segunda-feira, 29 de julho de 2024

ARREPENDAM-SE

 ARREPENDAM-SE 

(Marcos 1:15)


As primeiras palavras de Jesus no Evangelho segundo Marcos são: "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!" (1:15). 


Jesus, em seus ensinos e sermões, falou sobre o amor, o perdão, os tesouros do coração, a hipocrisia, a idolatria e muito mais. Um dos assuntos mais recorrentes, entretanto, foi o chamado ao arrependimento.


Ao chamar ao arrependimento, Jesus estabelece uma verdade teológica que o apóstolo Paulo iria repercutir mais tarde: "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Rm 3:23). Se não houvesse pecado, não haveria necessidade de arrependimento. Se o pecado tivesse corrompido apenas alguns corações e não outros, o chamado de Jesus seria para poucos. Ao chamar ao arrependimento, porém, Jesus declara-se como Messias que veio resgatar o perdido. E nos apresenta o caminho que, neste versículo, poderia ser observado em três passos. 


O primeiro passo é encontrar-se com Deus. Quando Jesus afirma que o "Reino de Deus está próximo", Ele se apresenta como o Messias prometido que veio revelar quem Deus é e qual o caminho para nos encontrarmos com Ele. Se o Senhor não nos atrair, jamais iremos ao seu encontro. Louvado seja Deus pela imerecida graça que nos alcançou!


O segundo passo é arrepender-se. Tocados por Deus, somos levados a olhar para quem somos: pecadores destinados à ira do Pai. Assim, nada mais nos resta, senão o arrependimento. Não há desculpas a serem dadas ou uma explicação que justifique a nossa rebelião contra o Criador. Há espaço apenas para uma profunda e pessoal convicção de que somos pecadores arrependidos, em busca de perdão. 


O terceiro passo é crer: "creiam nas boas novas". Não somos apenas pecadores arrependidos, mas crentes esperançosos na grande salvação do nosso Deus! Em Cristo cremos que somos perdoados e recebidos na família de Deus. Em Cristo cremos que somos santificados e o Espírito de Deus habita em nós. E em Cristo cremos que este é apenas o começo, pois a eternidade com o Pai nos aguarda. Louvado seja o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATO

 RECONCILIAÇÃO, ATO GRACIOSO DE DEUS O pecado nos separou de Deus e nos tornou inimigos de Deus. O ofendido tomou a decisão e buscar o ofens...