segunda-feira, 22 de julho de 2024

SANTO

 JESUS É O SANTO DE ISRAEL 

(Marcos 1:24)


A nossa compreensão sobre quem é Jesus, na Palavra e ação do Santo Espírito, nos conduz ao caminho de comunhão com Ele. Não há nada mais importante e transformador em nossas vidas do que conhecermos Jesus de perto! 


Em Marcos 1:24 encontramos um demônio dizendo que Jesus é o "Santo de Deus": "Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem é: o Santo de Deus". Jesus expulsou o demônio após repreendê-lo: "Cala-te e sai desse homem" (v.25), e o homem ficou liberto. 


No Antigo Testamento Jesus é apontado como o "Santo de Israel". Em Isaías 43:3 lemos esta linda promessa: "Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti". E mais adiante uma nova menção: "Assim diz o Senhor, o Redentor e Santo de Israel [...]" (Is 49:7). Gostaria de chamar a sua atenção para este título atribuído a Cristo, "Santo de Israel", para duas importantes verdades.


Jesus é distinto de tudo o que há. A expressão "santo" em Hebraico (qadosh) significa não apenas 'puro' e 'sagrado', mas também 'separado' e 'distinto'. Referindo-se a Jesus Cristo, significa dizer que Ele é distinto de tudo o que há. Não há nada na criação que seja como Jesus. Ele é o Eterno, Único, Soberano, Justo e Amoroso Deus. Às vezes valorizamos um encontro com alguma autoridade ou alguém importante na sociedade; uma audiência com um juiz ou uma conversa com um líder em nossa igreja. Tenha, porém, em mente, que você é convidado a se encontrar e caminhar todos os dias com aquele que é o Rei do universo, Criador e Governador de todas as coisas: Jesus! Valorize o seu tempo com Ele na Palavra, oração e adoração. 


Jesus é a alegria do seu povo. Ele é o "Santo de Israel", o povo a quem Ele amou e chamou. Esta expressão não se refere a Israel como nação politicamente definida, mas a todos aqueles que creem, amam e seguem o Cordeiro de Deus. Sim, Jesus é a alegria e esperança do seu povo. Perante momentos difíceis na vida, olhamos para Jesus. Quando ofendidos, criticados ou injustiçados, olhamos para Jesus. Se pressionados, oprimidos ou perseguidos, olhamos para Jesus. Se entristecidos por algo além das nossas forças, olhamos para Jesus. Não há outro caminho, outra salvação ou outra esperança, é só Jesus. Alegre o seu coração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATO

 RECONCILIAÇÃO, ATO GRACIOSO DE DEUS O pecado nos separou de Deus e nos tornou inimigos de Deus. O ofendido tomou a decisão e buscar o ofens...