sexta-feira, 21 de junho de 2024

VIDA

 Durante a vida, haverá momentos em que faremos tudo certo, e talvez até com perfeição. Ainda assim, os resultados, por algum motivo, serão negativos: fracasso, desrespeito, inveja ou até ignorados pelo mundo.


Dependendo de qual seja nossa motivação, essas reações podem ser dolorosas. Se o ego assumir o controle, não aceitaremos nada além da apreciação total.


Essa é uma atitude perigosa, pois quando alguém trabalha em qualquer coisa, em determinado ponto o projeto deixará suas mãos e passará para o domínio do mundo. Ele será julgado, recebido e manipulado por outras pessoas. Assim, deixará de estar sob nosso controle e não dependerá de nós.


Fazer a coisa certa é o bastante.


Temos um controle mínimo sobre as recompensas por nosso trabalho e esforço - aprovação dos outros, reconhecimento, retribuições. Então, o que devemos fazer? Não ser gentil, não trabalhar duro, não produzir, já que há a possibilidade de não recebermos nada em troca? Sério mesmo?


É muito melhor quando fazer um bom trabalho é suficiente. Em outras palavras, quanto menos nos preocuparmos com os resultados, melhor. Quando atender aos nossos próprios padrões é o que nos enche de orgulho e respeito próprio. Quando o esforço basta, não importando se os resultados são bons ou ruins.


Com o ego, isso não chega nem perto de ser o suficiente. Não, precisamos ser reconhecidos. Precisamos ser recompensados. E especialmente problemático é o fato de que, na maioria das vezes, nós somos. Somos elogiados, somos pagos e começamos a presumir que as duas coisas andam de mãos dadas. A “ressaca da expectativa” se torna inevitável.


Acontece que a vida não é um conto de fadas. Muitas vezes, suas expectativas não serão atendidas. Será sabotado. Sofrerá fracassos inesperados. Suas expectativas não serão atendidas. Você perderá. Você falhará.


É por isso que não podemos deixar coisas externas determinarem se algo vale ou não a pena. Cabe a nós decidir o valor de nossas ações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAIS

 QUANDO OS PAIS ENVELHECEM: deixe-os envelhecer com o mesmo amor que eles te deixaram crescer, deixe-os falar e contar repetidas vezes histó...