Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de junho de 2026

FIM

 


Concluímos hoje a nossa série: O Cântico de Ana. Minha oração é que tenha sido e continue sendo abençoador em sua vida. 


O cântico de Ana começa exaltando a Deus: “O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação” (1Sm 2:1). E termina fazendo o mesmo: “O Senhor julga as extremidades da terra, dá força ao seu rei e exalta o poder do seu ungido” (1Sm 2:10).


Em nossa vida cristã, talvez este seja um dos nossos maiores privilégios e desafios: adorar a Deus do começo ao fim. Adoração é reconhecer quem Deus é e exaltar o seu nome. É entregar tudo o que somos, temos e fazemos aos seus pés, com gratidão, reverência e esperança.


Bem sabemos que não é difícil adorar a Deus no dia bom. Quando recebemos um presente inesperado, quando a notícia do exame médico é favorável, quando uma porta se abre ou quando o Senhor responde aquela oração que vinha sendo feita há tanto tempo, facilmente dizemos: louvado seja Deus!


O convite bíblico no cântico de Ana, e em toda a Palavra, contudo, é que adoremos ao Senhor em todas as situações da vida. Na saúde e na enfermidade, na abundância e na escassez, na vitória e na derrota, nas respostas e nas esperas. Assim fez Ana. Ela buscou o Senhor quando sua alma estava angustiada e suas lágrimas caíam pesadas em oração. E também exaltou o Senhor quando recebeu dele a bênção de um filho, Samuel.


No verso 10, Ana reconhece que Deus é Senhor de toda a terra. Ninguém é maior do que Ele. Nenhuma força humana, nenhum rei, nenhum governo e nenhuma circunstância estão acima do seu domínio. O rei recebe do Senhor a força, e o ungido do Senhor recebe dele o poder.


Portanto, Ana nos convida a cantar quem Deus é, antes mesmo de entendermos tudo o que Ele faz. Ela nos ensina que a adoração não deve depender apenas do estado das circunstâncias, mas da verdade imutável sobre o caráter de Deus.


Assim, se você estiver vivendo dias de alegria, adore ao Senhor com gratidão. Se estiver atravessando dias de dor, adore ao Senhor com confiança. Se estiver esperando uma resposta, adore ao Senhor com perseverança. Ele continua sendo bom, mesmo quando o tempo parece longo. Que a nossa vida seja como o cântico de Ana: adoração do começo ao fim. 


Permitindo o Senhor, iniciaremos amanhã a nova série devocional “Confiança”. Junte-se a nós nesta busca por uma inabalável confiança em Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário