quarta-feira, 24 de julho de 2024

FILHO

 JESUS É O FILHO DO HOMEM

(Marcos 8:31)
A expressão "Filho do Homem" ocorre 13 vezes no evangelho segundo Marcos e Jesus a usa para falar de si mesmo. Com esta expressão, Jesus afirma a sua humanidade (2:10), sua autoridade divina (2:28, 8:31), sua missão como o Servo Sofredor (8:31; 10:33-34), seu papel como Juiz (13:26; 14:62), sua humilhação e exaltação (8:38; 14:62).
Em Marcos 8:31 lemos: "Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse".
Gostaria de chamar a sua atenção para algumas partes deste verso. Primeiramente, a expressão "era necessário". A que se refere? Jesus está afirmando a singularidade de sua missão. Perante o ser humano dominado pelo pecado e distante de Deus, não havia outra solução, senão o Cordeiro de Deus pagando o preço, pela morte, para que pudéssemos ter vida. Esta era a única forma de aplacar a ira do Pai contra aqueles que se rebelaram. Portanto, "era necessário".
A segunda parte é o conjunto de fatos que deveriam acontecer para que Ele, o Filho do Homem, pudesse redimir os que estavam em trevas. Era necessário que Ele fosse "rejeitado", "morto" e "depois de três dias, ressuscitasse". Da humilhação à morte, e dela à ressurreição. A fé cristã faz sentido porque Jesus está vivo! Não adoramos a um deus morto, distante e mítico, mas ao Deus vivo, que deixou a sua glória, andou em nosso chão, morreu a nossa morte e está vivo!
A terceira parte, na verdade, é encontrada no início do verso quando Jesus chama a si mesmo de "Filho do Homem". Ele evoca sobre si, e deixa claro para todos, a sua natureza e missão. Sua natureza divina, como parte da Trindade Santa; sua natureza humana, como o Messias enviado para a salvação dos que creem; e sua missão como Juiz e Soberano Senhor.
Portanto, fica hoje este convite. Confie em Cristo a sua vida, seus caminhos, tudo o que você é e tudo o que você tem. Era necessário que Ele morresse, e assim aconteceu. Mas Ele ressuscitou, está vivo e ao nosso lado todos os dias. Não precisamos de mais nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATO

 RECONCILIAÇÃO, ATO GRACIOSO DE DEUS O pecado nos separou de Deus e nos tornou inimigos de Deus. O ofendido tomou a decisão e buscar o ofens...