sexta-feira, 26 de julho de 2024

A SOBERBA

A SOBERBA

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos." (Provérbios 16:18-19)- Rei Salomão

(Soberba | hb. גָּאוֹן - (ga’own) | Sf. 
Exaltação, Majestade, Orgulho.

*orgulho, arrogância (sentido ruim)

No contexto bíblico, a exaltação e a majestade muitas vezes estão associadas a Deus, representando Sua grandeza e poder supremos. Por outro lado, o orgulho e a arrogância são frequentemente condenados nas Escrituras, sendo vistos como um pecado que distancia o ser humano de Deus. A ideia de exaltação pode ser positiva quando se refere à glória de Deus, mas negativa quando é resultado do orgulho humano. A verdadeira excelência está em reconhecer a soberania divina e humildemente refletir Sua glória.

(Dic. Strong)

1°) SOBERBA, A PORTA DE ENTRADA DA RUÍNA.

A soberba procede de uma avaliação falsa a respeito de nós mesmos. O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade a faz cair na desgraça. A soberba transformou um anjo de luz em demônio. Por causa da soberba, Deus expulsou Satanás do céu. Deus resiste aos soberbos. Ele declara guerra aos orgulhosos e humilha os altivos de coração. O reino de Deus pertence aos humildes de espírito, e não aos orgulhosos de coração.

2°) COMO VOCÊ LIDA COM O ORGULHO?

Aurélio Agostinho, o grande expoente da igreja, no século quinto, disse que quando entendemos que Deus é Deus, então compreendemos que o homem é homem. Precisamos saber que viemos do pó, somos pó e voltaremos ao pó. Não há maior tolice do que hospedar vaidade no coração. A Bíblia diz que Deus despreza o soberbo, mas dá graça ao humilde. O orgulho é a sala de espera do fracasso. A soberba precede a ruína. Não se gorie na sua força, na sua sabedoria nem na sua riqueza. Glorie-se em suas fraquezas. Glorie-se no Senhor. Humilhe-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, o exalte.

3°) NOSSA VIDA É UM FRÁGIL BORDÃO

Não existe nada mais sem sentido na vida do que o orgulho. Uma pessoa soberba é tola, pois somos muito frágeis. Nossa estrutura é pó. Viemos do pó e retornaremos a ele. Não podemos ficar de pé escorados no bordão da autoconfiança. Temos muitas fraquezas. Não temos controle das circunstâncias. Não podemos acrescentar sequer alguns centímetros ao curso da nossa vida. Somos totalmente dependentes. Por isso, a Bíblia diz: "Vós não sabeis o que sucederá amanhã? Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa" (Tg 4.14). Devemos nos humilhar sob a poderosa mão de Deus e rendermo-nos a ele!

• A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Pv 16.18)

• O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade. (Pv 18.12)

• A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. (Pv 29.23)

Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (1Pe 5.5)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATO

 RECONCILIAÇÃO, ATO GRACIOSO DE DEUS O pecado nos separou de Deus e nos tornou inimigos de Deus. O ofendido tomou a decisão e buscar o ofens...