quarta-feira, 26 de junho de 2024

A SEGUNDA MILHA



O cristão não é chamado para fazer apenas o que é bom e justo perante uma pessoa, a sociedade ou a lei, mas para ir além disto. É chamado para dar a outra face, amar o inimigo e andar a segunda milha. Não é um chamado fácil, porém, é um chamado possível, tão somente pela graça de Deus. 


Paulo, escrevendo à Filemom sobre Onésimo diz: “Certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo” (Fm 1:21). Paulo havia pedido que Onésimo fosse recebido como “irmão caríssimo”, não como escravo. E, aqui, ele revela que espera que Filemom faça ainda mais, que vá além do u te pedido, que ande a segunda milha. Possivelmente se refere a libertar Onésimo, perdoar-lhe a dívida e recebe-lo como família em sua casa. O certo é que Paulo faz uso de um princípio cristão, ensinado diretamente pelo Senhor Jesus: andar a segunda milha. 


Não é fácil andar a segunda milha. A primeira já foi difícil e complicada. Houve sofrimento e decepções. Foi necessário relevar e deixar de lado tantas coisas que feriram o coração. Agora, mais uma milha? 


As palavras exatas de Jesus foram: “Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Lc 5:41). Não se trata de uma milha andada por vontade própria, pois fomos obrigados a anda-la. Mas Jesus acrescenta: “vai com ele duas”. E Ele expõe o princípio logo a frente, quando diz: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Lc 5:43-44). 


Com quem você precisa andar a segunda milha? A quem você deve perdoar, abrir o seu coração e voltar a caminhar de perto? Que Deus nos ajude a termos os corações mais cheios de amor e compaixão. Não por sermos bons, ou por vermos bondade nos outros, mas pela incrível, maravilhosa, insuperável e magnífica misericórdia do Senhor para conosco, que se renova a cada manha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO

 Há algo fundamentalmente bom em tirar tempo para realmente ver uma pessoa. Simão, o Fariseu, certa vez desprezou a bondade de Jesus para co...