sábado, 27 de julho de 2024

NAZARENO

 


Jesus é chamado de "Nazareno" nos evangelhos. Em Marcos, um enfermo pede cura chamando-o de "Jesus de Nazaré" (10:47). Pedro negou a Jesus quando foi confrontado, por seguir "o Nazareno" (14:67). O anjo anunciou que "Jesus, o Nazareno" não se encontrava no túmulo, pois havia ressuscitado (16:6). 


Nazaré era uma vila judaica que se localizava a cerca de 25 quilômetros do mar da Galiléia, com população estimada em não mais do que 500 pessoas. Não gozava de nenhum destaque na região, fosse econômico ou de outra ordem. Um lugar marcado por sua simplicidade. A vila de Nazaré era associada à Maria, mãe de Jesus. José, apesar de ser de Belém, onde Jesus de fato nasceu, morava em Nazaré, mesma localidade de Maria. Jesus foi criado em Nazaré.


Ele poderia ter sido criado em palácios junto a imperadores, filósofos e famílias influentes. Ou mesmo em uma grande cidade, como Jerusalém ou Roma. Porém, o Criador do universo, Governador de todas as coisas, escolheu para si um dos lugares mais simples da terra em sua época. Isto revela, entre tantas outras coisas, que as riquezas de Deus não se encontram em ouro, influência ou sabedoria humana, mas em quem Ele é. 


O Nazareno nos lembra que a vontade de Deus, bem como a alegria cristã, podem ser encontradas nos ambientes mais simples. Isto se contrasta, de forma gritante, com os ensinos de nossos tempos, em que a vida parece ter significado apenas se estiver rodeada por roupas de marcas caras, refeições sofisticadas, viagens exóticas e aplausos humanos. Se você estiver sendo influenciado por esta linha de pensamento, lembre-se de Nazaré! 


O Nazareno nos lembra também que Deus se encarnou em homem, para viver entre nós, andar em nosso chão e falar a nossa língua, morrendo a nossa morte para nos dar vida. Jesus sabe exatamente pelo que você passa, pois sentiu as nossas dores, viveu em meio às nossas fraquezas e foi tentado pelo nosso pecado, mas sem pecar. Ele conhece de perto o seu choro e a sua angústia, e Ele é a sua esperança. Se você estiver abatido, encurralado ou angustiado, lembre-se de Nazaré! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATO

 RECONCILIAÇÃO, ATO GRACIOSO DE DEUS O pecado nos separou de Deus e nos tornou inimigos de Deus. O ofendido tomou a decisão e buscar o ofens...