terça-feira, 23 de julho de 2024

CRISTO

 JESUS É O CRISTO

(Marcos 8:29)


A confissão de Pedro a respeito de Jesus em Marcos 8 é uma das mais significativas declarações de fé. Jesus e seus discípulos estavam em viagem para a Cesaréia de Filipe e "no caminho, perguntou-lhes: Quem dizem os homens que sou eu?" (v.28). Eles responderam que diziam ser Ele João Batista, Elias ou algum dos profetas. E Jesus continua, tornando a pergunta pessoal, olhos nos olhos: "Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo" (v.29). 


"Cristo" significa "Ungido" e indica Jesus como o Messias prometido (Dn 9:25-26), o Salvador (Jo 1:29), o Rei dos reis (Ap 17:14; Is 9:6-7), o Supremo Profeta (Dt 18:15), e o Sumo Sacerdote que intercede por nós (Hb 4:14-16). Para Pedro, judeu e com conhecimento das promessas do Antigo Testamento, o "Cristo" era o Messias que esperavam, Salvador dos perdidos cujo reinado não tem fim. Há algumas importantes lições neste texto que desejo partilhar com você. 


Primeiro: A confissão deve ser pessoal. Veja que Jesus primeiramente perguntou o que outros diziam sobre Ele para, em um passo mais próximo, perguntar o que os seus discípulos diziam a seu respeito. Esta é a pergunta para você e para mim: "Mas vós, quem dizeis que eu sou?". Você pode fazer parte de uma igreja fiel à Palavra, ter pastores e líderes que a ensinam com dedicação, ter sido criado em berço evangélico ou fazer parte de uma igreja local há anos. A confissão que o Senhor deseja de você, porém, não é aquela professada por seus líderes ou guardada em um livro em sua estante, mas a confissão do seu coração reconhecendo, na Palavra que confirma a sua fé, que não há outro nome, outro caminho ou outra salvação, a não ser Jesus, o Cristo. 


Segundo: A confissão deve ser bíblica. Em meio a tantas especulações, ideias e impressões sobre quem é Jesus, cuidado! A confissão que agrada o coração de Deus é aquela enraizada nas Escrituras Sagradas. O que Pedro professou ("Tu és o Cristo") estava escrito no Antigo Testamento e havia sido transmitido de geração em geração, pela vontade e decreto de Deus. Qualquer um pode imaginar Cristo de alguma forma, a partir de suas experiências, histórias, compreensões filosóficas ou teológicas, mas a verdadeira confissão de fé encontra-se na Bíblia. Portanto, alimente-se da Palavra e fuja dos ensinos que falam de Cristo fora dela. 


Terceiro: A confissão deve ser pública. O que Pedro falou foi ouvido e depois registrado. Confessar publicamente a sua fé em Cristo deve ser parte de sua vida como filho de Deus. Devemos comunicar, com palavras e ações, que Ele é o Cristo, que deu a vida em favor de muitos, e que nos convida a caminharmos com Ele. Não há jornada melhor! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATO

 RECONCILIAÇÃO, ATO GRACIOSO DE DEUS O pecado nos separou de Deus e nos tornou inimigos de Deus. O ofendido tomou a decisão e buscar o ofens...