamentos de Jesus nos evangelhos são o que podemos chamar de “interpretação editorial” – isto é – um dos escritores sacros observava, em uma declaração qualquer em outro evangelho, uma lição diferente que o outro escritor não relatou. Assim ele decidia [evidentemente inspirado pelo Espírito Santo] relatar a lição que observou em seu evangelho.


Contudo, tendo advertido sobre o pecado da hipocrisia, e o perigo de ser um hipócrita, Jesus, agora, salienta o motivo da advertência contra a hipocrisia religiosa. 


III. UM FATO INELUTÁVEL 


Ele afirma categoricamente:


▪︎ Nada há encoberto que não venha a ser revelado, e oculto que não venha a ser conhecido.


A hipocrisia triunfa somente enquanto é escondida dos outros. Leon Morris ratifica que a arte de ser um hipócrita depende da capacidade de conservar algumas coisas ocultas. Quando o ocultamento já não é possível, o hipócrita é inevitavelmente desmascarado. A hipocrisia de muitos é revelada e conhecida ainda nesta vida, enquanto a de outros permanece escondida. Mas toda hipocrisia no dia do julgamento final será revelada e conhecida cf. (Ec 12.14; Rm 2.16; 1Co 3.13; Ap 20.12).


APLICAÇÃO PRÁTICA


No fim dos tempos haverá uma manifestação geral de tudo que estava oculto. Esse princípio supremo do governo divino visa estimular-nos a desde já agir constante e permanentemente de acordo com a verdade, sem ceder (Mc 4.21-22). Pelo fato de que tudo será revelado à luz da verdade, cada discípulo de Cristo deve precaver-se contra a hipocrisia. Quando Deus trouxer à luz o motivo da conduta e do serviço, oculto nas sombras, então será manifesto se os servos da palavra de Deus foram hipócritas ou testemunhas da verdade. Por isso Jesus exorta os discípulos a exercer seu serviço visando o grande dia da revelação (Cl 3.3; 1Jo 3.2).


▪︎ Em outras palavras, podemos definir a hipocrisia como “viver uma vida dupla”! “Existe uma discrepância entre aquilo que a pessoa realmente é e a imagem que ela projeta de si mesma para os outros”.


▪︎ Nesta advertência, Jesus não está condenando as falhas pessoais, pois todos nós falhamos; antes, ele condena a hipocrisia “que nos faz assumir sermos melhores do que realmente somos”.


A hipocrisia endurece o coração, reprime a voz do Espírito Santo na consciência, convidando ao arrependimento; cega os olhos para enxergar e reconhecer este pecado. A hipocrisia persistente é sinal de apostasia! Que venhamos através desta advertência de Jesus confessar e nos arrependermos de toda hipocrisia que praticamos, pois certamente o Senhor Deus perdoa e restaura o sincero de coração. - (Hernandes Dias Lopes)


***

REFLEXÃO 


IV. O HIPÓCRITA 


Característica do que é hipócrita; falsidade, dissimulação. ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento. Caráter daquilo que carece de sinceridade. A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não as possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego HUPOKRISIS (hipócrita no gr. hupokrites) ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.


Hipocrisia é fingimento, quando uma pessoa esconde sua verdadeira identidade atrás de uma máscara. A hipocrisia leva as pessoas a terem atitudes contraditórias, não praticando o que ensinam. Jesus condenou a hipocrisia.


● A pessoa hipócrita vive no engano. Sua vida está cheia de contradições entre:


• Aquilo que ensina e aquilo que faz. 

• Suas ações exteriores e seu coração.

• Seu julgamento de si mesmo e seu julgamento dos outros.

• A Lei de Deus e suas próprias regras.


Jesus condenou os líderes religiosos de sua época – os fariseus e os mestres da lei – por serem hipócritas. Por fora, eles pareciam ser pessoas muito espirituais, porque seguiam todas as regras do judaísmo à risca mas, por dentro, eles não eram verdadeiramente dedicados a Deus (Mateus 23:27-28). Eles seguiam as regras mas não por amor a Deus. Por isso, sua religiosidade era oca.


Os fariseus tinham criado várias regras desnecessárias ou que contradiziam a palavra de Deus. Ao seguirem essas regras, eles achavam que estavam obedecendo a Deus mas na verdade estavam ignorando Seus mandamentos (Mateus 23:23-24). Eles enganavam a si mesmos!


Alguns fariseus se achavam superiores a outras pessoas, por seguirem todas as suas regras. Eles não reconheciam que eles também eram pecadores que precisavam de perdão, tal como as pessoas que desprezavam. Eles exigiam que todos obedecessem a todas as regras (humanas e divinas), quando eles próprios não conseguiam fazer isso! - (Mateus 23:2-4)


ENTÃO JESUS FALOU ÀS MULTIDÕES E AOS DISCÍPULOS DELE, DIZENDO:


"Sobre a cadeira de Moisés assentaram-se os escribas e os fariseus. Todas as coisas, pois, todas e quaisquer coisas que (os escribas e os fariseus) vos ordenarem obedecer, obedecei-as e fazei-as. Em conformidade, porém, com as obras deles, não procedais, porque dizem- ensinam, e não fazem; Atam, pois, fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem ainda com umdos seus próprios dedos os querem mover; Todas as suas obras, porém, fazem eles para ser em vistos pelos homens. Pois alargam os seus filactérios, e estendem as franjas das suas vestes" (Mateus 23.1-5 LTT)


 ▪︎ "filactérios" eram 2 pequeninas caixas cúbicas de couro, contendo minutas tiras de pergaminho com passagens da Lei, e usadas no antebraço esquerdo e na testa, durante as orações matinais dos dias da semana. Os judeus usavam estas caixas para por pequenas tiras de pergaminho nas quais eram escritas as seguintes passagens da lei de Moisés, (Êx 13.1-10, 11-16; Dt 6.4-9, 11.13-21), e que, fechado em caixinhas, costumavam, quando em oração, usar preso por uma tira de couro na testa e no braço esquerdo, a altura do coração, para que eles pudessem ser solenemente lembrados da obrigação de guardar os mandamentos de Deus na mente e no coração, de acordo com as orientações dadas em (Êx 13.6, Dt 6.8, 11.18). Os fariseus costumavam aumentar, agrandar, seus filactérios, para torná-los mais evidentes e mostrar que eles eram mais zelosos do que a maioria em lembrarem da lei de Deus.


a) Hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça.


b) O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos. A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normas morais a um grupo, e para outro grupo, caberiam outras normas morais. Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada.


c) O termo “hipócrita“ tem um significado muito rico em nossa linguagem. O termo vem do Latim hypocrisies, o qual significa “atuação, pretensão”. Antes disso, a palavra faz parte do grego clássico e do Novo Testamento, possuindo praticamente o mesmo sentido – atuar um papel, fingir. 


Foi assim que o Senhor Jesus usou esse termo. Por exemplo, quando Cristo ensinou a importância de oração, jejum e de dar esmola, Ele nos desencorajou de seguir os exemplos daqueles que são hipócritas (Mateus 6:2, 5, 16). Por fazer orações públicas longas, jejuar de uma forma que chamava muita atenção de outras pessoas a si mesmos e por demonstrar de uma forma extravagante suas doações ao Templo e aos pobres, eles mostraram apenas uma ligação superficial ao Senhor. Enquanto os fariseus executavam muito bem seu papel dramático como exemplos públicos de virtude religiosa, eles falharam miseravelmente no seu coração onde a virtude judeo-cristã realmente reside (Mateus 23:13-33; Marcos 7:20-23).


***

Conclusão 


V. O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A HIPOCRISIA?


Em essência, a “hipocrisia” refere-se ao ato de alegar acreditar em algo, mas agir de uma maneira diferente. A palavra bíblica é derivada do termo grego para “ator” - literalmente, “alguém que usa uma máscara” - em outras palavras, alguém que finge ser o que não é.


A Bíblia chama hipocrisia de pecado. A hipocrisia pode ser demonstrada de duas formas diferentes: a de professar a crença em algo e depois agir de maneira contrária a essa crença, e a de menosprezar os outros quando nós mesmos somos falhos.


O profeta Isaías condenou a hipocrisia de seus dias: “O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu” (Isaías 29:13). Séculos dep

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